segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

GAMETOGÊNESE

QUESTIONÁRIO SOBRE GAMETOGÊNESE
1- Explique a estrutura do tubo seminífero.
Os tubos seminíferos são revestidos por uma camada conjuntiva e contêm em seu interior um epitélio constituído basicamente por dois tipos celulares.
No interior dos tubos seminíferos podem ser observadas células de grande dimensão, células de Sertoli, com funções de nutrição e sustentação dos espermatozóides e o epitélio germinativo propriamente dito, que origina os espermatozóides. Encaixadas no espaço entre as circunvoluções dos tubos seminíferos podem ver-se as células intersticiais ou de Leydig, responsáveis pela produção das hormônios sexuais masculinos, sobretudo testosterona, responsáveis pelo desenvolvimento dos órgãos genitais masculinos e dos caracteres sexuais secundários.

2- Diferencie espermatogênese de espermiogênese.
Espermatogênese é o processo de formação do espermatozóide, enquanto a espermiogênese é o período de diferenciação em que as espermátides sofrem transformações (formação do flagelo, acrossomo) originando os espermatozóides.

3- Diferenciar gônadas de gametas.
As gônadas são glândulas reprodutivas masculino e femininas: os testículos e os ovários, respectivamente.
Além da sua função reprodutiva, as gônadas são também glândulas do sistema endócrino, responsáveis pela produção de hormônios sexuais.
Produzem os hormônios que ao serem secretados são geralmente anabólicos, isto significa que promovem anabolismo, a fase construtiva do metabolismo.

4- Explique o período de maturação da ovogênese.
O período de maturação da ovogênese é idêntico da espermatogênese, corresponde a meiose. O ovócito I (2n) entra em meiose I, formando, cada, um ovócito II ou ovócito de 2ª ordem e um glóbulo polar. O ovócito II apresenta citoplasma volumoso, armazenando todas as reservas alimentares (vitelo) para o embrião. O pólo polar, ao contrário, é praticamente o núcleo celular, sem citoplasma. O ovócito II e o glóbulo polar são haplóides (n), cujos cromossomos se encontram duplicados, isto é, com duas cromátides.

5- De que é formamdo o sêmen ?
As pesquisas realizadas apontam que o esperma (sêmen) contém um vasto número de substâncias: espermatozóides, líquido seminal, água, ácido ascórbico, cítrico, úrico, lático e pirúvico (ciclo de Krebs); frutose, potássio, colesterol, uréia, magnésio, zinco e vitamina B12/E/C.

6- Quais as partes e medidas de um espermatozóide humano ?
Três partes:
a)Cabeça (acrossomo, membrana celular, núcleo, centríolo);
b)Peça Intermediária ( mitocôndria);
c)Cauda (flagelo).

Medida: entre 0,05 e 0,06 mm
7- Qual o tempo de formação de um espermatozóide desde a espermatogônia ?
De 70 a 80 dias

8- Em que local do aparelho reprodutor feminino ocorre a fecundação?
Na Tropa de Falópio

9- Diferencie espermatogênese de ovogênese, quanto ao número de células haplóides formadas.

Cada espermatócito primário diplóide que participa da espermatogênese origina, ao final do processo, quatro espermatozóides haplóides. Isso justifica o grande número de espermatozóides encontrados no esperma, em cada ejaculação, com um número oscilante entre 300 a 500 milhões, enquanto na ovogênese na etapa da divisão II da meiose, o ovócito II origina uma célula grande (haplóide), o óvulo, e outra pequena, o segundo glóbulo ou corpúsculo polar, que pode se dividir, originando dois corpúsculos polares.

10- O que é oligospermia ?
Oligospermia por vezes também apelidada oligozooespermia, caracteriza a situação em que a contagem de espermatozóides no ejaculado masculino tem um valor inferior a 20 milhões por mililitro de sémen ejaculado. Infertilidade. Trata-se de uma doença com a classificação da OMS ICD-10 N46. A oligozooespermia pode ser transitória ou permanente.
Causa: pode ser causada por um conjunto variado de motivos entre os quais a orquite (inflamação do testículo), testículos que não descem até ao escroto e varicocele. O stress, o cigarro e o abuso do alcool e de algumas drogas podem provocar oligozooespermia transitória.

Referências:

Dias, Diaroni Paschoarelli. Biologia Viva, volume único, 1ª Ed – São Paulo: Moderna,1996

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores