segunda-feira, 12 de setembro de 2011

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO RS HOMENAGEIA TAPIR ROCHA COMO PROTAGONISTA DA LEGALIDADE

Assembleia Legislativa homenageia
Tapir Rocha como protagonista da Legalidade
TAPIR ROCHA: COM CURRÍCULO DE
VEREADOR, PREFEITO E DEPUTADO ESTADUAL POR VIAMÃO


FAMILIA ROCHA PRESTIGIA HOMENAGEM AO PAI (IN MEMORIAM)

Ex-deputados e protagonistas do Movimento da Legalidade foram homenageados em sessão comemorativa na quarta-feira (31), na Assembleia Legislativa. Emocionados, agraciados e representantes ocuparam o Plenário 20 de Setembro para receber a medalha alusiva ao cinquentenário do episódio histórico. Os 56 nomes foram escolhidos por unanimidade pela Mesa Diretora do Parlamento gaúcho. Entre os homenageados in memoriam, figuras como o ex-governador Leonel Brizola, o ex-presidente João Goulart e o ex-prefeito de Viamão e ex-deputado Tapir Rocha. O presidente da Assembleia, deputado Adão Villaverde (PT), demonstrou profunda alegria em poder realizar a homenagem de hoje. “É uma honra enorme para esta Casa poder conferir esta honraria a pessoas, a líderes da estatura do doutor Leonel Brizola, do doutor João Goulart”, exclamou Villaverde.
Em nome do Legislativo, a deputada Juliana Brizola (PDT) parabenizou a iniciativa do Parlamento e agradeceu aos 56 homenageados por estarem ao lado do avô naquele episódio. “É um momento de muita emoção ver aqui tantos amigos de meu avô e os descendentes dos que já nos deixaram, como é o caso do bravo Tapir Rocha. A Assembleia cumpre uma obrigação de destacar essas pessoas e de mostrar ao resto do país uma das passagens mais importantes da História gaúcha”.

Bravura na Praça da Matriz
Tapir foi distinguido com a medalha porque protagonizou um episódio de bravura durante a mobilização da Legalidade. O então vereador de Viamão liderou um grupo de pessoas que impediu a passagem de um comboio militar que supostamente iria dar voz de prisão ao governador Leonel Brizola no Palácio Piratini. Ao avistar a caravana do Exército dirigindo-se à Praça da Matriz, Tapir postou-se corajosamente à frente da coluna de veículos e não a deixou prosseguir. O jornalista Sérgio Jockyman, então repórter do jornal Última Hora, presenciou o fato e o relatou em artigo memorável quando da morte de Tapir. Jockyman lembrou assim do acontecimento:
“Justamente quando a onda de fujões passou pela praça, vi um homenzinho magro e pequeno tomar outro rumo e caminhar valentemente para o primeiro tanque que se aproximava. Um tenente que comandava o grupo de soldados pôs a cabeça para fora e berrou: 'Sai do caminho'. O homenzinho pequeno reagiu indignado, berrando: 'Quem está no caminho é o senhor. Saia daqui'. 'Estou cumprindo ordens', berrou o tenente. O homenzinho não arredou o pé: 'Meu amigo, nesta praça quem dá ordens é o povo. Tire seu tanque da frente, porque ele está no caminho da legalidade', disse então o homenzinho em tom conciliador (...) A praça inteira aplaudiu o homenzinho. Perguntei quem ele era e me disseram: Tapir Rocha, um velho trabalhista de Viamão (...) Anos depois, na praça de Pequim, quando um estudante se colocou na frente dos tanques, o mundo inteiro se comoveu. Eu lembrei meu amigo Tapir, que sem câmeras por perto havia realizado uma façanha semelhante”. É o relato de Sérgio Jockiman.

Homenegem significativa
Para o filho de Tapir, o jornalista Leonel Rocha – que recebeu a medalha ao lado do irmão, Tapir Rocha Filho – a homenagem foi uma das mais significativas que o ex-prefeito recebeu após sua morte. “A Assembleia Legislativa era uma das instituições que o pai mais prezava na sua vida. Ele foi deputado e servidor da Casa. Ser distinguido com uma medalha outorgada pelo Parlamento gaúcho, do qual ele foi integrante, é de fato uma grande honra”, afirmou. Leonel Rocha também destacou o fato de os militantes do PDT de Viamão terem prestigiado o evento realizado na Capital. “Foi muito emocionante ver, além dos meus familiares, a aguerrida militância do PDT de Viamão, liderada pelo presidente do partido, Alexandre Godoy”, declarou.
Em nome dos homenageados, Lauro Hagemann, o locutor da rádio que esteve em rede durante o período da Legalidade, lembrou que a sessão não deveria ser apenas laudatória. “Cumprimos nosso papel ao lembrar dos 50 anos da Legalidade, mas estamos apenas começando a examiná-la. A Legalidade ainda não terminou. É preciso que estejamos sempre prontos para uma nova Legalidade”, concluiu.

Fotos: Agência AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores