segunda-feira, 28 de março de 2011

FILO ARTHROPODA - EXERCÍCIOS E QUESTIONÁRIO RESOLVIDOS

UFRGS - REGESD
Disciplina de Zoologia "B"  - Vertebrados
Aluno: Vilson Arruda

Filo Arthropoda

Questões sobre o filo Artrhopoda corrigidos

Com base nos teus conhecimentos responda as perguntas que seguem.

1.Os artrópodes compreendem a grande maioria das espécies animais principalmente devido a sua conquista bem do ambiente terrestre. Esta conquista faz marcante contraste com a maioria dos demais grupos de invertebrados e provavelmente se deve a algumas das características citadas abaixo.
A.  Ao desenvolvimento de uma epicutícula impermeável e resistente a dessecação;
B. Ao desenvolvimento de células ranetes
C.  Ao aparecimento de sistemas excretores, que economizam água, e de órgãos para trocas gasosas;
D.  À facilidade com os pequenos artrópodes terrestres podem se especiar.
E. A presença de células flama (aparelho excretor)

2.Em relação a classe Arachnida, uma das afirmações está incorreta, identifique-a.
A.  São destituídos de antenas
B.  Apresentam 4 pares de pernas
C.  Apresentam mandíbulas
D.  São geralmente terrestres
E.  Corpo dividido em duas partes

3.Eram artrópodes aquáticos primitivos, largamente distribuídos nos mares durante a era Paleozóica e apenas os fósseis são conhecidos. Possuíam uma carapaça dura (composta de calcário e quitina) e segmentada, que em algumas espécies podia ser enrolada. Como são chamados?
Resposta: Trilobitas

4.Todos as características abaixo podem ser atribuídas aos arthropodos, EXCETO
A. Simetria bilateral
B. Pernas articuladas
C.  Triblásticos
D.  Possuem rádula
E.  Presença de exoesqueleto

5.Das opções abaixo, as que possuem as classe do escorpião, coleoptero e caranguejo é respectivamente:
A.  Insecta, Bivalvia e Arachnida
B. Insecta, Chilopoda e Crustacea

6.A que classes do Filo Arthropoda pertencem os animais que apresentam as características que seguem:
a) Apresentam 2 pares de antenas, número variado de pernas, aquáticos e/ou terrestres. Compõem o zooplâncton e b) apresentam 1 par de antenas longas, tronco com vários segmentos, incapazes de se enrolar, terrestres. Predadores de insetos, minhocas e outros animais
Resposta: Crustacea e Chilopoda

7.As abelhas respiram por meio de:
A.  traquéias
B.pulmões foliáceos
C. estômatos
D. túbulos de Malpighi
E. brânquias

8.O exoesqueleto dos artrópodos pode ser flexível, como nos insetos, ou rígido devido a impregnação de carbonato de cálcio, como nos crustáceos. Caranguejos e lagostas têm um exoesqueleto muito rígido e inflexível, para que possam crescer presume-se que:
A. Conforme o animal cresce o exoesqueleto estica-se
B. O exoesqueleto destes animais ao nascer é demasiadamente grande para que possam crescer até preenchê-lo.
C. O animal perde o esqueleto periodicamente, cresce rapidamente e então secreta um novo esqueleto.
D. Eles livram-se do esqueleto apenas ao atingir a fase adulta.
E. Nenhuma dessas alternativas

9.A região cefálica de uma borboleta difere daquela de um caranguejo. Quantos pares de antenas as borboletas e os caranguejos possuem respectivamente?
Resposta: Um e dois pares

10.Como se chama as glândulas, presente nos crustáceos, que filtram a hemolinfa e dela remove as excreções, eliminando-as através de um poro que se abre na base da antena.
Resposta: Glândulas verdes
11.Tubos finos que partem da região mediana do intestino e ficam mergulhados na hemocele, em contato direto com a hemolinfa. São os principais orgãos excretores dos insetos. Como se chama estes túbulos presentes nos insetos, quilópodes, nos diplópodes e em alguns aracnídeos?
Resposta:
Túbulos de Malpighi

12.A excreção nos aracnídeos é feita através dos túbulos de Malpighi, semelhantes aos dos insetos e por glândulas que também fazem parte do sistema excretor. Se localizam no cefalotórax e se abrem para o exterior através de poros localizados na base das patas, são chamadas de:.
Resposta:
Glândulas coxais

13.Alguns crustáceos são capazes de permanecerem fora d'água por certos períodos, os siris e os caranguejos são um bom exemplo. Sempre próximos da água eles conseguem manter úmida as suas ...
Resposta:  Brânquias

14.Via de regra os insetos apresentam dois pares de asas, sendo, portanto, chamados de tetrápteros. O tórax dos insetos apresenta três partes, o Pró-tórax, Meso-tórax e o Meta-tórax. Qual dessas três partes é desprovida de asas?
Resposta:   Pró-tórax

15.Crustacea é uma classe do grande filo Artrhopoda em que podemos encontrar diversos animais com um número extremamente variado de segmentos mas, em relação aos apêndices, pode-se dizer que todos são do tipo:
Resposta: Birremes

16.Os insetos são animais ovíparos e depositam os seus ovos em ambientes que possam favorecer o desenvolvimento de um novo inseto. Este desenvolvimento segue algumas etapas caracterizadas por transformações morfológicas e fisiológicas na estrutura corpórea do inseto, a metamorfose. Como se chama o tipo de desenvolvimento em que dos ovos eclodem jovens com aparência bem diferente dos adultos e as formas imaturas são larvas e pupas?
Resposta: Holometabólico

17.As asas dos coleópteros são modificadas e se constituem em uma estrutura lamelar muito dura e resistente que servem para proteger o segundo par de asas, como se chama este tipo de asas?
Resposta:  Élitros

18.Como se chama respectivamente a região abdominal e tórax que compõem o tronco dos crustáceos?
Resposta: Pleion e pereion

19.Os animais do subfilo Chelicerata apresentam o corpo dividido em duas porções, a prossoma e epistossoma. Em uma dessas regiões se encontram as quelíceras e os pedipalpos, além dos quatro pares de pernas, que região é esta?
Resposta: Prossoma

20.Em relação a morfologia externa dos animais do subfilo Chelicerata pode-se dizer que apenas um par de quelíceras formam as peças bucais, mas muitas vezes algumas glândulas podem estar associadas a estas quelíceras, como se chamam estas glândulas?
Resposta:  Glândulas de veneno

21.Qual o nome da estrutura que assim como as quelíceras são exclusivas dos quelicerados, não ocorrendo nos mandibulados. Localizam-se ao redor da boca dos aracnídeos e tem as mais variadas funções dependendo do grupo onde ocorre.
Resposta:  Pedipalpos

22.Os aracnídeos possuem apenas olhos simples, ao contrário dos insetos e crustáceos que possuem olhos...
Resposta: Compostos

23.Crustáceos, aracnídeos e insetos são dióicos. Os crustáceos se reproduzem sexuadamente, com fecundação externa, na maioria das espécies. O desenvolvimento indireto é comum. Os ovos ao eclodirem, liberam uma larva nadante e de vida livre chamada de:
Resposta: Náuplio

24.As doenças elefantíase, a malária e a febre amarela são transmitidas por mosquitos que apresentam o desenvolvimento indireto, holometábolos. Em que ambiente os ovos são depositados para que suas larvas possam se desenvolver?
Resposta: Aquático

25.Um relação interessante se estabelece entre pequenas aves e parasitas. As aves pousam no dorso de grandes mamíferos, e com a permissão destes, catam e devoram minúsculos invertebrados. São ectoparasitas, de grande importância pelo papel que desempenham como vetores de microrganismos patogênicos incluindo bactérias, protozoários e vírus. A que classe pertencem os carrapatos?
Resposta: Classe Aracnida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário

Seguidores