sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

EMBRIOLOGIA HUMANA - TERCEIRA SEMANA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Biologia dos Organismos Animais

ALUNO: Vilson Antônio Arruda (0178662) REGESD

TERCEIRA SEMANA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

Gastrulação
Na terceira semana do desenvolvimento humano ocorre a gastrulação com espetaculares transformações no embrião, cuja mudança do disco embrionário, até então bilaminar, para a formação de um novo disco embrionário em três camadas germinativas (ectoderma, mesoderma e endoderma). Estudos indicam que nesta etapa ocorre a multiplicação celular na superfície do epiblasto embrionário para constituição das camadas germinativas. No primeiro momento da grastulação acontece a migração dessas células que se multiplicam e se direcionam para a linha média longitudinal do disco embrionário formando a Linha Primitiva.
Da linha primitiva se origina a células mesenquimais que direcionam-se entre o epiblasto e o hipoblasto. Depois é observado que na parte mediana desta linha primitiva aparece o sulco primitivo. Na parte extrema cefálica origina-se uma protuberância (saliência) celular, denominado Nó Primitivo, em cuja região central se forma a fosseta primitiva. Na outra extemidade, caudal, surge uma área de forma circular denominada de membrana cloacal que no futuro ocorrerá a formação do ânus. Quando a linha primitiva se completa é capaz de se observar o eixo cefálico-caudal, como também os lados direito e esquerdo e as regiões dorsal e ventral.

Neurulação
Entre os acontecimentos expressivos da transformação da gástrula em nêurula são os aparecimentos do tubo neural, notocorda e mesoderma embrionário.
O Tubo Neural é formado a partir do conjunto de células da ectoderme presentes na região mediana da porção dorsal, ao longo de todo o embrião, que se achatam constituindo a Placa Neural. Em sequência ao processo, a Placa Neural invagina-se formando o sulco neural, que se torna mais fundo e funde os seus bordos, originando, assim, o tubo neural, responsável pela formação do sistema nervoso do embrião.
A notocorda é formada a partir da invaginação da fosseta primitiva, e as células rumam ao longo da linha mediana na direção cranial formando duas estruturas diferenciadas: a Placa Precordal que é o promórdio da membrana bucofarígea (será a formação da boca) e o processo notocordal que se desenvolve cefalicamente entre o endoderme e o ectoderme. A partir daí o processo passa pro modificações. Inicialmente, a parede ventral do processo notocordal funde-se a endoderme e se degenera lentamente formando um canal neuroentérico entre a cavidade amniótica e a cavidade vitelínea. Seguindo se transforma em uma placa notocordal, que depois dobra-se sobre si constituindo a notocorda propriamente dita. Esta notocorda serve para definir o eixo ao embrião e de base para o desenvolvimento do esqueleto axial e dos futuras vértebras, em cujo interior se desenvolve o sistema nervoso central do ser em formação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores