segunda-feira, 12 de setembro de 2011

DIFERENÇA ENTRE TÉCNICA E TECNOLOGIA

DIFERENÇA ENTRE TÉCNICA E TECNOLOGIA
Segundo, Marilena Chauí

Há, ainda, uma outra diferença profunda entre a ciência antiga e a moderna. A primeira era uma ciência teorética, isto é, apenas contemplava os seres naturais, sem jamais imaginar intervir neles ou sobre eles. A técnica era um saber empírico, ligado a práticas necessárias à vida e nada tinha a oferecer à ciência nem a receber dela. Numa sociedade escravista, que deixava tarefas, trabalhos e serviços aos escravos, a técnica era vista como uma forma menor de conhecimento.
Numa sociedade em que o capitalismo está surgindo cada vez mais forte e, para acumular o capital, deve ampliar a capacidade do trabalho humano para modificar e explorar a Natureza, a nova ciência será inseparável da técnica.


"Na verdade, é mais correto falar em tecnologia do que em técnica. De fato, a técnica é um conhecimento empírico, que, graças à observação, elabora um conjunto de receitas e práticas para agir sobre as coisas. A tecnologia, porém, é um saber teórico que se aplica praticamente.
Por exemplo, um relógio de sol é um objeto técnico que serve para marcar horas seguindo o movimento solar no céu. Um cronômetro, porém, é um objeto tecnológico: por um lado, sua construção pressupõe conhecimentos teóricos sobre as leis do movimento (as leis do pêndulo) e, por outro lado, seu uso altera a percepção empírica e comum dos objetos, pois serve para medir aquilo que nossa percepção não consegue perceber. Uma lente de aumento é um objeto técnico, mas o telescópio e o microscópio são objetos tecnológicos, pois sua construção pressupõe o conhecimento das leis científicas definidas pela óptica.
Em outras palavras, um objeto é tecnológico quando sua construção pressupõe um saber científico e quando seu uso interfere nos resultados das pesquisas científicas. A ciência moderna tornou-se inseparável da tecnologia."

As três principais concepções de ciência

Historicamente, três têm sido as principais concepções de ciência ou de ideais de cientificidade:
O racionalista, cujo modelo de objetividade é a matemática; o empirista, que toma o modelo de objetividade da medicina grega e da história natural do século XVII; e o construtivista, cujo modelo de objetividade advém da idéia de razão como conhecimento aproximativo.

A concepção racionalista – que se estende dos gregos até o final do século XVII – afirma que a ciência é um conhecimento racional dedutivo e demonstrativo como a matemática, portanto, capaz de provar a verdade necessária e universal de seus enunciados e resultados, sem deixar qualquer dúvida possível. Uma ciência é a unidade sistemática de axiomas, postulados e definições, que determinam a natureza e as propriedades de seu objeto, e de demonstrações, que provam as relações de causalidade que regem o objeto investigado.
O objeto científico é uma representação intelectual universal, necessária e verdadeira das coisas representadas e corresponde à própria realidade, porque esta é racional e inteligível em si mesma. As experiências científicas são realizadas apenas para verificar e confirmar as demonstrações teóricas e não para produzir o conhecimento do objeto, pois este é conhecido exclusivamente pelo pensamento. O objeto científico é matemático, porque a realidade possui uma estrutura matemática, ou como disse Galileu, “o grande livro da Natureza está escrito em caracteres matemáticos”.

A concepção empirista – que vai da medicina grega e Aristóteles até o final do século XIX – afirma que a ciência é uma interpretação dos fatos baseada em observações e experimentos que permitem estabelecer induções e que, ao serem completadas, oferecem a definição do objeto, suas propriedades e suas leis de funcionamento. A teoria científica resulta das observações e dos experimentos, de modo que a experiência não tem simplesmente o papel de verificar e confirmar conceitos, mas tem a função de produzi-los. Eis por que, nesta concepção, sempre houve grande cuidado para estabelecer métodos
experimentais rigorosos, pois deles dependia a formulação da teoria e a definição da objetividade investigada.
Essas duas concepções de cientificidade possuíam o mesmo pressuposto, embora o realizassem de maneiras diferentes. Ambas consideravam que a teoria científica era uma explicação e uma representação verdadeira da própria realidade, tal omo esta é em si mesma. A ciência era uma espécie de raio-X da realidade. A leis e disso deduzia propriedades, efeitos posteriores, previsões. A concepção mpirista era hipotético-indutiva, isto é, apresentava suposições sobre o objeto, realizava observações e experimentos e chegava à definição dos fatos, às suas leis, suas propriedades, seus efeitos posteriores e previsões.

A concepção construtivista – iniciada no século passado – considera a ciência uma construção de modelos explicativos para a realidade e não uma representação da própria realidade. O cientista combina dois procedimentos – um, vindo do racionalismo, e outro, vindo do empirismo – e a eles acrescenta um terceiro, vindo da idéia de conhecimento aproximativo e corrigível.
Como o racionalista, o cientista construtivista exige que o método lhe permita e lhe garanta estabelecer axiomas, postulados, definições e deduções sobre o objeto científico. Como o empirista, o construtivista exige que a experimentação guie e modifique axiomas, postulados, definições e demonstrações. No entanto, porque considera o objeto uma construção lógico-intelectual e uma construção experimental feita em laboratório, o cientista não espera que seu trabalho presente a realidade em si mesma, mas ofereça estruturas e modelos de funcionamento da realidade, explicando os fenômenos observados. Não espera, portanto, apresentar uma verdade absoluta e sim uma verdade aproximada que pode ser corrigida, modificada, abandonada por outra mais adequada aos fenômenos. São três as exigências de seu ideal de cientificidade:

1. que haja coerência (isto é, que não haja contradições) entre os princípios que orientam a teoria;
2. os modelos dos objetos (ou estruturas dos fenômenos) sejam construídos com base na observação e na experimentação;
3. que os resultados obtidos possam não só alterar os modelos construídos, mas também alterar os próprios princípios da teoria, corrigindo-a.

PROJETO DE REAPROVEITAMENTO DO ÓLEO DE COZINHA PARA SABÃO E SABONETES

Projeto Olho Vivo nos Óleos
é apresentado à Secretaria de Educação



Em busca da preservação do meio ambiente, foi apresentado à Assessoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME), nesta segunda-feira (29), o Projeto Olho Vivo nos Óleos. A iniciativa tem o objetivo de dar a destinação correta ao óleo de cozinha e, mais do que isso, reaproveitar o material com a produção de sabão e sabonetes.

A ação foi idealizada pela professora Vera Lúcia de Oliveira, em conjunto com a professora Maria Helena Reis, o militar do Comando Ambiental da Brigada Militar de Porto Alegre, Paulo Cezar Oliveira de Lima, e o filho do casal e estudante de Engenharia de Alimentos da UFRGS, Vinicius Rios de Lima.

Maria Helena, que dá aula na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cecília Meireles, fala sobre o projeto. “Além de buscarmos dar uma destinação correta ao óleo, a ação também visa à conscientização por parte dos alunos, professores e a sociedade em geral”, destaca.

Com o projeto, a professora explica que o óleo de cozinha, em vez de ser despejado na pia da cozinha e entupir encanamentos e tubulações, será reciclado e utilizado como matéria-prima na produção de sabão e sabonetes. “Se não dermos a destinação correta para o óleo, ele trará grandes impactos ambientais. Uma das conseqüências, por exemplo, é que o material engrossa a massa de poluentes que saturam rios e represas”, completa.

Os alunos serão estimulados a levarem para a escola garrafas pets contendo o óleo de cozinha, que será encaminhado pelo coordenador do projeto para a Igreja Presbiteriana Renovada de Viamão, onde será reciclado e transformado em sabão e sabonete. Após a confecção do material, o coordenador irá disponibilizar uma amostra do produto final para os alunos participantes.

“No momento em que o óleo é transformado em sabão, ele é degradado por bactérias e volta para a terra. Desse modo, nós conseguimos manter um ciclo de sustentabilidade”, afirma o estudante de Engenharia de Alimentos. Vinicius explicou que uma gota de azeite despejada na água equivale a 50 litros de água poluída. Um litro, portanto, tem a capacidade de poluir um milhão de litros de água, fato que demonstra a necessidade de conscientização da comunidade.

A produção de sabonetes
A segunda etapa do projeto, que é a confecção dos sabonetes e sabão, será coordenada pela professora Vera. Para ela, a ação também vai gerar uma economia solidária à população carente. “A família que passa fome não vai se preocupar com sabonete. É por isso que essa é também uma forma de ajudá-los, pois é uma produção de baixo custo. O material mais caro é a soda cáustica, que custa em torno de R$ 7,00 o kg. Este um quilo, no entanto, é capaz de produzir 24 barras de sabão.”
Diversos tipos de sabonete serão confeccionados com o Projeto Olho Vivos nos Óleos, como o sabão, sabão em pó, sabão líquido, sabonete perfumado, sabonete decorativo, entre outros. “Nós queremos estimular a população a contribuir com a economia solidária através da transformação de resíduos poluentes em formas alternativas de confeccionar produtos de limpeza e higiene pessoal”, explica Vera.
Marcelo Peixoto, professor de química da escola Cecília Meireles, contou sobre sua experiência. “Fiz esse trabalho com as minhas turmas de ensino médio. Eles gostaram bastante e foi muito gratificante. É uma forma de vincular a disciplina aos aspectos ambientais não só dentro da sala de aula, mas no laboratório também.”
A proposta foi aceita de antemão pelo diretor-pedagógico da SME, Belini Romanzini, que parabenizou os idealizadores pela iniciativa e fez o encerramento do encontro. “A partir do momento que conseguirmos conscientizar, pelo menos uma turma de alunos, já estaremos exercendo nosso papel como cidadãos viamonenses”, ressalta.

Texto e fotos: Natália Maciel

ESTADO RS ANUNCIA CONSTRUÇÃO DE SUBESTAÇÃO DA CEEE NA ZONA RURAL DE VIAMÃO

Estado anuncia construção
de subestação da CEEE na zona rural de Viamão


Com a intenção de dar início ao processo de busca de área, para a construção da 3ª Subestação de distribuição da CEEE, ocorreu nesta terça-feira (23), uma reunião no gabinete do Prefeito. O evento reuniu o prefeito Alex Boscaini, representantes da CEEE, além dos secretários de Gestão e Relações Institucionais, Robinson Duarte, e de Agricultura e Abastecimento, Geraldo Oliveira, e o diretor-geral de Desenvolvimento Econômico, Roberto Cardoso.
Segundo o prefeito, esta nova subestação será instalada na zona rural e atenderá da região das Águas Claras até o Capão da Porteira, que atualmente está aos cuidados da Subestação Centro. “Com essa iniciativa estamos buscando o desafogamento de algumas subestações que estão operando no limite.
O investimento será de 10 milhões de reais e beneficiará cerca de 120 mil pessoas. A previsão é de que em 2013 a subestação já esteja em operação.

Texto e fotos: Tamires Fonseca

MINISTÉRIO PÚBLICO PRESSIONA JUSTIÇA PARA ESTADO PAGAR PISO NACIONAL AOS PROFESSORES

MP requer à Justiça que Estado
 pague o piso nacional do magistério


Os dois mil processos individuais de professores
são substituídos por uma ação coletiva

Kamila Almeida
kamila.almeida@zerohora.com.br
12/09/2011

O Ministério Público Estadual (MP) entrou com uma ação civil pública na Justiça para que o governo do Rio Grande do Sul pague o piso nacional do magistério. A ação foi ajuizada nesta manhã na Vara da Fazenda Pública em Porto Alegre.
Com isso, os dois mil processos de professores que tramitam no sistema judiciário devem ser substituídos por uma ação coletiva. Sem a ação, esse número poderia chegar a 200 mil, conforme o MP. O Estado fica obrigado a pagar R$ 1.187 aos educadores.
O subprocurador-geral de Justiça para assuntos institucionais do Ministério Público Estadual, Marcelo Dornelles, afirmou que esta não é uma ação contra alguém, mas sim a favor de todos:
— É a favor dos professores porque eles têm interesse na remuneração e da sociedade porque queremos que o salário do professor implique na qualidade da educação. Também beneficia o judiciário porque evitaremos que milhares de ações pela mesma causa emperre o poder judiciário e isso também representa uma economia em valor de processo para o Estado.
A expectativa é de que entre hoje e amanhã saia a decisão judicial de suspender ou não as ações. Após o resultado é que o MP poderá dar sequência no projeto.
— O Estado vai ser citado para apresentar suas razões pelas quais não está cumprindo, o que mais ou menos sabemos que são motivos financeiros — afirmou Dornelles.



ZERO HORA

ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO RESIDENCIAL FIGUEIRAS RECEBE ÁREA PARA CONSTRUIR SEDE

Prefeitura concede área
para Associação de Moradores



O prefeito Alex Boscaini recebeu em seu gabinete, nesta quarta-feira (24/08), representantes da Associação de Moradores do Residencial Três Figueiras. Na ocasião, Boscaini assinou um documento concedendo um terreno, onde será construído um centro de desenvolvimento social.

O contrato de permissão de uso da área é válido por um período de 10 anos. Segundo o prefeito, “caso o local continue cumprindo com o seu objetivo social, o contrato pode ser renovado por mais 10 anos”. Boscaini também destacou o trabalho em conjunto entre a prefeitura e a Associação de Moradores, visando o mesmo objetivo. “Nós temos a mesma função, que é proporcionar o bem para a sociedade, por isso a Prefeitura está cumprindo com a sua palavra de permitir o uso do local”, ressaltou.
A presidente da Associação de Moradores do Residencial Três Figueiras, Cléia da Silva, se disse muito feliz com a concretização deste projeto, esperado há muito tempo: “É com muita alegria que eu assino este documento”, comemorou. De acordo com Cléia, no centro comunitário serão desenvolvidas atividades sociais e culturais para a comunidade do residencial, além de servir como local para as reuniões dos moradores.

Texto e fotos: Guilherme Not

MÉDICOS CLÍNICOS E DENTISTAS RECEBERÃO ADEQUAÇÃO SALARIAL

Médicos clínicos e dentistas
receberão adequação salarial



Texto e fotos: Guilherme Not

O prefeito de Viamão, Alex Boscaini, encaminhou um projeto de lei, na terça-feira (23/08), reclassificando as profissões de dentista e médicos clínicos. Assim, essas profissões terão seus salários adequados à média dos salários do restante da região metropolitana.
Estiveram presentes na assinatura do projeto os secretários de Gestão e Relações Institucionais, Robinson Duarte, de Administração, Jussemar da Silva, e a secretária de Saúde, Indianara Franco. Duarte destaca o reflexo que essa adequação terá no concurso público a ser realizado ainda este ano. “Essa medida, junto com a abertura do concurso público, vai aumentar a procura dessas profissões no município”, comenta. Ainda segundo Duarte, “o que por consequência deve aumentar também a qualidade e a quantidade do atendimento de saúde no município”, encerra.

LIONS CLUB DE VIAMÃO VISITA PREFEITO EM EXERCÍCIO

Lions Clube visita gabinete do prefeito



Texto: Natália Maciel
Fotos: Kauê Linhares

O prefeito em exercício, Atidor da Cruz, recebeu, na tarde da quarta-feira (17), a visita do governador do Distrito LD-3 do Lions Clube e sua comitiva. O motivo do encontro foi realizar a entrega simbólica de um par de óculos para a estudante Lisiane Rosa da Rosa.
A ação faz parte de uma parceria entre a Prefeitura de Viamão, o Lions Clube e a Ótica Real. “O programa consiste em realizar uma triagem de deficiências visuais nas escolas do município, encaminhá-las ao oftalmologista que é contratado por nós e, através da parceria com a Ótica Real, doar os óculos aos alunos”, explicou o governador Carlos José Ferreira Oppa, do Lions Clube de São Jerônimo.
Para Atidor, o clube faz um trabalho importante. “O que vocês fazem é gratificante, são participantes efetivos na sociedade e ter uma parceria com a Prefeitura é uma alegria para todos nós”, ressaltou.
Em seguida, o prefeito em exercício realizou a entrega simbólica dos óculos à estudante Lisiane, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jerônimo Porto, que afirmou estar enxergando melhor depois de experimentar o presente.
Na ocasião, também compareceram os representantes do Lions Clube do município, da Ótica Real, além da presença do secretário de Gestão e Relações Institucionais, Robinson Duarte, e do chefe de gabinete, Ronaldo Selau. Ao final do encontro, Cruz presenteou o governador com o livro Raízes de Viamão.

PREFEITO CEDE ÁREA PARA CONSTRUÇÃO DA SEDE DO CTG UNIDOS PELA TRADIÇÃO

Prefeito assina termo de
cessão de área para construção de CTG



Texto e fotos: Natália Maciel

O prefeito Alex Boscaini assinou, na manhã de sábado (10), um termo de cessão de área pública para a construção do CTG Unidos pela tradição. O ato ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Guerreiro Lima e reuniu a comunidade e membros do grupo de dança.
A academia de dança foi criada em 2008 e há um ano realiza seus ensaios e reuniões nas dependências da escola Guerreiro Lima. “Eu cedi esse espaço porque 90% do grupo mirim é composto por alunos da escola e porque essas pessoas não medem esforços para nos ajudar aqui no Guerreiro Lima. Aqui nós podemos realmente dizer que a comunidade e a escola caminham de mãos dadas”, afirma a diretora da instituição, Maria Evana Sutil.
A necessidade de buscar um espaço próprio veio devido ao grande progresso que o grupo adquiriu desde o ano passado. “No começo, achamos que não iríamos conseguir, mas o prefeito nos deu todo o apoio e hoje estamos aqui, concretizando um sonho com este ato de assinatura”, relata Lauri Korok, 1º Capataz do Unidos pela Tradição.
“Não acaba aqui”, ressalta o patrão do grupo de dança, Paulo D’Avila, que também assinou o termo de cessão. Para ele, o progresso e a conquista do terreno irão aumentar ainda mais as responsabilidades. “A nossa patronagem está crescendo e temos muito trabalho daqui para frente. Conseguimos o espaço, agora temos que construir o nosso CTG.”
De acordo com o secretário de Gestão e Relações Institucionais, Robinson Duarte, a pré-disposição do grupo e a riqueza de tradição fez com que eles conseguissem a cessão da área. “É uma grande satisfação quando o governo municipal é chamado para participar de ocasiões como esta. Vocês podem facilmente serem associados à frase que se encontra em nosso pórtico, onde fala de riqueza histórica e natureza exuberante. A tradição que vocês preservam faz, com certeza, parte dessa riqueza histórica”, destaca.
Conforme o prefeito Alex Boscaini, a área foi cedida porque ele acredita na importância da cultura para a formação das crianças e da sociedade. “É uma forma de preservar os bons costumes, os valores. Quando soube do pedido, prontamente concordei, pois é essencial nós mantermos viva a cultura tradicionalista em nosso município”, declara.
A mesa de cerimônia foi composta pelo prefeito Alex Boscaini, pelo secretário Robinson Duarte, pela diretora Maria Evana Sutil, pelo patrão do grupo Unidos pela tradição, Paulo D’Avila, e pelo chefe de gabinete do prefeito, Ronaldo Selau.

CENSO 2000 REVELA QUE 14,5% DA POPULAÇÃO TEM ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA

Dados do Censo 2000 revelam que 14,5% da população brasileira – 24,5 milhões de pessoas – têm algum tipo de deficiência: mental, auditiva, visual ou motora. Embora com o passar do tempo exista uma conscientização maior de que é preciso ter uma legislação específica e políticas voltadas para essas pessoas, muitas vezes direitos comuns a todos os cidadãos não são acessíveis às pessoas com deficiência (PcD). E, em alguns casos, essa garantia só é conseguida por meio da Justiça.

No Sala de Audiência da última semana o tema central foi a inclusão de pessoas com deficiência mostrando situações atendidas pelo Judiciário gaúcho. Uma das histórias destacadas foi a de Annanda Ayres, uma deficiente auditiva que teve garantido pelo TJRS o direito de realizar a prova teórica em Libras, a linguagem dos sinais, para obter a carteira de habilitação.Quem participou deste bate-papo foi o juiz de Direito Charles Maciel Bittencourt, que atuou em um caso semelhante na Comarca de São Leopoldo. Ainda no estúdio, Rodrigo Puggina, vice-coordenador da Comissão de Direitos Humanos da OAB/ RS. O Governo do Estado esteve representado por Jorge Amaro de Souza Borges, que é chefe de gabinete da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades do RS (FADERS) e vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEPEDE) destacou que o acesso aos direitos perpassa pela construção de uma nova ordem social, que impere o respeito as diferenças. Segundo ele, “Para isso, as políticas públicas são fundamentais na busca da inclusão plena. Exemplos como a da gaúcha Claudia Kronbauer, que não pode assumir um concurso por ser cega não podem mais fazer parte do nosso cotidiano.”
O programaO programa Sala de Audiência é produzido pelo Departamento de Comunicação Social da AJURIS. Exibido semanalmente na TVE e na TV Justiça, com apresentação da jornalista Carolina Grigol, a atração apresenta reportagens, entrevistas e debates de assuntos relacionados à justiça e à cidadania, esclarecendo e aproximando a sociedade da magistratura. Horários TVE (canal 7 da TV aberta em Porto Alegre) - Segundas-feiras às 22h, com reprise nas quartas-feiras às 8h.TV Justiça (canal 8 da NET Porto Alegre e 117 da SKY) - Quartas-feiras às 19h30min, com reprises nas sextas-feiras às 10h e aos sábados às 7h.

MINHA CASA, MINHA VIDA DOIS - CAIXA FEDERAL VIAMÃO

Representantes da Caixa Federal Agência Viamão 
apresentam projeto “Minha casa, minha vida 2”


Texto e fotos: Guilherme Not

Nesta quinta-feira (8/09), representantes da Caixa Econômica Federal e da prefeitura se reuniram, no Gabinete do Prefeito, para tratar sobre o programa “Minha casa, minha vida”. Na ocasião, foram apresentadas algumas mudanças, além de discutidas e sanadas eventuais dúvidas acerca do mesmo.
Estiveram presentes o prefeito, Alex Boscaini, os secretários de Administração, Jussemar da Silva, de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Gross, da Fazenda, Diomar Neumann, e o diretor-geral da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, Luís Fernando Brilhante, entre outros membros do governo municipal. Representando a Caixa, o gerente regional, Adilson Christovam, o gerente-geral da agência Viamão, Verardi Horbe, e a supervisora de atendimento, Michelli Casaccia.

Para Horbe, “é importante essa participação em conjunto das secretarias”. Já Gross destacou os frutos do programa: “O trabalho coletivo é importante, porque o ‘Minha casa, minha vida’ tem reflexos em todos os setores”, comentou.

Durante a reunião, Michelli apontou as mudanças no programa de habitação popular do governo federal, que agora se chama “Minha casa, minha vida 2”. Entre as alterações, destacam-se: o maior envolvimento do poder público, maior valor por empreendimento, aumento das faixas de renda, ampliação do número de unidades, o aumento da área construída, entre outros. Além disso, três por cento das unidades habitacionais serão destinadas a portadores de deficiências físicas, e mais três por cento para idosos.
Christovam comentou, de forma simplificada, como funciona a modalidade mais utilizada do programa. “A prefeitura cede o local, e abre a licitação para escolher uma empresa construtora. Após isso, a Caixa assume, contatando a empresa e viabilizando o projeto. Por fim, a responsabilidade social pelo local é da prefeitura”, explicou o gerente.
Encerrando a reunião, Boscaini falou sobre a tarefa de atrair empresas. “Esperamos conseguir empreendedores parceiros, que tenham a intenção de efetuar a obra”, ressaltou.

PROJETO XADREZ ECOLÓGICO - ONG EMBRIÃO

Feira do Conhecimento em Porto Alegre


O jogo de xadrez pedagógico cresce em Porto Alegre !
Ong Embrião participou da III Feira do Conhecimento na Escola Dolores Alcaraz Caldas em Porto Alegre

No sábado ensolarado do dia 10 de setembro os Instrutores da OngEmbrião foram convidados pela Escola Dolorez Alcaraz Caldas, Próximo ao Iguatemi, para apresentar e iniciar as oficinas de construção de peças gigantes de xadrez feitos de Papietagem (antiga técnica chinesa) o evento foi aberto para o público.
O projeto do xadrez ecológico que mescla a educação ambiental com os jogos de xadrez tem despertado interesse dos profissionais de educação. De forma lúdica as crianças aprendem o jogo de xadrez, o respeito a natureza, o meio que vivem, a disciplina, e mesclam as demais disciplinas com as técnicas do jogo. No dia 06/09 todos os professores participaram de oficinas para sugestão de aplicação dos jogos de xadrez nas respectivas disciplinas.Vejam o que pensa a escola: “A nossa Feira do Conhecimento envolve as disciplinas de Matemática, Química, Física, Biologia e Ciências, procura incentivar nos alunos o pensamento crítico, a contextualização dos conteúdos com a sua realidade, estimulando o espírito científico e pesquisador. Nossa intenção ao envolver a escola no projeto da Ong Embrião é tornar as atividades de educação ambiental prazerosas e viáveis, mostrando aos alunos que é possível cuidar do meio ambiente aproveitando material reciclável; a partir desta idéia esperamos que outras possam surgir.
Também queremos envolver mais os educadores, pois a direção tem como uma de suas metas pedagógicas incentivar o trabalho com projetos, e este é simplesmente excelente.
Aproveitar a questão do xadrez para desenvolvimento do raciocínio, concentração, auto-controle, disciplina e usufruir de todos os benefícios que este jogo pode oferecer a seus praticantes”. Profª Professora Maria de Fátima Quedi Martins - E.E.E.B. Dolores Alcaraz Caldas. Veja as fotos. http://embriaoong.multiply.com/photos/album/179/179

ACOMPANHE NOSSAS, se possível não imprima !
24/09 IV Etapa – Circuito Dom Pedro II de Xadrez, confira o Cartaz;
01/10 V Etapa – Circuito Gentil de Godoy de Xadrez;
02/10 II Campeonato RotaryClub de Xadrez – ACIAL;
08/10 VI Etapa - Circuito Alcides Maia de Xadrez.
22/10 VII Etapa – Circuito Brigadeiro de Xadrez
23/10 VIII Etapa – Circuito Jango de Xadrez
19/11 IX Etapa Circuito Cléo do Santos de Xadrez (DIA MUNDIAL DO XADREZ

Janete Soares dos Santos (Presidenta)
http://www.ongembriao.org/

+55(51)3483-2914

+55(51)9986-7734

ESCOLA TECNICA FEDERAL EM VIAMÃO - AUDIÊNCIA PÚBLICA

ESCOLA TECNICA FEDERAL



Audiência pública traça
futuro da instituição em Viamão


Sessão Solene reuniu comunidade e autoridades locais para debater a implantação de escola técnica federal em nosso município. Comissão formada vai acompanhar todo o processo
Com o objetivo de debater a implantação de um campus do Instituto Federal do Rio Grande do Sul em nosso município, aconteceu na última quarta-feira, na Câmara de Vereadores a Audiência Pública “O perfil da Escola Técnica que queremos”. A iniciativa em conjunto foi dos vereadores petistas Serginho Kumpfer, Maninho Fauri e Dédo Machado e tinha também, como tarefa, mobilizar a comunidade para definir quais os cursos técnicos que farão parte do currículo escolar da futura instituição.

“Queremos aqui discutir e encontrar quais as vocações que poderão ser exploradas nos cursos técnicos que serão implantados. A presença dos coordenadores e diretores do IFRS (Instituto Federal do Rio Grande do Sul) vai nos ajudar a avaliar, neste momento, a etapas que devemos construir até que a nossa escola técnica esteja funcionando”, explicou Serginho Kumpfer. Além dos vereadores proponentes da Audiência Pública, formaram a mesa diretora dos trabalhos os representantes do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Amilton Figueiredo (Campus Restinga), Paulo Roberto Sangoi (Campus Porto Alegre) e Janete Jachetti (Campus Canoas), o representante da 28ª CRE, o coordenador adjunto Luciano da Silva e o diretor geral da Secretaria Municipal de Educação, Belini Romanzini.

O avanço do Ensino Profissionalizante
O diretor geral do IFRS, Paulo Roberto Sangoi, destacou o crescimento do ensino profissionalizante de nível médio no Brasil nos últimos anos, depois da aprovação da legislação federal que possibilitou a expansão da rede de ensino técnico, uma bandeira do governo atual e do anterior, também. “A unificação dos institutos educacionais também mudou a realidade do setor e saltamos de cerca de 140 instituições há dez anos, para mais de 300 hoje em dia”, comenta Sangoi.

Ainda assim ele afirma que estamos muito longe de uma situação ideal, já que o Brasil acordou muito tarde para a profissionalização em Nível Médio. “Estamos defasados há muitos anos no Brasil. Outros países, em todo o mundo, têm políticas de investimento pesado na área tecnológica e como resultado disso, também investem muito no ensino profissionalizando de nível médio”, argumenta.

Sobre a necessidade de optar por alguns cursos que serão ministrados no futuro campus de Viamão da IFRS, Sangoi tranqüilizou os presentes ao encontro dizendo que atualmente, no Brasil, e principalmente nos grandes centros metropolitanos, a demanda é grande por qualquer tipo de técnico especializado. “Dados do MEC apontam que 70% dos alunos de escolas técnicas concluem o curso já empregados, resultado da carência de profissionais no mercado de trabalho. Não será diferente com os estudantes de Viamão”, aposta Sangoi.

Programa de necessidades
Já o diretor do campus Restinga da IFRS, Amilton Figueiredo, destacou que a comunidade tem um prazo de 150 dias para definir a área para a instalação da Escola Técnica na cidade. “Este é o prazo que o Governo Federal deu às cidades que foram contempladas com investimentos em ensino profissionalizante. E durante este tempo também deve ser discutido o perfil dos cursos que a comunidade considera necessários para a formação de novos profissionais para a região”, defendeu.

Segundo Figueiredo, o programa de necessidades entregue à municipalidade explica todos os condicionantes para a escolha da área onde será construída a escola. Entre os requisitos está a previsão de toda a infraestrutura instalada e pleno acesso de serviços básicos (água, energia elétrica, telefone, pavimentação) e terreno com área mínima de 2 a 5 hectares. Além disso, é preciso que o domínio seja pleno, para doação à União. “A área deve estar desembaraçada, de domínio exclusivo da prefeitura para ser repassado ao Governo Federal, e isso deve estar resolvido dentro dos 150 dias que já estão correndo” lembrou Amilton Figueiredo.

Duas áreas serão oferecidasRepresentando a Prefeitura Municipal, o diretor geral da Secretaria de Educação, Belini Romanzini, disse que a municipalidade tem duas opções para a instalação da escola técnica em Viamão e que a prioridade é a área do antigo Instituto Ana Jobim, na RS040 (parada 36), na entrada da Vila Cecília. “Pela grande possibilidade de acesso e por estar em uma região de grande concentração demográfica, apostamos naquela área para abrigar a escola técnica, é o nosso ‘plano A’, com certeza”, afirmou. A outra área que a prefeitura considera possível a instalação é a área que o município possui junto à Estrada Acrísio Prates, no Fiúza, onde hoje funciona a Granja da Secretaria Municipal da Agricultura. “Sabemos que é uma região menos central, mas sua proximidade com o Centro pode ser um ponto positivo. Fora estas duas áreas, não temos outra alternativa viável, por isso apostamos todas as fichas na definição do terreno do Instituto Ana Jobim,” concluiu Belini.

O vereador Dédo Machado, um dos proponentes da Audiência Pública afirmou estar preocupado com a falta de opções e espera que novas áreas sejam viabilizadas para a escolha do local de instalação da escola “O que não podemos é ficar sem a escola por falta de opções. Novas áreas devem ser prospectadas, porque o prazo já está correndo e 150 dias é muito pouco tempo para aprontarmos toda a documentação. Foi uma grande luta conseguir trazer para Viamão um investimento deste porte. Não seria justo, agora que estamos a um passo de termos uma nova instituição de ensino profissionalizante, que tudo fosse perdido por falta de um terreno”, reclamou.

Comissão de acompanhamento
Durante o encontro ficou definida a criação de uma comissão de acompanhamento de todo o processo de instalação da instituição de ensino, que vai contar com a participação de entidades representativas da sociedade viamonense, e auxiliar na escolha dos cursos que serão ofertados aos estudantes do município. “O importante é que o processo seja democrático e com a participação de toda a comunidade, independente de onde a escola vai se instalar. Quem ganha é a nossa cidade que vai contar com mais uma instituição de nível médio, oferecendo alternativa de formação, emprego e renda para os viamonenses”, comemorou Maninho Fauri.
Entre as entidades que já se colocaram à disposição da comissão estão a Acivi, a OAB/Viamão, a Saev, a cooperativa habitacional Coohrreios e comunidades das escolas estaduais Airton Senna, da Vila Augusta, Minuano, da região da Viamópolis, Instituto de Educação Isabel de Espanha e Escola Técnica de Agricultura que estiveram representadas na Audiência Pública pelos seus diretores.

--

Eduardo Escobar
MTb nº 13.657
Fone 51 - 8442.0917
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Viamão - RS

LIVRO RAÍZES DE VIAMÃO

Prefeito entrega
livro Raízes de Viamão
à direção do Clube Cantegril


PREFEITO ALEX (E) E EDUARDO PINTO CARVALHO,O VICE-PRESIDENTE DO CANTEGRIL

Texto e fotos: Tamires Fonseca

Para homenagear e agradecer a parceria do Clube Cantegril com a prefeitura de Viamão, o prefeito Alex Boscaini entregou, nesta terça-feira (6), um exemplar do livro Raízes de Viamão à direção do clube. Na ocasião, esteve presente o vice-presidente Eduardo Pinto Carvalho, além do chefe de Gabinete do Prefeito, Ronaldo Selau.
Segundo Boscaini, é uma honra presentear o Clube Cantegril com o livro Raízes de Viamão, o qual conta um pouco da história do município. “Temos uma boa relação com a direção do clube, e eu, em especial, sou parceiro do mesmo desde 2006”. E ainda acrescentou: “Fico muito feliz de entregar o livro ao clube, que aqui está representado pelo Eduardo, pois ao mesmo tempo, que o presenteio, enalteço e destaco cada vez mais o município de Viamão”.
O Cantegril Clube foi fundado em 23 de junho de 1957, no município de Viamão-RS. É uma entidade civil, sem fins lucrativos, de caráter social, cultural, recreativo e esportivo. A sua sede fica situada na ERS 040(Rodovia Tapir Rocha).
A gaúcha miss Brasil, Ieda Maria Vargas, guando concorreu ao título foi representando o Cantegril

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO RS HOMENAGEIA TAPIR ROCHA COMO PROTAGONISTA DA LEGALIDADE

Assembleia Legislativa homenageia
Tapir Rocha como protagonista da Legalidade
TAPIR ROCHA: COM CURRÍCULO DE
VEREADOR, PREFEITO E DEPUTADO ESTADUAL POR VIAMÃO


FAMILIA ROCHA PRESTIGIA HOMENAGEM AO PAI (IN MEMORIAM)

Ex-deputados e protagonistas do Movimento da Legalidade foram homenageados em sessão comemorativa na quarta-feira (31), na Assembleia Legislativa. Emocionados, agraciados e representantes ocuparam o Plenário 20 de Setembro para receber a medalha alusiva ao cinquentenário do episódio histórico. Os 56 nomes foram escolhidos por unanimidade pela Mesa Diretora do Parlamento gaúcho. Entre os homenageados in memoriam, figuras como o ex-governador Leonel Brizola, o ex-presidente João Goulart e o ex-prefeito de Viamão e ex-deputado Tapir Rocha. O presidente da Assembleia, deputado Adão Villaverde (PT), demonstrou profunda alegria em poder realizar a homenagem de hoje. “É uma honra enorme para esta Casa poder conferir esta honraria a pessoas, a líderes da estatura do doutor Leonel Brizola, do doutor João Goulart”, exclamou Villaverde.
Em nome do Legislativo, a deputada Juliana Brizola (PDT) parabenizou a iniciativa do Parlamento e agradeceu aos 56 homenageados por estarem ao lado do avô naquele episódio. “É um momento de muita emoção ver aqui tantos amigos de meu avô e os descendentes dos que já nos deixaram, como é o caso do bravo Tapir Rocha. A Assembleia cumpre uma obrigação de destacar essas pessoas e de mostrar ao resto do país uma das passagens mais importantes da História gaúcha”.

Bravura na Praça da Matriz
Tapir foi distinguido com a medalha porque protagonizou um episódio de bravura durante a mobilização da Legalidade. O então vereador de Viamão liderou um grupo de pessoas que impediu a passagem de um comboio militar que supostamente iria dar voz de prisão ao governador Leonel Brizola no Palácio Piratini. Ao avistar a caravana do Exército dirigindo-se à Praça da Matriz, Tapir postou-se corajosamente à frente da coluna de veículos e não a deixou prosseguir. O jornalista Sérgio Jockyman, então repórter do jornal Última Hora, presenciou o fato e o relatou em artigo memorável quando da morte de Tapir. Jockyman lembrou assim do acontecimento:
“Justamente quando a onda de fujões passou pela praça, vi um homenzinho magro e pequeno tomar outro rumo e caminhar valentemente para o primeiro tanque que se aproximava. Um tenente que comandava o grupo de soldados pôs a cabeça para fora e berrou: 'Sai do caminho'. O homenzinho pequeno reagiu indignado, berrando: 'Quem está no caminho é o senhor. Saia daqui'. 'Estou cumprindo ordens', berrou o tenente. O homenzinho não arredou o pé: 'Meu amigo, nesta praça quem dá ordens é o povo. Tire seu tanque da frente, porque ele está no caminho da legalidade', disse então o homenzinho em tom conciliador (...) A praça inteira aplaudiu o homenzinho. Perguntei quem ele era e me disseram: Tapir Rocha, um velho trabalhista de Viamão (...) Anos depois, na praça de Pequim, quando um estudante se colocou na frente dos tanques, o mundo inteiro se comoveu. Eu lembrei meu amigo Tapir, que sem câmeras por perto havia realizado uma façanha semelhante”. É o relato de Sérgio Jockiman.

Homenegem significativa
Para o filho de Tapir, o jornalista Leonel Rocha – que recebeu a medalha ao lado do irmão, Tapir Rocha Filho – a homenagem foi uma das mais significativas que o ex-prefeito recebeu após sua morte. “A Assembleia Legislativa era uma das instituições que o pai mais prezava na sua vida. Ele foi deputado e servidor da Casa. Ser distinguido com uma medalha outorgada pelo Parlamento gaúcho, do qual ele foi integrante, é de fato uma grande honra”, afirmou. Leonel Rocha também destacou o fato de os militantes do PDT de Viamão terem prestigiado o evento realizado na Capital. “Foi muito emocionante ver, além dos meus familiares, a aguerrida militância do PDT de Viamão, liderada pelo presidente do partido, Alexandre Godoy”, declarou.
Em nome dos homenageados, Lauro Hagemann, o locutor da rádio que esteve em rede durante o período da Legalidade, lembrou que a sessão não deveria ser apenas laudatória. “Cumprimos nosso papel ao lembrar dos 50 anos da Legalidade, mas estamos apenas começando a examiná-la. A Legalidade ainda não terminou. É preciso que estejamos sempre prontos para uma nova Legalidade”, concluiu.

Fotos: Agência AL

Seguidores