quinta-feira, 2 de setembro de 2010

33ª EXPOINTER: POSTAGEM DOS ALUNOS NOVO CÓDIGO FLORESTAL

NOVO CÓDIGO FLORESTAL

BRASILEIRO

CASA RBS - CANAL RURAL
Olá alunos da Escola Técnica de Agricultura de Viamão!!!!
Vocês podem postar as suas opiniões, em no mínimo 10 linhas, ATÉ 30 DE SETEMBRO, neste Blog sobre a palestra com tema Novo Código Florestal Brasileiro, que ocorreu na Casa da RBS na 33ª Expointer/RS, promovido pelo Canal Rural no dia 31 de agosto ás 09 horas.


OBS: O texto não pode ultrapassar 300 caracteres. Se ultrapassar a postagem não ocorre.



33ª EXPOINTER - 2010
ESCOLA ESTADUAL TÉCNICA DE AGRICULTURA DE VIAMÃO


PROJETO DE ESTUDO – SAÍDA DE CAMPO

PROFESSORES COORDENADORES:
VILSON ARRUDA
SILVIO SILVEIRA
ISABEL VEIGA
RUDINEI NESSEY


JUSTIFICATIVA:
A visita na Expointer/2010 oportuniza aos alunos da Escola Técnica de Agricultura de Viamão – ETA – um contato direto com as novas tecnologias de ponta na maior feira de agronegócios da América Latina, com a finalidade de proporcionar estudos complementares nas competências e habilidades das disciplinas de Administração e Economia Rural, Culturas, Extensão Rural e Agroindústria.

OBJETIVO:
Os alunos com contato com os produtores, empresas, técnicos científicos e com as mais variadas formas de tecnologias criam um elo entre o ambiente estudantil e o mercado do Agronegócio. A visita à Feira proporciona aos estudantes do curso técnico em agricultura e pecuária observar o avanço tecnológico e as formas de comercialização no agronegócio. Além, da visitação os alunos podem assistir palestras técnicas voltadas para a sua área do conhecimento.

DESENVOLVIMENTO:
Os alunos assistem à palestra técnica na 33ª Expointer/2010 na Casa da RBS, no Parque Estadual Assis Brasil, em Esteio, e, após, postam um relatório no Blog http://vilsonarruda.blogspot.com/ no endereço ETA EXPOINTER 2010 – ALUNOS, até o dia 30 de setembro para serem avaliados.

Palestra:
Tema: “Novo Código Florestal Brasileiro”
Dia: 31 de agosto (terça-feira)
Local: Casa RBS
Horário: 09 horas
Turmas: 311 – 312 – 322 – 423 Totalizando: 72 alunos

AVALIAÇÃO:
A atividade será considerada satisfatória se todos os alunos postarem os relatórios externando a sua opinião sobre o tema abordado.


Contato:
Márcia (Canal Rural) - Fone: (51) 99552484 ou 96237821 ou 32185252


Relatório: Rafael Bueno Siega

Aluno, turma 322, Curso pecuária, setembro, ETA - 2010

Nesse fórum sobre o código florestal, que ocorreu dia 31 de agosto, na expointer 2010, na casa da RBS TV, em Esteio (RS). Teve a participação por teleconferência do Deputado federal do PC do B de SP Aldo Rebelo, autor da proposta de projeto legislativo ambiental.
Debatendo com uma mesa de convidado na casa da RBS TV, constituída pelo Dr. Julio Almeida, Promotor (Ministério Publico do RS), O Dr. Rodrigo Justus Brito do (CNA) e o Dr. Ricardo Alfonsin do (IEJUR ).

A aplicação da lei do Código Florestal é atualmente impossível de ser cumprida pelos produtores rurais. Foi o que disse Aldo Rebelo, relator do texto que propõe mudanças na legislação ambiental, durante o Fórum Canal Rural: Um Código Florestal para Produzir e Preservar. Para o deputado, o Brasil possui leis que beneficiam apenas os países estrangeiros.
- A nossa legislação não é a melhor do mundo, mas a melhor para o mundo, pois auxilia os europeus e os americanos. Ela foi feita com a ajuda de organizações não governamentais, órgãos internacionais.
Rebelo criticou a postura do Ministério do Meio Ambiente. Para ele, é preciso considerar todos os lados envolvidos.
- Não queremos a degradação do meio ambiente, nem da vida das pessoas. O ministério não deve pensar apenas em uma das partes afetadas ou na arrecadação.
O presidente do Iejur, Ricardo Alfonsin, também participou do evento. Ele criticou as medidas do governo sobre os custos causados por áreas assinaladas, como de preservação ambiental (APPs) e de reserva legal. Atualmente, são de responsabilidade do produtor os custos pela manutenção e recuperação das áreas.
Durante o debate, algumas das medidas apresentadas no relatório de Rebelo foram criticadas.
O coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Julio Almeida, citou o Desmatamento Zero. A lei propõe a suspensão do desmatamento por cinco anos em todo o país, mas não abrange os licenciamentos já feitos, os projetos já aprovados e as áreas já concedidas.
- Esta lei beira à falsidade. Ela tem muitas exceções – disse ele.
Também foi comentado as dificuldades de criar uma lei ambiental para um pais do tamanho do Brasil. Existe um problema de falta de efetivo para fiscalizar, temos diversidade na agricultura, sendo que área de minifúndios de não deveriam ter as mesmas leis como para as áreas de latifúndios.
Se formos analisar há uma grande diferença se falarmos em 20% de uma área de 10ha aonde poderá se produzir no maximo em 8ha e se pegarmos uma área de 1000ha aonde poderá ainda produzir em 800ha.
Também devemos levar em consideração que cada estado ou região do Brasil tem geografia, vegetação e biomas distintos, onde não faz sentido a aplicação da mesma lei para todo o lugares.
Acredito que devemos preservar, mas temos o direito de produzir.

38 comentários:

  1. Gislene Fonseca Corrêa t: 423 3° etapa
    Tema:Um código florestal para produzir e preservar! Nesta palestra houve uma discução sobre o novo código florestal,onde a reserva legal é em hectares e querem que seja em módulos, eu defendo esta posição, pois pequenos produtores não perderão muitas terras e poderão produzir ,a lei fala para peqnos, médios e grandes produtores, um peqno produtor jamais terá condições de pagar as multas, por isso a lei precisa de mudanças.

    ResponderExcluir
  2. Luciana Reis Portela Corrêa t:322 3ªetapa
    "Um novo código florestal para produzir e preservar"
    Nesta palestra foram discutidos vários itens que devem mudar no código,como por exemplo:"porque não indenizar proprietários que possuem APP?"o deputado defendeu,que agora a reserva legal é uma reserva biológica,para preservar a fauna e a flora que acaba sendo um benefício de direito ao povo brasileiro e que a obrigação é do poder público de indenizar aqueles que se mantén limitados em sua área.

    ResponderExcluir
  3. Olá Luciana!! Gostei do que disseste na tua postagem. Eu acredito que o ato de preservar não precisa indenização, pois é um dever nosso manter a sustentabilidade do planeta. O que tu acha?
    Professor Arruda

    ResponderExcluir
  4. OLá Gislene!! Petinente o teu comentário. Não podemos prejudicar os pequenos produtores, pois são eles que mais preservam.
    Professor Arruda

    ResponderExcluir
  5. Tiago Mombach T:312 3° Etapa
    Um código para produzir e preservar.
    No meu ponto de vista um código florestal deve ser sustentável, não afetando o produtor rural seja num latifúndio ou agricultura familiar. Assim devia ser criada uma política de preservação ambiental onde o produtor teria um auxilio para a preservação, não afetando sua produção e também não se tornando inviável ao governo.
    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  6. OLá Tiago!!! Beleza de comentário. As políticas ambientais não podem afetar a produção agrícola, mas os produtores devem ter a consciência que não podemos destruir mais os nossos ecossistemas.
    professsor Arruda

    ResponderExcluir
  7. Mairim Souza Turma 423 3ª etapa
    "Um Novo Código Florestal para Produzir e Preservar".
    As mudanças climáticas estão cada vez maiores, os grandes problemas ambientais são devidos a grandes desmatamentos. O Brasil é o quarto país que mais polui o clima no mundo, devido as queimadas. Foi feito um acordo com 170 países, para diminuir o efeito estufa e não está sendo cumprido. Precisamos preservar as matas, as nascentes dos rios, as margens, encostas e topos dos morros. O agronegócio é o maior responsável pelas grandes queimadas, onde a impunidade acontece diariamente. O código florestal deverá ser revisto, sendo adequado para cada região e monitorado adequadamente a fim de fazer cumprir a lei. O código deverá ser adequado a cada propriedade agrícola do Brasil, onde quem tem mais terras deverá pagar mais do que aqueles que vivem da pequena propriedade. O Brasil tem um ótimo desempenho no que diz respeito à produção de alimentos, vivemos ainda uma dramática situação de desigualdade no campo.

    ResponderExcluir
  8. Olá Mairim!!! Isso mesmo Mairim a desigualdade social é muito grande no Brasil. Poucos têm muito, e muitos têm pouco. A agricultura familiar não pode ser tão honerada pois é o setor que mais produz alimentos no pais. A distribuição funsiária deve ser repensada.
    Professor Arruda

    ResponderExcluir
  9. Debate sobre novo Código Florestal Brasileiro

    Discutindo sobre os questionamentos Deputado Aldo Rebelo (PC do B) tentava explicar sobre a situação irregular dos agricultores com o desmatamento. Que cerca de 99,5% dos agricultores brasileiros não cumprem a lei.A nova lei procura balancear a agricultura com o meio ambiente dando um tempo para o agricultor se adequar.
    De acordo com cada região áreas acima de quatro módulos deve ter a área de reserva legalizada. A nova legislação protege ainda mais a floresta amazonas, mas respeitando as zonas de produção agrícola.
    A situação para aplicar o controle das áreas de reserva é complicado porque no Brasil á diferenças de zonas climáticas.A idéia é aplicar mais vegetação nativa, não fazer mais açudes irregulares e proteger as águas existentes.
    A estrutura é fraca para manter uma fiscalização e orientação de qualidade aos produtores rurais.

    Anderson Diego Silva – Turma 423

    ResponderExcluir
  10. Caroline Silveira turma:423 3°etapa
    "Um Novo Código Florestal para Produzir e Preservar".
    A palestra foi atraves de uma videoconferencia que na minha opnião prejudicou um pouco o audio.
    Como todos sabem o codigo nao é cumprido pela maioria dos agricultores e nem fiscalizado.E assim como o deputado Aldo Rebelo acredito que deve ser revisto,e adaptado para cada região do pais e principalmente pela quantidade de terras de cada agricultor.

    ResponderExcluir
  11. OLá Anderson!! O maior problema dos brasileiros é que muitos não cumprem as Leis, inclusive as autoridades que são os que fazem as leis. A importância biológica das matas é garantir a vida permanente das nascentes dos rios, sangas e córregos. Sem água não existe a possiblidade da existência da produção agropecuária. Nós técnicos agrícolas temos que pesistir nesta luta de presevação ambiental, caso contrário a nossa profissão estará em perigo.
    professor Arruda

    ResponderExcluir
  12. Heron Petry Silva T:311 3ªEtapa
    "Um novo código florestal para produzir e preservar"
    O Fórum sobre o Novo Código Florestal Brasileiro, no mostrou o quando se discuti, números, ideias, atitudes, decretos e etc, sendo um regime de lei, fundamental para assegurar que nos respeitemos a natureza!
    Na discussão, falando se das APPs e reserva legal, foi ressaltado o fator da desigualdade de terras, onde num minifúndio, se perderia poucas hectares, já num latifúndio perderia-se uma vasta quantidade, de área, para que fosse aplicado de forma rígida o Novo Código Floresta, deveria-se estabelecer o tamanho da reserva legal, conforme a região, e classificação do tamanho da área... também acho, que o governo indenizasse essas área, se caso o produtor estive usando-a pra um fim de renda.
    Foi importante termos assistido essa palestra, pois vamos necessitar para auxiliar os produtores.
    Atenciosamente
    .............( Oh meu POVO!)..........

    ResponderExcluir
  13. Olá Caroline e Heron!!!
    Muito pertinente a opinião de vocês. Certamente, os produtores precisaram muito dos serviços profissionais de vocês para orientá-los e implementar o novo código florestal na prática, haja visto que hoje é complicado. O atual código é muito rigoroso e o homem do campo não pode pagar sozinho pelo desmatamento, haj visto que a população urbana também desmata para construir as suas casas, comércio e indústria. Onde estão as áreas verdes nas cidades?
    Professor Arruda

    ResponderExcluir
  14. Fabiano dos Santos Ortiz Neto T:311 3°etapa
    Boa noite!
    Sobre a palestra do novo código florestal foi salientado sobre as APPs,teve varias questões que foram discutidas entre elas a dos produtores rurais que tem poucas terras,para eles fica difícil ter as APP pelo fato de suas terras já serem poucas e eles ainda ter que deixar uma certa quantidade da propriedade para a preservação fica complicado,uma possível solução é do governo fazer essa lei valer para os grandes produtores já que geralmente eles não chegam a usar totalmente a suas áreas de terra,e o pequeno produtor quase sempre usa toda sua área na agricultura ou pecuária,
    att:
    ,,,,,,(,,,arruda é cultura,,),,,,,,,

    ResponderExcluir
  15. Tanara Pandolfo 423
    Código Florestal Brasileiro
    Vídeo conferencia com o Deputado Aldo Rebelo, relator do código.
    O debate ao contrario que pensei foi mais voltado para o país, e não debatido o código para Um Novo Código Florestal para Produzir e Preservar nossa região Sul, que é diferenciada, na produção agrícola e pecuária.
    O que pode-se perceber que a briga é grande, entre fazer as leis e cumpri-las, pois com a mudança de governos, a novas emendas, e reformulação no código.
    Como cada estado tem uma produção diferenciada, deveriam então mudar as emendas do que mudar uma lei intera, que beneficia os grandes e prejudica os médios e pequenos produtores.
    Espero que aconteça o que o Relator colocou, fiscalizar com extensão, não indo só para punir mas também orientar, sobre as APPs.

    ResponderExcluir
  16. Nome: Douglas Propp 423
    Olá professor Arruda!!!
    Tudo bem???
    Palestra debate sobre novo código florestal brasileiro.
    A seguinte palestra realizada na Expointer 2010, pelo grupo RBS juntamente com o CANAL RURAL, tinha como objetivo debater sobre normas e leis propostas no novo código florestal brasileiro, que desde 1968 sofreu apenas medidas provisórias que por meio deste esta tentando mudar o código em definitivo.
    Mas no decorrer da palestra, pude observar que os convidados que ali estavam não concordavam com as normas propostas no novo código florestal. Essa discussão se prolongou durante toda a palestra. Que teve fim sem que houvesse um consenso entre os palestrantes.

    ResponderExcluir
  17. Mateus Vilella turma:423 3°etapa
    Palestra Por que o búfalo? Palestrante: Dr. Jonas Camargo Assumpção
    Criador de búfalos desde 1969,é um especialista na área.
    Os búfalos são animais discriminados, princinpalment no Rio Grande do Sul.Ao longo das três horas e meia de palestra, que na minha opinião não passou de uma conversa informal,refletimos sobre os números e o negócio do búfalo e comparamos com o mercado bovino tradicional,
    mas nada de mesnosprezar um ou outro ,pois as duas criações são lucrativas. Acontece que o búfalo temuma fama de mal, arrebentador de cerca e briguento, porém isso é desmistificado com um pouco de estudo, pois o animal é docíl, inteligente e respeitador, basta trata-lo tambem com respeito.
    Em resumo, pois se relatasse tudo não haveria espaço suficiente, o búfalo é altamente rentavél princpalmente nas áreas de campo "sujas", e tem um custo beneficio agradavél.Porém requer alguns cuidados mais especificos.Na minha opinião um otímo investimento.

    ResponderExcluir
  18. Sr prof. Arruda.
    Eu, Humberto de Souza Farias da turma 311 de Agricultura, vim descrever por meio desse comentário o que eu entendi e o meo ponto de vista sobre: "Um novo código florestal para produzir e preservar".
    O debate se deu de um modo bem dinâmico com perguntas da plateia em que lá esteve e dos srs presentes na mesa.
    O novo código é um tanto quanto rigoroso e de dificil aplicação,porque abrange todo o território nacional e todos nós sabemos que o Brasil tem proporcões continentais tendo como visto o tamanho territorial.
    E isso não se pode ocorrer de uma hora para outra,"alguém" terá que instruir a pessoa que mais será importante para o comprimento do mesmo: O produtor Rural.Mas será que essa deputado que lançou esse projeto pensou por esse lado? Que terá que capacitar técnicos extensionistas para levar esse conhecimento ao pequeno e médio produtor e alerta-los das e penas que há nesse código!?
    Leis e penas são importantes mas o que realmente é essencial é o "carater e conciencia que o individuo tem de ter com seo meio"
    Se todos tivessem isso,BASTARIA(...)

    ResponderExcluir
  19. Jonas francisco flores da costa T:312
    "Um novo código florestal para produzir e preservar"
    o fato das apps é muito complicado para os pequenos produtores, por que o pequeno produtor nao vai quere deixar as apps por causa que a sua propiedade ja é pequena sem as apps imagina com elas.
    uma solução seria aumentar as terras dos pequenos produtores que estão usando para aumentar sua renda e aumentar sua qualidae de vida.
    att
    abraço

    ResponderExcluir
  20. JULIANA OLIVEIRA T:312

    Olá professor Arruda

    A palestra na casa RBS na expointer falava sobre o novo código florestal, que ao meu ver ira conplicar bastante a vida dos agricultores pois não haverá pessoas qualificadas o suficiente para verificar se esta sendo respeitada a nova lei, porque quem antes estava legalmente correto hoje não esta mais, e muitas pessoas não sabem disto.

    ATT.

    ResponderExcluir
  21. Eduardo Rafael Maders
    Turma 311 de AGRICULTURA, 3ª Etapa

    Sobre a palestra Novo Código Florestal realizada na casa da RBS, juntamente com o Canal Rural na Expointer 2010.
    Com o lema "Um novo código florestal para produzir e preservar" não atende a necessidades de todos, assim como na sociedade em que vivemos hoje isso não é possível.
    Com a discussão, vieram à tona as APPs (área de preservação permanente) e reserva legal.
    Mas visando mais os pequenos agricultores que é a área que mais necessita de nós técnicos agrícolas, a nova lei prejudica muito a esses, pois um pequeno agricultor já possui uma quantidade de área reduzida, muitas vezes com finalidades já destinadas para o seu sustento.
    O novo código florestal visa muito à preservação do meio ambiente o que não está errado, muito pelo contrário, mas devemos nos conscientizar e fazer com que todas as classes saiam ganhando assim como os minifúndios e os latifúndios e o meio ambiente.
    Em minha opinião, para a efetivação do novo código florestal o governo deveria indenizar essas áreas, se as mesmas estiverem em uso para obtenção de alguma renda.
    Atenciosamente...
    >>>>>>>>>>> O MEU PATRÃO <<<<<<<<<<

    ResponderExcluir
  22. Jéssika Araújo turma: 322 3º etapa
    'Um código florestal para produzir e preservar!'

    O Código Florestal tem mais de 40 anos e nunca foi respeitado integralmente. Assim, o entendimento e, a elaboração de estratégias que deixem claras as condições de produção, se tornou essencial para que essa discussão assuma outro curso – o dos efeitos práticos, do apontamento de soluções.
    Iniciativas como essas não são suficientes para uma definição dos rumos da produção agrícola nacional. As discussões precisam avançar, para que a preservação seja uma prática sustentável, e não assunto capaz de colocar a sociedade contra o agro negócio.
    Mas não podemos esquecer que sem água não há vida e APPs são necessárias para preservar nossas nascentes e cursos de água. O regime de chuvas, está intimamente ligado à presença de florestas e rios preservados. Deveríamos estar discutindo formas de preservar e recuperar nossas matas ciliares, para que os nossos rios não sejam assoreados e fiquemos sem água. Será impossível produzir se acabarmos com o clima natural do país, risco que corremos se não começarmos a preservar e recuperar imediatamente nossas matas ciliares.

    Att!

    ResponderExcluir
  23. Jéssika Araújo T: 322. 3º etapa
    "Um novo código florestal para produzir e preservar"
    O código florestal tem mais de 40 anos, e nunca foi respeitado integralmente. Assim, o entendimento e, a elaboração de estratégia que deixem claras as condições de produção,se tornou essencial para que essa discussão assuma outro curso-o dos efeitos práticos, do apontamento de soluções. Iniciativas como essas não são suficientes para uma definição dos rumos da produção agrícola nacional.As condições precisam avançar, para que a preservação seja uma prática sustentável, e não assunto capaz de colocar a sociedade contra o agro negócio. E não podemos esquecer, que sem água não há vida e APPs são necessárias para preservar nossas nascentes e cursos de água.O regime de chuvas, está intimamente ligada a presença de florestas e rios preservados. Será impossível produzir se acabarmos com o clima natural do nosso país, risco que corremos se não começarmos a preservar e recuperar imediatamente nossas matas ciliares.
    Att!

    ResponderExcluir
  24. Gustavo dos Santos Pinheiro, T:311, 3ª etapa
    Olá Professor, sou Gustavo Pinheiro aluno da turma 311 de agricultura, e venho por meio deste comentário descrever como foi a palestra sobre o novo código florestal.
    A palestra estava mito interessante pois tratava de assuntos ligados muito ao curso em que estou me formando, a agricultura.
    O novo código florestal tem por objetivo preservar matas ciliares, APP's ,e implantar a reserva legal,que é uma faixa de 20% da propriedade que deve ser implantada mesma.
    Com esta reserva os pequenos agricultores sairão prejudicados pois eles já tem uma quantidade de terra reduzida, terão que "tirar" uma parte de suas terras para preservação.
    Mas se as autoridades não agirem deste modo o meio ambiente saíra perdendo, pois seus rios irão açoriar com a derrubada de suas matas ciliares, e os animais silvestres, com o aumento das fazenda não terão abrigo, por isso que eles estão apostando nas APP's.
    Att!!!

    ResponderExcluir
  25. Marcondes oliveira da Costa turma:322 3ª etapa
    o novo códico florestal não é muito respsitado pois tem muitos agricultores e pecuaristas que não respeitam isso pois eles pegam e desmatam florestas para plantar arroz soja e criar bovinos de corte, isso acontece mais e na Amazônia pois lá tem maior area, e la acontece muito tambem contra bando de arvores e de animais.
    Eu não fui na palestra mas eu li sobre o novo códico florestal e lá tambem li sobre as APPs que são muito importante para preservar as nascentes e cursos de rios. E o nosso pais tinha que ter um pouco de consideração com as nossas matas e florestas.
    Att!!!

    ResponderExcluir
  26. Rodrigo dos Santos Braga Turma: 312 3ª etapa
    "Um novo código florestal para produzir e preservar"
    No mundo em que se vive hoje, as empresas só levam em consideração números (lucro) ás vezes a todo custo, mas quando se trata de meio ambiente ai o governo interfere, é claro que nem sempre ele é justo, e quem paga mais caro são os que menos podem se avaliarmos o nosso código florestal, ele deveria diferenciar o pequeno produtor do grande, no qual 20% de uma propriedade pequena faz a diferença na hora de fazer as contas. Não sou contra as APPs, mas deveria ser maleável com o pequeno produtor que é o que menos ganha e o que mais trabalha! As APPs são muito importantes ecologicamente, trazem imensos benefícios o único conflito com ela é a área que ocupa podendo ser usada para produção não total, mas parcial. O governo deve ter foco numa agricultura sustentável principalmente ao que menos pode, incentivando a expansão do mesmo e guiando de forma adequada enquadrando na situação.
    Um fato que acontece é que o grande produtor pelo fato de ter um porte de empresa privada usa seu poder pra derrubar as matas, infringindo a lei e abusando a carência da fiscalização expande sua produção desmatando no qual a maioria dos pequenos agricultores (onde é mais fácil de fiscalizar) não interfere nessa área por caráter e por ser lei.
    Obrigado e um abraço!

    ResponderExcluir
  27. Italo César Bittencourt de Campos t:312
    "Um novo código florestal para produzir e preservar" Ótima palestra,só que mudando a lei, não adianta por que o que faz a diferença é a fiscalização,deve ser mais efetiva. lembrando que a agricultura e a pecuária devem estar sempre crescendo e se desenvolvendo de maneira SUSTENTÁVEL.
    Att!!!

    ResponderExcluir
  28. Mauricio Gonçalves de olivira turma:312 3° etpa
    A palestra teve como enrredo o novo codigo florestal,nela foi debatido esse assunto bem como seus aspectos positivos e negativos e tambem um pouco do que cada uma das autoridades presentes la pensa sobre ele, mas tirando as criticas feitas espero que seja feito o melhor para todos ou para a grande maioria
    VLW!!!!

    ResponderExcluir
  29. Rodrigo N. Pinós Turma: 312 3ª etapa curso em agricultura.
    Não foi mudado muinta coisa neste novo codigo florestal, mas deixa como resalta a preservação e a manutenção de apps e novos quesitos para desidir o que pode ou não pode ser reserva legal. mas eu resalto novamente aquilo que eu perguntei no dia do debate do canal rural, que deve ter mais fiscalização, pq o velho já é bom só presisa ter mais fiscalização!
    Att!!!

    ResponderExcluir
  30. Guilherme de Almeida turma: 312 3ªetapa
    Nesse debate sobre o novo codigo florestal na minha opinião foram muito poucas, as alterações, mas ficaram em destaque no debate entre as autoridades presentes no local a questão que talvez reajustando os métodos de fiscalizações usado para proteção de reservas.
    Então no meu ponto de vista, se eles aumentarem a fiscalização, e usarem métodos mais ousados em questão da pena ou da multa aplicada em cima do infrator, quem sab não muda pra melhor.
    att!!!

    ResponderExcluir
  31. RANIER FELTRIN BASEGGIO TURMA:312
    O CÓDIGO FLORESTAL REALMENTE NÃO ESTA ADEQUADO À REALIDADE ATUAL DO BRASIL,POIS,OS PEQUENOS PRODUTORES NÃO TEM DISPONIBILIDADE DE GRANDE CAPITAL PARA PAGAR AS MULTAS.POR ISSO,DEVE-SE ADAPTAR O CÓDIGO FLORESTAL PARA QUE REGULARIZEM AS PEQUENAS PROPRIEDADES E MODIFICAR AS PUNIÇÕES PARA O PEQUENO PRODUTOR RURAL CUJO NÃO RECEBE INCENTIVO SUFICIENTE DO GOVERNO PARA REALIZAR SUAS PRODUÇÕES.

    ResponderExcluir
  32. Lutsen de Sousa Jesus Turma:322 3ªEtapa
    A palestra teve grande importansia pois indagou asituação que hoje é um grande problema do pais, tendo isso em vista foi reajustado o codigo florestal para uma melhor preservação do meio ambiente.
    Att!

    ResponderExcluir
  33. Valdemir Schwinn Filho Turma:322 3ª Etapa
    A palestra sobre o novo codigo florestal foi de grande valia para meus estudo pois um melhor conhesimento sobre o codigo florestal faz com que a pecuaria produza legalmente sem agredir o seu meio.
    Att!

    ResponderExcluir
  34. Guilherme Afonso Müller Rodrigues 3° etapa 322/2010

    Um código Florestal Para produzir e preservar

    Na palestra foi debatido vários assuntos em relação ao código florestal como por exemplo, segundo o deputado Aldo Ribeiro (PCdoB) São Paulo diz que a nossa legislação não é a melhor do mundo e sim a melhor para o mundo, tocou também na questão de que a legislação deve preserva e ajuda quem armazena água, pois a água não será perdida e poderá ser utilizada pelos produtores também. Quanto aos técnicos Agrícolas ele fala que devem orientar os produtores e acredita que a prevenção contra crimes ambientais é mais fácil que a fiscalização contra os mesmos.

    att

    ResponderExcluir
  35. Guilherme Rafael Kern Turma:322 3ªEtapa
    O novo codigo florestal tem uma pequena falha pois, na questão de cada produtor ter que ter 20% de area de preservação, o grande produtor não sera muito afetado mais o pequeno produtor tera uma baixa consideravel em questão de tarra se tiver 6ha não podera produzir em 1,2ha isso acabara prejudicando em questão de produção.
    Att!

    ResponderExcluir
  36. Vinicius Marques Pereira Turma:322 3ªEtapa
    A palestra sobre o novo codigo florestal teve o proposito para melhorar a situações das apps e reservas legais e junto a isso ter uma boa produção com seus devidos cuidados fara com que a pecuaria cresa corretamente.
    Att!

    ResponderExcluir
  37. Vanessa Beck de Oliveira 3° etapa 322

    um código florestal para produzir e preservar.

    O debate ocorrido na casa da RBS na 33° expointer foi de grande valia para o aprendizado dos alunos que la estavam presentes.

    foi debatido vários tópicos com por exemplo preservação e proteção de apps e sobre questões com relação a prevenção de crimes ambientais ao invés de fiscalizar e aplicar multas, e é ai que entra o trabalho dos Técnicos Agrícolas segundo Aldo Ribeiro.

    atenciosamente Vanessa.

    ResponderExcluir
  38. Geórgia Tavares Turma:322


    O novo código florestal vai regularizar muitas propriedades,grandes produtores vão ter que recuperar áreas desmatadas,fazendo isso estarao livres das multas por esse processo.Porém os pequenos produtores não irão precisar recuperar as áreas desmatadas.
    Por isso penso que os produtores devem ter um orientaçao adequada,para que proteja suas terras,sua área verde,para que fique legalizado e não pague multas.
    Espero que os produtores tenham uma maior orientação e que consigam entender que desmatamento só trará coisa ruim,que ele estará contribuindo para o aumento de carbono na terra.
    Por isso eu falo,o que falta é concerteza orientação de pessoas qualificadas e consciencia por parte de todos.
    Obrigada.

    ResponderExcluir

Seguidores