segunda-feira, 22 de outubro de 2012

HISTOLOGIA AVALIÇÃO VILSON ARRUDA

C:\Documents and Settings\Arruda\Desktop\HISTOLOGIA VILSON ARRUDA.htm



1.Histologia é:
A. ? A ciência que se dedica à investigação da estrutura e funcionamento dos tecidos orgânicos;

B. ? A ciência que se dedica à investigação da estrutura e funcionamento dos tecidos em seres inorgânicos;

C. ? A ciência que se dedica à investigação da estrutura organizacional das células em seres vivos unicelulares.

D. ? É a ciência que estuda as estruturas do conteúdo celular de forma individual.

2.Sobre os tecidos podemos afirmar que:
A. ? Os tecidos orgânicos são definidos como um grupo de células especializadas, de mesma origem embriológica que atuam de forma individual no desempenho de funções específicas

B. ? A maioria dos órgãos é formada por uma combinação de vários tipos de tecidos fundamentais, com exceção do coração.

C. ? Durante o desenvolvimento do embrião, formam-se três folhetos embrionários, a saber: ECTODERME, MESODERME e ENDODERME, que darão origem aos tecidos. fundamentais

D. ? As Bactérias podem se organizar em cadeia e formar um tecido epitelial.

3.Sobre a origem embrionária dos tecidos marque a alternativa ERRADA:

A. ? A origem embrionária do tecido conjuntivo é a mesoderme. O nome conjuntivo se deve as funções desse tecido, que é o preenchimento de espaços e a ligação.

B. ? O tecido epitelial que reveste externamente o corpo tem origem embrionária mesodérmica. É o caso da nossa epiderme.

C. ? A origem embrionária do tecido nervoso é na ectoderme, e se localiza na região dorsal.

D. ? O tecido muscular é de origem embrionária mesodérmica

4.O tecido epitelial é caracterizado por apresentar células aderidas umas as outras. Essa dinâmica celular permite ao tecido a realização de importantes funções ao organismo. Qual das alternativas abaixo apresenta algumas das principais funções desempenhadas pelo tecido epitelial?

A. ? Percepção de sensações e preenchimento

B. ? Preenchimento e revestimento

C. ? Condução de impulsos e proteção

D. ? Revestimento e condução de impulsos

5.Com relação ao tecido epitelial, analise os itens I, II e III e assinale a alternativa correta:

I - Possui células justapostas, com pouca ou nenhuma substância intercelular.

II - Desempenha as funções de proteção, revestimento e secreção.

III - É rico em vasos sanguíneos, por onde chegam o oxigenio e os nutrientes.

A. ? Somente I e III são verdadeiros;

B. ? Somente II e III são verdadeiros;

C. ? Somente I e II são verdadeiros;

D. ? Somente um deles é verdadeiro.

6.O tecido epitelial, como regra, não pé percorrido por vasos sanguíneos. Como, então, suas células são alimentadas?

A. ? Osmose

B. ? Difusão simples

C. ? Pinocitose

D. ? Fagocitose

7.Tecido formado por uma ou mais camadas celulares, sem vascularização, com pouquíssima substância intercelular, muitas estruturas de adesão das células, podendo ter função de absorção ou secreção. A descrição se refere ao tecido:

A. ? Cartilaginoso

B. ? Muscular

C. ? Nervoso

D. ? Epitelial

8.Para amenizar rugas e vincos na pele sem intervenção do bisturi, os médicos contam com algumas substâncias como o colágeno, o silicone e os ácidos (Restylane e afins), que apresentam atividade fraca quando aplicadas na pele por uso externo, mas mostram bons resultados quando injetadas na derme. Assinale a alternativa que apresenta a explicação correta.

A. ? A derme é a camada mais externa da pele, e sua localização facilita a atuação das substâncias, que vão atuar no tecido epitelial.

B. ? A derme, composta de tecido conjuntivo, é quem confere elasticidade e resistência à pele, e a aplicação interna dessas substâncias atua no preenchimento dos locais falhos.

C. ? A perfeita união entre as células epiteliais faz com que o epitélio seja totalmente impermeável à água e a essas substâncias.

D. ? As substâncias, quando aplicadas pelo uso externo, estimulam a duplicação das camadas do tecido epitelial da derme, mas a camada de queratina não permite que atuem na derme.

9.A ozonosfera é uma das principais barreiras de proteção contra a excessiva radiação ultravioleta que traz sérios prejuízos aos seres vivos. Em relação à pele humana, é correto afirmar que a incidência excessiva dos raios Ultra Violeta (UV) agride as células podendo provocar alterações genéticas com danos profundos na:

A. ? Endoderme, camada mais interna da pele.

B. ? Hipoderme, camada localizada após a epiderme

C. ? Epiderme, camada superficial da pele.

D. ? Mesoderme, camada abaixo da endoderme.

10.O câncer de mama ocorre quando as células deste órgão passam a se dividir e se reproduzir muito rápido e de forma desordenada. A maioria dos cânceres de mama acomete as células dos ductos das mamas. Por isso, o câncer de mama mais comum se chama Carcinoma Ductal. Sobre essa questão marque as alternativas CORRETAS.

A. ? O câncer de mama ocorre quando as células deste órgão passam a se dividir e se reproduzir muito rápido e de forma desordenada.

B. ? Os cânceres que começam nos lóbulos da mama são chamados de Carcinoma Lobular e são menos comuns que o primeiro. Este tipo de câncer muito frequentemente acomete as duas mamas. O Carcinoma Inflamatório de mama é um câncer mais raro e normalmente se apresenta de forma agressiva, comprometendo toda a mama, deixando-a vermelha, inchada e quente.

C. ? O diagnóstico: A mamografia é um raio x das mamas. Este exame também é feito para detecção precoce do câncer quando a mulher faz o exame mesmo sem ter nenhum sintoma.

D. ? O tratamento pode ser por:

Radioterapia é o tratamento que se faz aplicando raios para eliminar qualquer célula que tenha sobrado no local da cirurgia que por ser tão pequena não foi localizada pelo cirurgião nem pelo patologista.

A Quimioterapia é o uso de medicamentos, geralmente intravenosos, que matam células malignas circulantes.

11.A radiação solar pode provocar alterações irreversíveis dentro das células da pele. A pele é o maior órgão do corpo humano, revestindo toda sua superfície e protegendo as pesssoas contra as radiações solares, particularmente os raios ultravioletas que queimam e destroem as células. Sobre esse assunto, assinale as alternativas CORRETAS:

A. ? Usar um creme de filtro solar não é importante para prevenir tanto o envelhecimento precoce, quanto a doença de câncer de pele, mesmo em dias quentes mas nublados.

B. ? Nas pessoas de pele clara a quantidade de melanina que protege contra os raios ultra-violetas é menor do que nas pessoas de pele escura.

C. ? As pessoas após o horário das 10 horas não devem se expor aos raios solares sem antes passar um creme de proteção solar com fator específico indicado para cada tipo de pele.

D. ? As crianças, que têm a pele mais sensível, não devem tomar sol depois das 10h. A partir dos 6 meses de idade, o uso de protetor solar já é permitido. Manter os pequenos de boné e camiseta também é importante.

12.As causas mais frequentes das queimaduras são a chama de fogo, o contato com água fervente ou outros líduidos que pode compremeter a Epiderme e Derme, com ou sem dor.

Constitui conduta INCORRETA ao atender uma pessoa que sofreu queimaduras na pele::

A. ? Resfriar a área queimada com água corrente para auxiliar no combate à dor. Se não tiver assesso a água corrente (chuveiro ou torneira), use uma jarra para derramar suavemente a água sobre o local ferido.

B. ? Usar gelo para resfriar o local lesado, com finalidade de reduzir a dor.

C. ? Chamar imediatamente uma ambulância (SAMU) para remover ao hospital o paciente queimado.

D. ? Não aplique nenhum tipo de pomada, pó de café, manteiga, oléo, pasta de dente sobre o ferimento, pois podem grudar na pele e agravar o ferimento..

13.Marque a alternantiva correta: As queimaduras de acordo com a profundidade da lesão na pele são classificadas em três graus (primeiro, segundo e terceiro grau).As queimaduras de primeiro grau podem:

A. ? Comprometer totalmente a epiderme e parcialmente a derme da pele, e a cicatrização é mais lenta, (2 - 4 semanas).

B. ? Destruir todas as camadas da pele atingindo o subcutâneo. Eventualmente, pode cicatrizar.

C. ? Levar a morte do paciente em poucos minutos.

D. ? Comprometer somente a epiderme e não há formação de bolhas, e regride sem deixar cicatriz

14.O Herpes é uma doença muito comum no nosso meio. Pode ser causado por vírus do tipo HSV-1 no Herpes Simples da face e tronco, HSV-2 no Herpes Simples genital e VZV (Varicela zoster vírus) no Herpes Zoster”, explica a dermatologista Juliana Muggiati Sípoli. Marque a alternativa correta:

A. ? A transmissão (contágio) se dá pelo contato direto das lesões com a pele ou a mucosa de uma pessoa não infectada. O vírus de herpes humano pode permanecer latente no organismo e provocar recidivas de tempos em tempos.

B. ? A irrupção das lesões cutâneas – pequenas bolhas cheias de líquido claro ou amarelado que formam crostas quando se rompem – é precedida por alguns sintomas locais como coceira, ardor, agulhadas, formigamento e que desaparecem em uma semana aproximadamente.

C. ? A transmissão se dá pelo contato direto das lesões com a pele ou a mucosa de uma pessoa não infectada. O vírus de herpes humano pode permanecer latente no organismo e provocar recidivas de tempos em tempos.

D. ? Consulte um médico se suspeitar que está com herpes.


Seguidores