quinta-feira, 15 de setembro de 2011

NOME: VILSON ANTONIO DA COSTA ARRUDA –
1 – O que é vulcanismo?

Resposta:

Segundo a Geologia, o vulcanismo é um fenômeno geológico natural que acontece na crosta terrestre e principalmente no fundo dos oceanos, em virtude de alta temperatura e pressão contidas no subsolo que ascende para a superfície, ocorrendo por explosão o extravasamento do magma quente (material magmático) em forma de lava, fumaça e gases.

2 – O que são Gêiseres? Como seformam?

Respostas:

A palavra tem origem islandesa que significa “fonte jorrante” térmicas

Entendem-se como Gêiseres as atividades que ocorrem em área de erupções vulcânicas que acabam originando as fontes subterrâneas que liberam jatos de água quente ou vapor para a superfície do solo com intervalos regulares de tempo, e que pode alcançar mais de 100 metros de altura. Observa-se que o processo desse fenômeno pode ter a duração de segundos ou semanas.

As pesquisas informam que os Gêiseres se formam a partir da água que vem das chuvas ou da neve derretida que se infiltra na terra e se deposita nas fraturas das rochas. Com temperatura de 1.500 ºC o magma de regiões vulcânicas recentes esquenta essa água infiltrada e armazenada nos depósitos subterrâneos até chegar a 200 ºC. Então a água superaquecida começa a se transformar em vapor como se estivesse em uma panela de pressão. Quando atinge o estado gasoso máximo a água pressurizada ocupa um volume de 1 a 500 vezes maior no interior da solo, e por isso explode formando a erupção para fora dos armazenamentos subterrâneos em forma de coluna vertical de água.

3 – Todos os vulcões formam montanhas cônicas?

Resposta: Não

Exemplo: O Vulcão Fissural, não tem forma cônica, pois se forma através de fissuras profundas na crosta terrestre, que permite a ascensão do magma, em geral, de composição basáltica, originando a astenosfera.

4 – O que são terremotos?

Resposta:
Os terremotos, segundo a Geologia, é um abalo sísmico criado por um movimento repentino e brusco de uma rocha que se rompeu no interior da Terra e provocou um série de vibrações sísmicas (ondas elásticas – energia - que se propagam a partir da fratura) resultante de uma deformação causada pelas forças de compressão ou tração que se excedeu no limite de resistência rompendo-se e causando uma fratura na rocha.

5 – Quais as causas dos terremotos?

Resposta: Podem ter 04 origens...

a) Causas por Acomodações de Camadas Rochosas: é associado a construções de barragens, retirada em demasia de água subterrânea e desmoronamentos naturais de cavernas. Esse tipo de terremoto tem pequena intensidade.

b) Causas Vulcânicas: está associada a explosões internas, colapsos e acomodação do magma e rochas encaixantes verificadas na câmara magmática. São de pequena é média escala de tremor. Os tremores antecedem as erupções vulcânicas.

c) Causas tectônicas: são as causas de maior abalo sísmico e produz um terremoto de grande escala que pode se propagar por toda a Terra. Esta associado ao vulcanismo, em áreas tectonicamente instáveis e sujeitas ao choque de placas. As falhas constituem um importante ponto gerador de terremotos.

d) Causas Humanas: A construção de barragem de grande porte, extração de água subterrânea, escavações e outros

6 – O que são tsunamis e como são formadas?

Resposta:

O tsunami é um movimento abrupto e repentino de uma onda marítima gigante carregada de energia que produz uma série de perturbações com origem no fundo do oceano por deslocamento vertical da coluna de água.

São formados pelos movimentos das placas tectônicas causadas por forças endógenas (terremotos)

7 - Que fatores atuam no movimento das placas tectônicas?

Movimento Convergente, Movimento de afastamento, Movimento de colisão e Movimento de deslizamento.

As forças que atuam na movimentação das placas são o atrito e a gravidade.

8 – Pesquise como ocorreu a formação da Cordilheira dos Andes. Qual o tipo de limite de placas está relacionado a este fenômeno?

A Cordilheira dos Andes se originou de um choque ocorrido no interior do Planeta Terra entre duas placas tectônicas intervenientes que levou a formações de vulcões e ocorrência de sismos.
Há 200 milhões de anos a placa Pacífica (localizada no oceano Pacífico) começou a se mover de encontro à placa Sul Americana. Como a placa oceânica é formada por rochas mais pesadas, na hora da colisão ela entrou em baixo da continental fazendo-a subir e dando origem, assim, ao longo encadeamento das elevações que hoje formam a Cordilheira dos Andes.
Então, os movimentos convergentes e divergentes das placas provocam alterações no relevo. A cada choque, a placa que apresenta menor viscosidade (mais aquecida) afunda sob a mais viscosa (menos aquecida). A parte que penetra tem o nome de zona de subducção.
Neste caso no oeste da América do Su o afundamento da placa de Nazca sob a placa continental originou a cordilheira dos Andes através de movimentos convergentes destrutivos.
No primeiro momento ocorreu um enrugamento da costa oeste da América do Sul, formando a cordilheira. Mas o processo não parou por aí. Quando a placa oceânica entrou sob a continental, a parte que atingiu a astenosfera esquentou e se fundiu. Com isso ela começou a subir para a superfície dos Andes, formando grandes vulcões.



O limite de placas é chamado de convergentes destrutivos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores