segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

DISCURSO DE FORMATURA DO PROFESSOR VILSON ARRUDA PARANINFO NA ESCOLA TÉCNICA DE AGRICULTURA DE VIAMÃO - ETA

DISCURSO DO PARANINFO PROFESSOR VILSON ARRUDA

Excelentíssimo Srº Diretor Geral da Escola Técnica de Agricultura de Viamão, Professor Evandro Cardoso Minho
Demais autoridades presentes que compõe a mesa e já citados pelo cerimonial;
Excelentíssimos Senhores Professores que compõem o Corpo Docente, funcionários, formandos desta Instituição, alunos, pais e amigos....
Boa Noite!!!!

Meus Afilhados!!!!
Este é um momento importante para Escola Técnica de Agricultura de Viamão, pois estamos festejando o sucesso dos senhores.
Passaram-se três anos de convivência e estão substancialmente preparados profissionalmente para a profissão de Técnicos em Agriculltura e Pecuária.
Também pra mim é um dia especial porque tenho o privilégio de ter sido escolhido o paraninfo desta turma simbolizando grau de amizade e conmsideração principalmente no ano do centenárioa desta Escola.
Acredito que tornaram-se profissionais altamente competentes com toda a base que receberam nesta casa de ensino.
A vida de estudante de vocês não termina aqui. Sejam fervorosos e busquem uma nova forma de seguir em frente os seus estudos para realizarem os seus sonhos. Somente quem sonha pode fazer os outros sonharem.
Vivemos neste momento glamour e alegria, mas lembro que, a partir deste momento, vocês são responsáveis pela produção de alimentos com qualidade para saciar a fome da raça humana em nosso planeta. Não se tem notícias de que algum povo tenha sobrevivido sem alimentos.
Vejam o grau de responsabilidade social que vocês estão recebendo nesta magnífica sessão solene de formatura.
Em todos os países a produção agropecuária tem uma grande importância social, mesmo porque dela dependem economicamente de forma direta os próprios agropecuaristas, os agro-industriais, o comércio atacadista e varejista, os índios e os trabalhadores rurais.
Mesmo com a mobilização histórica da sociedade civil pela causa e a implementação de políticas públicas de segurança alimentar, ainda existem em todo país pessoas que não têm acesso a alimentos em quantidade e qualidade suficiente para a manutenção da vida saudável.
Segundo a FAO, uma em cada 6 pessoas no mundo ainda amargam com a dor da falta de alimentos.
Meus Afilhados
Entendo que a questão dos alimentos não é só uma questão econômica, mas também é uma questão ética que está linkada substancialmente ao cuidado com o ser humano e ao meio ambiente.
Portanto, vocês estão preparados para produzir e atender alta demanda de alimentos e preservar o meio ambiente para as próximas gerações idealizando políticas públicas de integração do ser humano e animais ao ecossistemas.
Estimados pais sintam-se orgulhosos dos seus filhos, pois são frutos do que vocês ajudaram a construir num mundo moderno cheio de contradições.
Aos professores e funcionários da ETA o reconhecimento pela contribuição e dedicação de convivência diária e oportunizar formas de conhecimento para formar estes cidadões competentes para o mundo do trabalho.
Sejam felizes e que Deus os acompanhe.
Feliz natal e próspero ano de 2011 a todos

Seguidores