segunda-feira, 18 de outubro de 2010

FEIRA CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE LA SALLE - CANOAS


A VI Semana Científica do Unilasalle é um evento que congrega o Salão e Feira de Iniciação Científica (SEFIC), a Mostra de trabalhos Científicos (MTC) e Atividades Integradas de Extensão. Ocorrerá entre 04 e 06/10/2010, nas dependências do Unilasalle.
O evento, destinado ao público interno e externo à Instituição, tem por objetivo divulgar os resultados parciais ou finais de pesquisa científica produzidos por alunos de graduação e pós-graduação lato ou stricto sensu, professores, pesquisadores e egressos, nas diversas áreas do conhecimento
O professor Vilson Arruda participou, no dia 05 de outubro, da VI Feira de Iniciação Científica da Universidade La Salle, na cidade da Canoas no RS.
Inscrito como aluno da gradução em Licenciatura em Biologia pela UFRGS, ele apresentou poster do projeto "Deixe o Arroio Fíúza Viver". Durante a exposição do poster o projeto foi avaliado, das 19 horas às 21h30min.



RESUMO DO PROJETO

EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: “DEIXE O ARROIO FIÚZA VIVER”

Vilson Antônio da Costa Arruda1,2 e João Ito Bergonci2 (orient.)
¹Escola Estadual de Ensino Médio Açorianos; ²Universidade Federal do Rio Grande do Sul; vilson.arruda@ig.com.br; joaobergonci@ufrgs.br.

A água é um bem comum e por isso precisa ser preservada para garantir a sustentabilidade dos seres vivos. Este projeto ambiental “Deixe o Arroio Fiúza Viver” é uma iniciativa de alunos do terceiro ano e de um graduando de Licenciatura em Biologia (Ensino à Distância - UFRGS), com os seguintes objetivos: a) melhorar a qualidade da água do Arroio Fiúza e seus afluentes; b) elevar a qualidade de vida dos moradores do entorno e promover a conscientização sobre a importância da bacia hídrica, através dos estudantes. A atividade interdisciplinar, com a integração de professores, direção, funcionários e entidades parceiras, foi desenvolvida de abril a junho de 2009 na Escola Estadual de Ensino Médio Açorianos, em Viamão. O trabalho iniciou a partir de uma aula de Educação Ambiental, quando um aluno sugeriu a possibilidade deles realizarem um estudo ambiental do Fiúza. Este arroio tem suas nascentes próximas da escola, e sua água é utilizada por olericultores e para captação de água pela Corsan. Com planilhas e máquina fotográfica, alunos e professor percorreram as margens do arroio realizando observações e anotações num percurso de 3,5 km. Constataram que a qualidade da água estava em desacordo com os parâmetros recomendados pela Corsan, pois a população ribeirinha descarta o lixo e os dejetos cloacais sem saneamento básico no leito do arroio, causando poluição hídrica e comprometendo a saúde dos moradores do entorno e a vida aquática. Após assistirem palestras, visitarem a Estação de Tratamento de Água e terem participado de seminário, os alunos sensibilizados resolveram fazer um mutirão de limpeza, com a coleta de 10 toneladas de lixo, plantio de 350 mudas de árvores ao longo das margens do arroio e a distribuição de folders explicativos na comunidade para conscientizar os moradores ribeirinhos da necessidade de revitalização do Fiúza. Voltado à conscientização socioambiental através da educação, este projeto revitalizou a realidade ambiental ao melhorar a qualidade da água e a vida das pessoas que residem ou trabalham na região da Bacia do Arroio Fiúza. Concluímos que realizando o saneamento básico solucionam-se os problemas socioambientais e de saúde pública detectados no estudo preliminar.

Apoio: Escola Açorianos/Corsan/Fundação Unibanco/ Coletare Serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores