sábado, 23 de outubro de 2010

BIOTECNOLOGIA, HISTÓRIA

História da Biotecnologia
A história da biotecnologia é muito mais antiga do que se imagina. Pode-se dizer que tem início por volta de 10.000 anos atrás e permeia a história da própria humanidade.
Compreende-se atualmente que a origem das biotecnologias não está apenas atrelada a um único
fato, pelo contrário, considera-se mais apropriado apresentá-la como fruto de uma sequência cronológica de eventos. Estes eventos têm destacada importância na história da humanidade e também podem ser considerados fundações ou pilares das biotecnologias.
Primeira Fundação: Protobiotecnologias
As primeiras comunidades humanas eram essencialmente caçadoras e coletoras, porém, este modelo de organização não permitia abrigar mais que uma média de mil indivíduos. Quando o homem começa a se dedicar ao cuidado e cultivo do solo surgem as primeiras grandes civilizações.
Geralmente considerada a civilização mais antiga da humanidade, a Suméria localizava-se na parte sul da Mesopotâmia posicionada em terrenos conhecidos por sua fertilidade, entre os rios Tigre e Eufrates. A presença destes dois rios foi fundamental para dar sustentabilidade à população, uma vez que, com suas inundações periódicas banhavam de fertilidade os campos de cultivo.
Os sumérios ficaram conhecidos por desenvolverem a escrita cuneiforme, e se destacaram em outras áreas além da cultura como, por exemplo, política, arquitetura, religião, tecnologia, astronomia e agricultura.
Dentre estas tantas ciências que possuem em seus primórdios contribuições sumérias, vamos aqui destacar a agricultura.
Conhecidos por manter uma produção agrícola de cevada, trigo, centeio, mostarda, uva, dentre outros, a civilização suméria é responsável pelo surgimento de uma grande gama de plantas cultivadas.
Foram encontrados nesta região os primeiros registros de fermentação a partir de cereais. Na época não havia como evitar que os grãos armazenados entrassem em contato com umidade e água e os sumérios perceberam que os grãos que permaneceram por algum tempo nessas condições se tornavam mais doces.
Perceberam também que algumas pequenas poças com alguns grãos depois de algum tempo tinham um cheiro diferente e seu sabor tinha algo interessante, fato que fez com que se tentasse repetir este fenômeno fora das condições de armazenamento.

*Texto Elaborado pela Disciplina de Biotecnologia (REGESD - UFRGS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores