quarta-feira, 16 de março de 2011

FILO NEMATODA - EXERCÍCIOS E QUESTIONÁRIO RESOLVIDO - UFRGS - REGESD

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
REGESD

Disciplina: Zoologia animal "A"

Professora: Carla Penna Ozorio
Acadêmico: Vilson Antonio Arruda

 1.Os animais incluídos no Filo Nematoda, conhecidos como nematódios ou também chamados de nemátodos (gr. nematos = fio) são animais que compartilham um plano corporal geralmente cilíndrico, alongado, com extremidades afiladas e simetria bilateral, "um tubo dentro de outro tubo". Além destas características também é correto afirmar que:

a.Apesar da simplicidade estrutural, eles apresentam uma grande diversidade de espécies.
b.Colonizam principalmente os ambientes de água doce.
c.São segmentados
d.Talvez nenhum outro grupo taxonómico seja tão universal, podendo serem encontrados em qualquer lugar.
e. A maioria é de vida livre, no solo ou na água. Entre os parasitas muitos têm o homem como hospedeiro.

2.Na extremidade anterior do corpo do nematódio localizam-se a boca e várias outras estruturas sensoriais. Duas das palavras citadas abaixo não correspondem as estas estruturas.
a.Papilas cefálicas
b.Maxila
c.Lábios
d.Cerdas cefálicas
e.Cílios

3.A maioria dos nematódios são dióicos e apresentam dimorfismo sexual. O macho normalmente tem a extremidade posterior do corpo recurvada para auxíliar na cópula, a fêmea sempre maior que o macho, tem a extremidade posterior do corpo reta. Em relação a reprodução deste organismos é incorreto afirmar que:
A. a fecundação é interna
B. alguns são hermafroditas
C. alguns podem se reproduzir por partenogênese
D. a reprodução na maioria das espécies é assexuada.
E. os ovos são depositados no ambiente

4.Os nematódios possuem tamanho microscópico, a grande maioria é menor do que 2,5mm, mas alguns parasitas de animais podem medir vários métros. A região mais externa do corpo é uma cutícula impermeável, complexa, na qual podem ser reconhecidas várias camadas. Há variações na forma geral, algumas espécies tem a cutícula lisa, outras apresentam variações longitudinais ou tranversais, e uma uma diversidade de ornamentações (projeções da cutícula). Assinale qual das estruturas citadas abaixo não está correta.
a.Protuberâncias
b.Anelações cuticulares
c.Cílios
d.Seta sensorial
e.Anéis

5.Gatos e cães são hospedeiros do nematoda Ancylostoma braziliensis, se contaminados, eliminam os ovos para o ambiente através das suas fezes. As larvas podem penetrar na pele de humanos e provocar uma doença chamada dermatite do bicho geográfico. Como se chamam as larvas oriundas desses ovos?

Larva migrans

6.Abaixo citam-se algumas das características gerais do filo Nematoda, sendo que uma delas não está correta, identifique-a.
A. apresentam uma cutícula impermeável e composta de várias camadas.
B. o sistema digestivo é do tipo completo
C. sistema circulatório simplificado
D. a digestão é extracelular
E. não apresentam sistema respiratório

7.Nos nematódios, entre a camada muscular e a parede intestinal, há uma cavidade preenchida por fluido mas que não representa um celoma verdadeiro. Que nome é dado a esta cavidade?

Pseudoceloma

8.O sistema digestório é bem constituído, consta de um tubo quase reto, que se estende da extremidade anterior até quase o final da extremidade posterior. Este tubo é especializado em regiões, conforme segue abaixo. Qual delas não pertence a este sistema?
A. boca e Cavidade bucal
B. laringe
C. intestino
D. esôfago
E. ânus

9.Os sistemas excretores dos nematódios não apresentam células flama ou nefrídios. A excreção pode ser realizada pela parede do corpo, por difusão ou através de células especializadas ou sistema de túbulos (dois tubos longitudinais ligados por um menor, transversal, com um formato que lembra a letra H). Estas células são específicas deste filo e são chamadas de células de :

Renete

10.Entre as alternativas abaixo assinale os nomes dos nematodios que podem provocar a Ancilostomose e a Necatoríase, doenças que se caracterizam por provocar anemia severa no indivíduo contaminado.
a.Schistosoma mansoni
b.Necator americanus
c.Ancylostoma duodenale
d.Taenia solium
e.Ancylostoma braziliense.

JORNAL SEXTA - VIAMÃO - RS - COLUNA DO ARRUDA - 13

PSB Aprova Geraldinho

No dia 11 de março o diretório do Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Viamão aprovou por unanimidade a filiação do ex-deputado federal Geraldinho, que se desfilou do PSOL, em jogada ensaida, e hoje está sem partido.

PSB Na Cabeça
A ordem do diretório estadual do PSB é que o partido tem que concorrer na cabeça de chapa nas eleições majoritárias de 2012, nos 20 maiores colégios eleitorais do RS. Numa reunião, em Viamão, o deputado Beto Albuquerque afirma que o PSB não abre mão desta condição.

PSB Encabeça Frentão
Se o PSB aprovou a entrada e a indicação do Geraldinho no partido para concorrer numa chapa majoritária nas próximas eleições municipais, então se entende que o PSB mão abrirá mão da cabeça de chapa numa suposta composição de partidos oposicionistas para abaterem o PT na prefeitura, em 2012.



Vice Quem Será?
Se PSB não abre mão da cabeça de chapa para concorrer a prefeito, só resta saber qual dos partidos que compõe o bloco oposicionista indicará o candidato a vice-prefeito, se o PSB figurar neste grupo.

Alex Oferece Mamada
O prefeito Alex Boscaini (PT), esperto, continua oferecendo a sua “Teta” para os mamadores na prefeitura. Na semana passada Alex procurou o ex-vice prefeito, ZECA, que hoje está no PSB, e ofereceu-lhe uma Teta polpuda cheia de Leite “A” com lambuzo de Leite Condensado nas bordas do balde. O prefeito disse ao Zeca: “Mela a entrada do Geraldinho no teu partido (PSB) que eu te dou o cargo de secretário de Obras na prefeitura de Viamão”. Zeca respondeu que não está atrás de “Teta” para mamar, mas está promovendo um projeto político para tirar Viamão da maior estagnação econômica da sua história.

Viamão Que Queremos
Na segunda-feira, 14, a subseção da Organização dos Advogados do Brasil – OAB - e a Associação Comercial e Industrial de Viamão – Acivi - promoveram a reunião com lideranças e empresários para projetar o “Viamão Que Queremos”.

Flávio Ribeiro é Paz
O meu amigo do peito, hoje falecido, Flávio Ribeiro sempre foi um homem que primou pela Paz e pelo consenso entre as pessoas. Eu sempre admirei isso no Flávio. Nunca vi o Flávio provocar uma discussão amarga. Sujeito honesto e de honra. Agora, após a sua ida para o céu o seu nome virou polêmica. Pois o vereador Russinho (PMDB) inventou de apresentar um projeto na Câmara de Vereadores, ao propor a mudança do nome da rua Francisco Ferreira para Flávio Ribeiro. A família do Chico Marinho está revoltada. Eu convivi com o Flávio muitos anos e sei que ele não admitiria ver o seu honrado nome numa situação constrangedora. Até porque convivia em harmonia com a grande família Ferreira, em Viamão. O vereador nem consultou os familiares do homenageado. O Flavinho e a Fabiane devem estar indignados com a situação constrangedora.

Vereador de Pato a Ganso
Lembro que, havia um vereador em Porto Alegre que se me teu de pato a ganso e quis mudar o nome da Av. Ipiranga para Maurício Sirotsky Sobrinho para puxar o saco da RBS. A família Sirotsky ficou indignada não deixando o projeto ser aprovado.

Seguidores