segunda-feira, 8 de agosto de 2011

VACINAS -UFGRS - REGESD






UFRGS
BIOLOGIA
DISCIPLINA SAÚDE NA ESCOLA E COMUNIDADE
PROFª. RUTE TS RIBEIRO
ACADÊMICO: VILSON ANTONIO ARRUDA
TERCEIRA TAREFA (cada questão vale 0,5 pontos)

Responda:
1. O que são vacinas e como elas agem?
Vacina é uma versão mais atenuada do próprio vírus ou bactéria responsáveis pela doença inoculada na pessoa, ela engana o siatema imunológico que reage e cria defesas. Pode ser desenvolvida a partir de vírus vivo ou atenuado (febre amarela e sarampo), vírus morto ou inativo, toxina modificada (toxóide) ou freagmentos de vírus ou bactéria modificadas geneticamente.
A vacina com vírus vivos pode reagir no organismo de forma branda, provocando após 7 dias em média, traços suaves da doença como no caso do sarampo ou caxumba, mas em riscos. Tais não devem ser aplicadas em organismos imunologicamente debilitados, como grávidas, pessoas com câncer ou em tratamento quimioterápico. Os postos de saúde aferecem gratuitamente todas as vacinas do calendário oficial, que são BCG, hepatite do tipo B, DPT, poliomelite, meningite, sarampo, febre amarela e gripe. As clínicas particulares oferecem todas as citadas, exceto febre amarela e varicela, hepatite A e gripe.
Esta é desenvolvida a partir do vírus morto, não oferecendo reação. Só é eficaz no combate á gripe viral, não tendo efeito na prevenção do resfriado comum e crises de rinite alérgica.

2. Qual a importância do calendário de vacinação ser seguido eficientemente pelos pais das crianças?
Desde que nascemos temos uma série de vacinas que tomamos para preservar a nossa vida. Essa enormidade de vacinas de que necessitamos como prevenção de doenças ao longo de nossa vida são em um número muito grande. Então o governo fez um calendário que temos que seguir e além disso também nos acompanha uma cardeneta que serve para anotar as doses e os tipos de vacinas que já fizemos e ainda as que tem por fazer.

3. Na sua opinião, qual a importância dos alunos receberem informações sobre as DSTs?
Nos dias de hoje as pessoas iniciam a vida sexual mais cedo ou aleatória. Então, a escola deve estar atenta para informar os seus alunos da importância do uso do preservativo alertando que existem doenças sexualmente transmissíveis, mas que também a método de controle para que não ocorra o contágio de um indivíduo para outro por falta de conhecimento ou vergonha.

4. Quais as medidas que o professor, em sala de aula, deve tomar para diminuir o risco de transmissão de infecções entre os seus alunos, principalmente no inverno?
O professor deve orientar os alunos que quando eles contraírem doenças transmissíveis como coqueluche, gripe tipo “A” e outras que causam epidemia essas crianças doentes devem permanecer em casa, tendo em vista que a forma de transmissão pode ser por gotículas de saliva que contém os mic´robios que saem do corpo ao indivíduo tossir ou se manter em locais muito fechados como sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores