domingo, 24 de outubro de 2010

ZARA SOUZA KORNELIUS PRIMEIRA MULHER TÉCNICA AGRÍCOLA DO RIO GRANDE DO SUL/BRASIL - ETA - VIAMÃO

O ENSINO AGRÍCOLA E A INSERÇÃO DA MULHER NO MUNDO DO TRABALHO - 1964



A Escola Técnica de Agricultura de Viamão - ETA - foi fundada em 5 de novembro de 1910. No dia 07 de novembro deste ano (2010) esta completando o seu centenário.
Assim, este blog está fazendo uma homenagem a primeira mulher técnica agrícola, Zara Souza Kornelius, formada no Rio Grande do Sul/Brasil/Viamão no ano de 1964, estudando na centenária ETA.

Zara e Euclides na solenidade de formatura, aguardando receberem o diploma de Técnico Agrícola.

Momento solene em que Zara recebe o diploma do Diretor da Escola, Wilson Pacheco de Souza, e assim quebrando um tabú cultural machista próprio na época em que só homens podiam ser Técnico Agrícola.
A foto registra o momento que Zara recebe os cumprimentos pela sua formatura dos professores Rosalvo (Física) e Paulo Schinni (Biologia).

C U R R I C U L U M V I T A E

1. Identificação:
- Nome: ZARA SOUZA KORNELIUS
- Data de Nascimento: 17/07/1945
- Naturalidade: VIAMÃO – RS

2. Escolaridade:
- Primário: Grupo Escolar Setembrina – Viamão/RS
- Ginásio: Escola Nossa Senhora das Graças – Porto Alegre
- Segundo Grau: ESCOLA TÉCNICA DE AGRICULTURA DE VIAMÃO - ETA
Formada em 1964.
- Curso Superior: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS
Universidade de Brasília – DF

3. Experiência Profissional:
- Técnica Rural da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul/Brasil. Laboratório de Análise de Sementes e Laboratório de Microbiologia Agrícola, Porto Alegre.
- Secretaria da Defesa Animal do Ministério da Agricultura, Brasília DF.
- Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Analista de Orçamento, Brasília – DF, onde se aposentou.

4. História:
- Zara tem uma relação muito especial com a ETA. Vem de uma família tradicional que marcou passagem pela Escola Técnica Agrícola de Viamão. Foram Diretores da ETA, a partir de 1919, seu tio-avô Dr. Pedro Antônio Pereira de Souza, e posteriormente os professores Josué Pereira de Souza e Wilson Pacheco de Souza. Como professores da família que lecionaram na ETA tem o seu pai Ernesto Dutra de Souza, e os tios Ernestino Dutra de Souza e Modesto Pereira de Souza. Na familia, atualmente, está como professor o Técnico Agrícola Vilson Antônio Arruda (que leciona a disciplina de Administração Rural), casado com sua sobrinha Fernanda Scarpetti Arruda. Seu sobrinho-neto César Scarpetti Rodrigues, formou-se em 2010 no curso de Pecuária.

- Zara Souza Kornelius é a primeira Técnica Agrícola formada no Rio Grande do Sul/Brasil - ETA - cidade de Viamão, Bairro Passo do Vigário.

Casada com o também Técnico Agrícola formado na ETA, EUCLIDES KORNELIUS, Eng. Agr. pela Faculdade de Agronomia da UFGRS, com curso de Mestrado na mesma faculdade e com curso de Ph.D. pela Universidade de Gainesville, Flórida, Estados Unidos.


CRÉDITO DE PESQUISA:
professor Vilson Antonio Arruda
ETA 100 ANOS
-

Seguidores