segunda-feira, 3 de outubro de 2011

VIAMÃO: GOVERNISTAS REJEITAM "VOTO DE CENSURA" AO PREFEITO ALEX BOSCAINI (PT)

MOÇÃO DE REPÚDIO
Governistas rejeitam "voto de censura" ao prefeito
A moção de repúdio à polêmica declaração do prefeito Alex Boscaini (PT) que em uma rádio comunitária teria se referido aos vereadores como um "bando de cachorros" foi rejeitada pela maioria dos vereadores. O documento que encaminhava a moção foi uma iniciativa do vereador Nadim Harfouche (PP) e era assinada não só pelo autor, mas por outros parlamentares. Ele foi analisado pela primeira vez na quinta-feira passada e, por solicitação da bancada governista, teve sua votação adiada para a terça-feira passada, quando novamente foi pedido o adiamento da decisão de encaminhar repúdio ao chefe do Executivo municipal. Na sessão desta quinta-feira o presidente do Legislativo novamente colocou o requerimento em pauta e este foi rejeitado por nove votos a cinco, mostrando que a situação contou com um voto da oposição para derrubar a intenção de Nadim. "Os vereadores que votaram a favor da moção de repúdio não estão fazendo oposição pura e simplesmente ao prefeito Alex. Estamos preocupados é com o respeito às relações institucionais e com esta Casa Legislativa. Ninguém aqui é cachorro, como disse o prefeito. Ele desrespeita não só os vereadores, mas toda a comunidade, já que ataca os seus representantes legítimos. É uma pena que os demais vereadores não entenderam desta maneira", lamentou Nadim.
Entenda o caso
Contrariado com as denúncias de irregularidades no pagamento de diárias ao prefeito, vice-prefeito e secretários municipais, levantadas por Nadim, e com as recorrentes críticas à construção do pórtico da parada 31, o prefeito Alex Boscaini, em uma rádio comunitária, há duas semanas, se referiu aos vereadores como "um bando de cachorros". Também utilizou o mesmo termo para classificar aqueles que na cidade são contrários aos seus projetos. Boscaini também teria sugerido àqueles que "estão insatisfeitos" que se mudassem de Viamão. A oposição não gostou nem um pouco das declarações e nas redes sociais, centenas de viamonenses também manifestaram seu descontentamento com as afirmações do prefeito. "Há um entendimento da comunidade e de algumas lideranças de que o prefeito começa a mostrar a sua verdadeira face. Já sabíamos de seu temperamento dentro da prefeitura e de sua forma autoritária de exercer o poder, até nas relações com esta Casa, mas agora ele deixa isso transparecer à comunidade", explica Nadim.



HOMENAGEM PÓSTUMA
Câmara presta homenagem à Lírio Bittencourt
Os vereadores observaram na sessão desta quinta-feira, um minuto de silêncio em homenagem ao empresário Lírio Pinto Bittencourt, um dos mais antigos e tradicionais comerciantes do Centro de Viamão. 'Seu' Lírio, como era conhecido, foi por muitos anos barbeiro e depois proprietário da Loja Ida, que iniciou como uma tabacaria e se transformou na mais conhecida loja de artigos eletrônicos e importados de Viamão. O corpo de Lírio foi velado no Plenário Tapir Rocha, após a sessão e o sepultamento ocorreu na manhã desta sexta-feira (30) no Cemitério Municipal Dois de Novembro.
Lírio Bittencourt deixa viúva e três filhos. Ele era pai do secretário executivo do Ministério da Cultura, o viamonense Vitor Ortiz e do ex-secretário municipal de Cultura, Hélio Ortiz.

PÓRTICO DA RS-040
Romer rebate críticas à atuação da promotora pública
O vereador Romer Guex (PSOL) rebateu críticas dirigidas à atuação da promotora pública  de Viamão, Anelise Stifelman, insinuando que ela estaria promovendo os interesses da oposição, ao solicitar informações a respeito da construção do pórtico da parada 31, na RS-040. "É muita maldade fazer este tipo de acusação. A promotora se mostrou sensível às críticas da própria população, que não aceitou de bom grado a construção do pórtico. Pelas ruas e nas redes sociais a comunidade se mostrou desgostosa com esta despesa absurda, em uma cidade tão carente de outros tantos serviços", defendeu o vereador.
Romer citou o próprio documento emitido pelo Ministério Público, onde a promotora justifica a abertura de inquérito cível para examinar as contas relativas à construção do pórtico. "O documento já demonstra o pensamento geral da população, pois a promotora sintetizou o entendimento por não parecer justificável a construção de um pórtico na entrada da cidade, tão carente de recursos em outros serviços nas áreas de urbanismo, saúde, meio ambiente, entre outros. O inquérito é a melhor forma de verificação dos fatos. Não há pré julgamento neste momento. O inquérito é que vai mostrar a verdade sobre a construção do pórtico, porque muito se diz, mas pouco se comprovou, até agora", concluiu.
-- 
Eduardo Escobar
MTb nº 13.657
Fone 51 - 8442.0917
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Viamão - RS



--
Vilson Antônio Arruda
Escola Técnica de Agricultura de Viamão - ETA
Professor de Administração Rural
Professor no Lab de Biologia
Professor no Ensino Médio
Técnico Agrícola
Acadêmico em Biologia - UFRGS - REGESD
Fone (51) 98454422


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores