quinta-feira, 17 de junho de 2010

PROJETO pH METRIA: DETERMINAÇÃO DO pH ATRAVÉS DAS CORES (COLORIMETRIA)


REGESD - UFRGS
Disciplina de Biofísica I
Professora: Clorildes Lessa da Silva e Mara da Silveira Benfato
Tarefa: O aluno Vilson Arruda deverá fazer um Plano de Aula sobre pHmetria.
Construindo a tarefa:

ESCOLA TÉCNICA DE AGRICULTURA DE VIAMÃO
DISCIPLINA DE BIOLOGIA
Professor: Vilson Arruda


TITULO: pHmetria

DETERMINAÇÃO DO pH ATRAVÉS DAS CORES (COLORIMETRIA)

OBJETIVO: Determinar o pH através das cores e proporcionar ao aluno uma visão prática da pHmetria

MATERIAIS E REAGENTES:
- copinhos descartáveis
- etiquetas
- pipetas graduadas
- pinça metálica
- papel indicador universal
- amostras (limpador com amoníaco, água sanitária, suco de limão, vinagre, leite de magnésia, clara de ovo, saliva, leite de vaca).

METODOLOGIA:

PROCEDIMENTOS
1- Colocar pequena quantidade (1 mL) de limpador com amoníaco em um copinho descartável, segurar uma fita de papel indicador universal com a pinça metálica. Introduzindo-a na amostra para umedecer. Aguardar por 60 segundos. Observar a cor resultante do indicador.
2- Comparar com o código padrão de cores na tabela multicolorida. Anotar, em uma folha do caderno, a cor e o pH correspondente na Tabela.

Repetir os itens 1 e 2 com cada amostra.
Observação: lavar bem as pipetas quando trocar de amostra.

Tabela 01


QUESTÕES PARA RESPONDER:
1- O que é pH?
2- Qual é a expressão matemática do pH?
3- Classifique cada amostra quanto ao caráter ácido, básico ou neutro, levando em conta o pH determinado através das cores do indicador.
4- Qual a importância biológica do pH?
5- Um agricultor vai plantar milho numa cultura que necessita de um pH entre 5,5 a 7,5. Que substância pode ser adicionada ao solo quando este se apresenta ácido?

COMENTÁRIOS
Em geral, se faz a medida do pH de uma solução aquosa de duas formas:
a) através de aparelhos denominados pHmetros (peagâmetros), que possuem uma escala já graduada em valores de pH; ou
b) através de indicadores de ácido-base - os chamados papel indicadores universais - que são misturas de vários indicadores (amarelo de metila, azul de bromotimol, fenolftaleína), cuja cor varia gradativamente, mostrando qual é o valor do pH da solução.

TEXTO COMPLEMENTAR
pH é o símbolo para a grandeza físico-química 'potencial hidrogeniônico'. Essa grandeza indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa.
O termo pH foi introduzido, em 1909, pelo bioquímico dinamarquês Søren Peter Lauritz Sørensen (1868-1939) com o objetivo de facilitar seus trabalhos no controle de qualidade de cervejas (à época trabalhava no Laboratório Carlsberg, da cervejaria homônima). O "p" vem do alemão potenz, que significa poder de concentração, e o "H" é para o íon de hidrogênio (H+).
Às vezes é referido do latim pondus hydrogenii.
Matematicamente, o "p" equivale ao simétrico do logaritmo (cologaritmo) de base 10 da atividade dos íons a que se refere. Para íons H+:

Sendo que representa a actividade em mol dm−3. Em soluções diluídas (abaixo de 0,1 mol dm−3), os valores da atividade se aproximam dos valores da concentração, permitindo que a equação anterior seja escrito como abaixo:

MEDIDA DE pH
O pH pode ser determinado usando um medidor de pH (também conhecido como pHmetro) que consiste em um eletrodo acoplado a um potenciômetro. O medidor de pH é um milivoltímetro com uma escala que converte o valor de potencial do eletrodo em unidades de pH. Este tipo de elétrodo é conhecido como eletrodo de vidro, que na verdade, é um eletrodo do tipo "íon seletivo".
O pH pode ser determinado indiretamente pela adição de um indicador de pH na solução em análise. A cor do indicador varia conforme o pH da solução. Indicadores comuns são a fenolftaleína, o alaranjado de metila e o azul de bromofenol.
Tabela de Pratalongo
Papel Indicador Universal

REFERÊNCIAS:

Web-bibliografia:

http://neifba.blogspot.com/2008/11/determinao-do-ph-atravs-das-cores.html
Acesso em: 14 junho

http://pt.wikipedia.org/wiki/PH
Acesso em: 13 junho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores