sexta-feira, 30 de abril de 2010

REGESD - LICENCIATURA EM BIOLOGIA


Aluno: Vilson Antônio Arruda - Licenciatura em Biologia - 2010
O que é REGESD?


É uma Rede Gaúcha de Ensino Superior a Distância (REGESD), formada por um grupo de 8 instituições parceiras do Rio Grande do Sul comprometidas na organização e implementação de cursos de licenciatura na modalidade EaD.

O projeto de Capacitação ABERTA: Gestão e docência em EaD compõe o Programa Nacional de Capacitação de Professores, Servidores Técnico-administrativos e Tutores para a Universidade Aberta do Brasil.

Na Região Sul está organizado em parceria entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e congrega outras oito instituições públicas: CEFET/SC, CEFET/PELOTAS, UFPEL, FURG, UTFPR, UFPR, UFOP, UFRGS. Este projeto teve início em 15 de novembro de 2006 com um encontro presencial em Florianópolis, do qual participaram 326 pessoas, seguido de 180h a distância através do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Seu encerramento ocorrerá nos dias 30 e 31 de julho e 1º de agosto, com novo encontro presencial que acontecerá em Bento Gonçalves, RS.

Mídias na Educação é um programa modular de formação continuada para profissionais de educação, dedicado ao uso das mídias no processo de ensino e de aprendizagem, de forma articulada e integradora. Inovador, tanto na concepção como na formatação e na oferta, apresenta como principais características:
A integração das diferentes mídias ao processo de ensino e de aprendizagem, promovendo a diversificação de linguagens. O estímulo à autoria nas diferentes mídias, permitindo novas e instigantes formas de aprender e de construir conhecimento a partir da apropriação de linguagens e tecnologias aplicáveis à educação.
A estrutura modular, em créditos, permitindo maior flexibilidade para a inserção dos módulos em diferentes percursos de aprendizagem.
A possibilidade de certificação em diferentes níveis (Extensão, Aperfeiçoamento e Especialização).
A construção cooperativa de uma cultura de produção e oferta de programas a distância.

Destina-se, sobretudo, a professores da Educação Básica, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos, profissionais e graduandos de áreas ligadas ao magistério e à gestão educacional.

Perfil da Regesd
Os cursos de licenciatura terão duração de quatro anos. Foram criados para atender a professores que atuam na rede pública há mais de um ano sem graduação.
Os currículos foram elaborados e serão ministrados por oito instituições gaúchas em 17 cidades
A oferta inicial é de 300 vagas em cada uma das seis graduações
A diplomação será concedida ao aluno por uma das instituições da Regesd

Como funciona
Cada disciplina terá dois professores, um pesquisador e um formador. Eles podem ser de universidades diferentes.
Os alunos serão auxiliados por tutores à distância (um para cada 50 alunos) e por tutores que estarão no pólo (um para cada 30 alunos)
As avaliações são feitas nos pólos, onde o aluno deve comparecer pelo menos uma vez por semana. A Regesd usará o ambiente virtual de aprendizagem Moodle, recomendado pelo Ministério da Educação (MEC) e a mais utilizada no país. Os pólos oferecem biblioteca, computadores e laboratórios.
As primeiras 1,8 mil vagas oferecidas pela Regesd serão destinadas a professores com formação de nível médio em exercício na rede pública (federal, estadual e municipal) há pelo menos um ano.
Inscrições foram realizadas de 14 a 30 de maio, pelo site: www.ufsm.br/coperves
Taxa de inscrição para o processo seletivo foi isenta.
O processo seletivo ocorreu dia 29 de junho. A prova foi aplicada nos pólos em que os cursos são oferecidos com 50 questões de biologia, filosofia, física, geografia, história, inglês ou espanhol, português, literatura, matemática e química, além de uma redação, que foi o primeiro critério de desempate.
Informações: www.regesd.tche.br
Os cursos que os alunos estão cursando nos pólos são:
ARTES VISUAIS
Porto Alegre
Santo Antônio da Patrulha
Gramado
São Leopoldo
Terra de Areia
Caxias do Sul
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Imbé
Porto Alegre
Caxias do Sul
Rio Grande
LETRAS/INGLÊS
São Leopoldo
Gramado
Porto Alegre
Santana do Livramento
Santa Maria
Caxias do Sul
Bento Gonçalves

MATEMÁTICA
Santa Cruz do Sul
Capão da Canoa
Porto Alegre
Sapiranga
Santana do Livramento
Santa Maria
Sobradinho
Três de Maio

LETRAS/ESPANHOL
Santana do Livramento
Santa Maria
Sobradinho
Três de Maio
Pelotas
GEOGRAFIA
Santana do Livramento
Santa Maria
Sobradinho
Três de Maio
Pelotas
Bento Gonçalves
Caxias do Sul
Fontes: CA - 30/04/08 -
www.zerohora.com.br Postado por: FK - 18/05/09

Para informações acessar o link:
Telefone:
(51) 3308-7753

1º RODEIO INTERNACIONAL DE VIAMÃO FOI EXCELENTE - 2010




RODEIO CRIOULO NA ETA É O MAIOR EVENTO POPULAR DE VIAMÃO

O clima não colaborou com a 1ª edição Internacional do Rodeio Crioulo de Viamão organizado e realizado pela Escola Técnica de Agricultura de Viamão (ETA) e parceiros. A chuva de quatro dias não atrapalhou o sucesso da maior festa campeira de Viamão que foi realizada de 22 a 25 de abril. Além das provas de tiro de laço, houve gineteadas e fandango. A abertura oficial ocorreu no domingo, 25, as 11 horas com a presença do secretario estadual da educação, Ervino Deon, ex-aluno e do deputado estadual Mano Changes, atual presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa do RS.
As diferentes provas de tiro de laço contaram com a participação de mais de 150 duplas de laçadores, integrantes de cerca de 50 CTGs e Piquetes. Foram utilizados cerca de 200 bovinos xucros. O Diretor da escola, Evandro Cardoso Minho, disse que iluminada possibilitou que as competições fosse realizada no horário noturno. Acrescentou ainda que apesar da chuva o Rodeio foi um sucesso neste ano em que a ETA comemora seu cinquentenário.
O professor Vilson Arruda que trabalha na escola na disciplina de Administração Rural salientou que o rodeio é um momento em que as famílias estão reunidas e vêm a parque de Rodeios da escola para curtir um momento de lazer e confraternização. "Estes dias de festa serviu também para reencontros, pois por aqui passaram muitos ex-alunos que aproveitaram este momento para reviver a escola", salientou Arruda.

FOTO DE VIAMÃO ANTIGO E MODERNO


Viamão em 1740

Seguidores