sexta-feira, 25 de novembro de 2011

PROJETO DE ENSINO: MODELO - SUGESTÃO

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REGESD - UFRGS - POLO POA
DISCIPPLINA DE ESTÁGIO EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Professora: Maristela Pedrini
Tutora: Tatiana Foppa
Estagiária: Verônica Weber



Projeto de Ensino



1- Dados de Identificação
Título: Hábitos nutricionais saudáveis na adolescência


Turma: 7ª série


Cidade: Venâncio Aires


Professora estagiária: Maria Veronica Reis Weber


Escola: E. E. E. M. Wolfram Metzler

Análise da realidade

Tendo em vista que a escola se localiza numa área rural e que os alunos que compõem essa turma são, na sua maioria proveniente de famílias de classe média baixa e/ou baixa, faz-se necessário desenvolver um trabalho voltado para a conscientização alimentar. Outro aspecto importante é o fato da escola possuir uma ampla área onde são cultivados produtos que posteriormente são utilizados no cardápio da merenda oferecida aos estudantes.

Existe entre os adolescentes uma certa resistência em gostar e desejar alimentos mais naturais e saudáveis. Os mesmos dão preferência aos industrializados fato que se comprova quando, na hora do lanhe, frutas e verduras são substituídas por salgadinhos e guloseimas em geral.

Esse projeto tem como objetivo principal oportunizar aos adolescentes, o conhecimento dos nutrientes presentes em cada grupo alimentar, também tenham conhecimento sobre a sua dieta alimentar. Além desse aspecto, é de fundamental importância que os mesmos saibam analisar os alimentos consumidos e conheçam as suas preferências alimentares e as influências dos nutrientes de cada alimento sobre a saúde em geral.

O espaço escolar é um ambiente altamente favorável e muito propício para desenvolver hábitos, formar opiniões, valores, refletir sobe estilos de vida, sobre a qualidade de vida nos tempos modernos e, consequentemente, os hábitos alimentares. A fim de que nesse local, a promoção de hábitos saudáveis de alimentação ocorra efetivamente, é preciso que se estabeleçam algumas ações de estímulo à adoção de hábitos saudáveis de alimentação por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais, pois é nesta fase que os adolescentes geralmente adquirem independência sobre sua alimentação, diminuindo a influência familiar e aumentando, consideravelmente, a influência social e os modismos.

Neste sentido faz-se necessário desenvolver um trabalho, tendo como objetivo conhecer os nutrientes em cada alimento e a sua importância para a manutenção da saúde. Após, conscientizar os adolescentes quanto aos hábitos corretos de alimentação, visando ter mais saúde, onde o professor propicie momentos de análise e reflexão sobre a conduta no dia-a-dia no que se refere à alimentação. Também deverá o professor promover debates entre os adolescentes sobre a influência da mídia quanto à escolha dos alimentos numa refeição. (ótimo)

3- Objetivo Geral
• Oportunizar à conscientização para a prática de hábitos nutricionais saudáveis, através do conhecimento dos nutrientes em cada alimento.

Objetivos específicos

• Classificar e identificar os alimentos e seu valor nutricional, bem como as causas e consequências das carências nutricionais.

• Pesquisar os alimentos buscando compreender a composição e o valor nutritivo.

• Compreender a importância de uma alimentação saudável.

• Conhecer a sua dieta alimentar e propor-se a buscar alimentos mais saudáveis em sua alimentação diária.



4- Conteúdos

Conceituais:

• Nutrientes e suas funções (energética plástica e reguladora);

• Conteúdo energético de alimentos;

• Prejuízos à saúde decorrente do consumo excessivo de açúcar e gorduras;

• Alimentação adequada como fator essencial para o crescimento e o desenvolvimento.

Procedimentais:

• Manusear alimentos a fim de entender a importância da diversidade dos mesmos no cardápio;

• Utilizar tabelas informativas sobre nutrientes para avaliar o conteúdo calórico de uma dieta diária.

Atitudinais:

• Valorizar a alimentação vaiada e adequada para a manutenção da saúde;

• Ter autocuidado na alimentação: equilíbrio e adequação ao crescimento e ao desenvolvimento;

• Ter uma postura crítica diante da propaganda de produtos alimentícios.

5-Metodologia

O projeto deverá ser desenvolvido mediante pesquisas sobre os nutrientes que compõem os alimentos, análise da dieta de cada adolescente envolvido no trabalho, entrevista feita entre os participantes, palestra sobre nutrição ideal para essa faixa etária e uma autoavaliação de seus hábitos alimentares.

O trabalho iniciará com a divisão da turma em pequenos grupos. Cada grupo desenvolverá uma pesquisa sobre um nutriente alimentar. A pesquisa deverá abordar aspectos como a função, alimentos que o contém e a enfermidade causada no caso da sua carência no organismo.

Entre os nutrientes, serão distribuídos os seguintes: água, lipídeos, carboidratos, proteínas, vitaminas (A, complexo B, C, E, D,e K), sais minerais ( Ca, P, Na, F, I, Fe e K ). No final da pesquisa, cada grupo deverá apresentar o seu trabalho mediante a utilização de cartazes ou outros recursos de acordo com os critérios estabelecidos em aula. Para cada nutriente, o grupo deverá apresentar alimentos que contém o referido nutriente. Após a apresentação, os alimentos serão entregues à cantina para posterior preparo da refeição servida no lanche.

Após esta tarefa, os alunos assistirão ao filme: “A dieta do Palhaço”. A seguir será feito um debate sobre os principais aspectos do filme no que diz respeito ao consumo excessivo de lanches rápidos e cheios de gordura por parte de muitos adolescentes. Numa aula seguinte, serão orientados a anotar diariamente tudo o que consomem, desde o café da manhã até o último lanche antes de dormir durante um período de uma semana. O trabalho terá como título: minha dieta.

Concluído o trabalho do relatório da dieta individual, cada participante responderá a um questionário sobre os seus hábitos alimentares como complemento do relatório. O questionário será constituído de questões referentes aos hábitos e as preferências ao escolherem este ou aquele alimento.

Num próximo momento, os alunos participarão de uma palestra com o tema: ”dieta/saúde x adolescência. Após a participação desta palestra, cada participante fará uma autoavaliação onde o mesmo refletirá sobre o que está bom e o que precisa melhorar na sua forma de alimentar-se.

6-Avaliação
A avaliação será feita mediante a observação direta e constante do professor em todos os trabalhos realizados no ambiente escolar. Também serão levados em conta o envolvimento nas tarefas coletivas, a integração dos grupos e o conhecimento sobre os nutrientes na apresentação dos trabalhos, a participação com idéias coerentes nos debates, o relatório da dieta pessoal, as respostas no questionário e a entrega da autoavaliação no final do projeto.

7-Recursos
Além do material comum a ser utilizados em sala de aula, também serão utilizados os ambientes no laboratório de informática, na cozinha disponível para esses fins, a sala de vídeo e o auditório.

8- Tempo e espaço

O presente projeto deverá ocorrer no tempo previsto de quatro semanas, ou seja, durante doze horas aula, porém nada impede que o tempo não poderá ser ampliado caso haja necessidade e interesse em aprofundar ou acrescentar outra atividade que venha a surgir no decorrer do mesmo.

8-Referências

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf. Acesso em 4 de novembro de 2011.

SÁ, Neide Gaudenci de. Nutrição e dietética. 7ª Ed. São Paulo: Nobel, 1990.

CANTO, Eduardo Leite. Ciências Naturais, aprendendo com o cotidiano. 3ª Ed. São Paulo: Moderna, 2009.
9-Anexos

Entrevista: Preferências alimentares

1) Minhas refeições são:

a) ( ) regulares (três principais e dois lanches).

b) ( ) uma principal e lanches.

c) ( ) maioria lanches.

2) Consumo de frutas:

a) ( ) diariamente

b) ( ) de vez em quando

c) ( ) raramente

d) ( ) nunca

3) Consumo de verduras e saladas cruas:

a) ( )diariamente

b) ( ) de vez em quando

c) ( ) raramente

d) ( ) nunca

4) Consumo de guloseimas (balas, pirulitos, bolachas recheadas, chicletes, salgadinhos,...)

a) ( )diariamente

b) ( ) de vez em quando

c) ( ) raramente

d) ( ) nunca

5) Consumo de refrigerante:

a) ( )diariamente

b) ( ) de vez em quando

c) ( ) raramente

d) ( ) nunca

6) Os alimentos mais consumidos na sua dieta são escolhidos por:

a) ( ) conhecer a importância dos mesmos para a sua saúde.

b) ( ) pelo sabor agradável que eles têm;

c) ( ) por ver sua família consumi-los

d) ( ) pela influência das propagandas da mídia.

e) ( ) por não ter outra opção.




Disciplina Estágio Docente em Ciências e Biologia II.


Professora: Maristela Pedrini


Tutora: Tatiana Foppa


Aluna: Maria Veronica Reis Weber



Projeto de Ensino Fundamental

1-Dados de Identificação

Título: Conhecendo para preservar
Turma: 3º ano- Ensino Médio
Cidade: Venâncio Aires
Professora estagiária: Maria Veronica Reis Weber
Escola: E. E. E. M. Wolfram Metzler


2-Análise da realidade
Tendo em vista que a escola se localiza numa área rural e que a preocupação com preservação do Planeta não é recente, faz-se necessário desenvolver um trabalho voltado para a conscientização ecológica. Outro aspecto importante é o fato da escola possuir uma ampla área verde onde são cultivados produtos hortifrutigranjeiros e onde são também criados animais como aves, gado de corte, suínos e peixes. A arborização do pátio da escola é basicamente composta por espécies exóticas, o que denota um conhecimento escasso quanto à preservação da biodiversidade local.

Esse projeto tem como objetivo principal fazer com que os adolescentes, além de conhecerem os conceitos básicos em Ecologia, também adquiram noções básicas sobre as relações entre os seres vivos e a interferência do ser humano sobre os ecossistemas. Sendo o espaço escolar um ambiente altamente favorável e muito propício para desenvolver hábitos, formar opiniões, valores, refletir sobe estilos de vida e sobre a qualidade de vida nos tempos modernos, torna-se de grande importância o desenvolvimento de um trabalho voltado à conscientização a fim de que os adolescentes sejam capacitados a adotarem procedimentos racionais quanto ao uso dos recursos naturais.

3-Objetivo geral

- Oportunizar aos adolescentes momentos em os mesmos possam refletir e conhecer os mecanismos que envolvem e mantém um ecossistema a fim de poderem adotar procedimentos racionais quanto a preservação do ambiente.

4-Objetivos específicos

• Identificar como a estabilidade de um ecossistema dependa da perfeita interação entre os seus componentes.

• Identificar e caracterizar os principais biomas brasileiros.

• Identificar ações antrópicas que causam desequilíbrio nos ecossistemas.

• Reconhecer ações que contribuem para a sustentabilidade da biosfera.

5-Conteúdos

Conceituais
• Interação entre os seres vivos.

• Ecossistemas.

• Níveis tróficos.

• Associação entre seres vivos.

• Fluxo de matéria e energia na natureza.

• Divisão da Biosfera.

• Principais Biomas brasileiros.

• Dinâmica de populações.

• Desequilíbrio biológico e impacto da ação antrópica na biosfera.

• Desenvolvimento sustentável.

Procedimentais
• Observar a área verde da escola a fim de reconhecer os mecanismos de interação entre os componentes de um ecossistema.

• Rearborizar partes da área verde com espécies nativas a fim de restabelecer o equilíbrio ambiental.

Atitudinais

-Adotar atitudes ecologicamente corretas a fim de contribuir com a sustentabilidade do planeta.

6-Metodologia

O projeto será desenvolvido iniciando com um diálogo com os alunos, numa mesa redonda, sobre os conceitos e as idéias já construídas sobre os conteúdos descritos acima. No momento seguinte, os alunos serão divididos em grupos de três. Para cada grupo, será dado um assunto que deverá ser desenvolvido mediante pesquisa. Esta deverá ser apresentada oralmente mediante utilização de diversos recursos como slides, fotografias, passeios caso possível, entre outros pertinentes a cada tópico. Cada grupo deverá providenciar um pequeno resumo escrito para entregar aos demais colegas.

A atividade seguinte será participar de uma palestra com o título: “Gerenciamento dos recursos naturais e sustentabilidade”. A referida palestra será ministrada por um integrante da Secretaria do Meio Ambiente do município. No final da palestra, será promovido um debate entre os alunos onde cada um se manifestará sobre o aspecto mais relevante, na sua opinião, do tema abordado.

Numa próxima aula, os alunos serão divididos em cinco grupos sendo que para cada um, será destinada uma pequena parte da área verde da escola pra fins de observação, análise e coleta de dados. Para tal, a área a ser investigada será uma lavoura, uma fração de mata, as margens de um açude, o pátio frontal da escola e uma área onde estão se desenvolvendo espécies pioneiras (área abandonada). Esta tarefa terá um roteiro (em anexo) para seguir a fim de fazer a observação, análise e posterior descrição. As observações feitas nesta tarefa deverão se entregues ao professor para fins de avaliação.

Após a realização desta tarefa, os alunos se reunirão num fórum onde cada grupo apresentará, sob forma de debate, os dados obtidos. Simultaneamente farão comparações entre as diferentes áreas e analisarão aspectos referentes às interrelaçãoes entre os diferentes ambientes observados, as interferências antrópicas nos mesmos e apontarão possíveis soluções para os problemas observados. Neste último item, espera-se que os alunos queiram como uma ação concreta, rearborizar o pátio com espécies nativas, reconstruindo o ambiente natural.

7-Avaliação
A avaliação será feita mediante a observação direta e constante do professor em todos os trabalhos realizados no ambiente escolar. Também serão levados em conta o envolvimento nas tarefas coletivas, a integração dos grupos, o conhecimento sobre os conceitos, a apresentação dos trabalhos, a participação com idéias coerentes nos debates, o relatório das observações e o envolvimento na ação concreta.

7- Recursos/espaço/tempo
Este projeto será desenvolvido num tempo previsto de dez horas aula. Para tal, não será necessário que cada grupo disponha de uma máquina fotográfica, um termômetro e o que a escola já disponibiliza, ou seja, sala de vídeo, laboratório de informática, auditório e a área verde.

8- Referências

http://www.brasilescola.com/biologia/ecologia.htm. Acesso em 12 de novembro de 2011.

www.ufpa.br/eduquim/pcn.htm. Acesso em 11 de novembro de 2011.

LOPES, Sônia. Biologia. 1ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

9-Anexo

• Atividade prática

As observações deverão ser feitas mediante seguinte roteiro:

Fotografias do local a ser observado;

Descrição das espécies de animais que se encontram em tal ambiente;

A temperatura registrada nesse local;

A cobertura de material orgânico e a umidade do solo;

O porte da vegetação caso houver.

10-Apresentação

Cada grupo deverá apresentar o seu trabalho e deverá levantar hipóteses sobre as possíveis causas das diferenças observadas entre uma área e outra.

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