segunda-feira, 19 de outubro de 2009

AVALIAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA: DESABAFO

por OTILLDE LUCIA TORRI . - domingo, 18 outubro 2009, 15:08

A dúvida, a ansiedade, a angustia e o difícil acesso aos professores é o que pontua este curso de Licenciatura em Biologia (REGESD), e é o que me fez desistir....
Vanda...quanto ao que você postou a mim e à colega Jane: não questiono o gastar horas estudando, se dedicando, pois isso faz parte de qualquer coisa que se busca na vida, o que estou questionando e continuo não acolhendo a metodologia utilizada pelo curso, aliás, ainda não se sabe qual é a metodologia, pois cada professor usa a sua e “acha” que está certo. A cada dia que passa, vou entendendo mais qual é a função do professor, neste curso: não existe explicação sobre os conteúdos que são lançados na plataforma, o contato é somente por e-mail e é precário, aula presencial nunca tivemos, quanto aos exercícios não se tem noção se, o que se faz está certo ou errado...nesse sentido existe algo implícito que eu ainda não entendi.... modalidade fácil para o professor, seu único trabalho é lançar os conteúdos na plataforma e não se comprometer com a questão prática....ou estou enganada.
Outro fato que me chama atenção é que o senhor Google se faz presente mais do que o professor.
Quero registrar aqui que houve sim um ou dois professores que realmente se comprometeram ao embarcarem como professores neste curso, mas muitos estão deixando a desejar.
Somos uma classe muito sacrificada, muito criticada, mas vejo que as instituições governamentais precisam se dar conta como está a formação dos profissionais que nos formam. Percebe-se uma falta de respeito pela turma, não sei se pelos professores acharem que não temos uma Licenciatura Plena, não somos levados a sério em nossas queixas, será que não interessa aos professores o que estamos aprendendo, e se estamos aprendendo?
O modo como os conteúdos são lançados na plataforma e da maneira que somos avaliados, gera dúvidas, ansiedade diária, aonde este curso quer chegar ou é apenas uma certificação de Plena, pois não veja nada de aprendizado ou qualificação.

Quanto ao tempo, porque tanta pressa sobre os conteúdos a serem vistos se o curso vai até 2012?
São 4 (quatro) anos não é o tempo quase de um curso presencial?
Mas o que mais pesou na minha decisão é ver unicamente o papel do professor como depositário de conteúdos, porque da maneira que o curso está se desenvolvendo não vejo a necessidade de professor, apenas um orientador ou o nome que se adapte melhor a essa maneira de desenvolvimento de um curso Ead.
No primeiro texto de Instrumentalização, “A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MEDIADA POR COMPUTADOR E SEUS PROTAGONISTAS INTERAGINDO NO AMBIENTE VIRTUAL” ele fala dos recursos á serem utilizados por um curso a distância, uma contradição ao nosso curso, pois o máximo que se usa são os fóruns, um único professor que utilizou o chat, tivemos uma videoconferência que foi um desastre. Não vou nominar aqui pessoas que deveriam ser responsáveis ou pelo menos ter a boa vontade de ouvir as nossas queixas, para que se houver uma segunda turma, os erros não se repitam. Deixo o curso muito magoada pela falta de sensibilidade de pessoas que tem a função e o papel de ler nossos desabafos e reivindicações e tentar solucionar, esses nunca tiveram tempo de nos ouvir....
Em quantos éramos e quantos somos hoje, alguém deveria se dar conta onde o curso está errando. Todos os problemas começaram com Pré Cálculo, aliás, e continuam e o que o Coordenador do curso, pessoa responsável pelo mesmo fez..nada...entrou na sala um dia desses para nos dizer numa frase solta que deveríamos ter paciência e que o curso exigia pelos três aulas presenciais.....não era em relação a isso a minha insatisfação, não foi isso que me fez desistir, sei que a bolsa que recebo não cobre as idas que tenho que fazer ao pólo, porém, o descaso, a falta de respeito com a turma é que me fez desistir...este meu desabafo vou encaminhar ao Coordenador da Regesd, ao FNDE e ao MEC.
Um abraço a todos os colegas.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores