segunda-feira, 1 de novembro de 2010

CONSUMO, CONSUMISMO, OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA EXERCÍCIOS RESOLVIDOS

UFRGS - REGESD
DISCIPLINA DE BIOTECNOLOGIA
ALUNO: Vilson Antonio Arruda

Questionário Semana 5

Marcar falso ou verdadeiro:

1 -As nossas necessidades são sempre naturais e reais.
Verdadeiro

2- Desde a perspectiva das engenharias a obsolescência programada estaá em certa forma vinculada a engenharia para dar garantias. Só que no caso da obsolescência programada se prevê uma duração limitada do bem que se espera aumentará o consumo e em consequência o faturamento e o lucro da empresa, pois exigira reposição antecipada.
Resposta: Verdadeiro

3- Para enfrentar uma das problemáticas é preciso substituir os plásticos derivados de petróleo por plásticos biodegradáveis, geralmente derivados de amido de origem vegetal.
Falso

4- A visão Holística/Sistêmica da sociedade como conjunto, permite verificar que muitas das nossas necessidades são na realidade parte de um plano comercial que não nos pertence e que não necessariamente temos que aceitar.
Verdadeiro

5- Nos EUA 16% dos consumidores declaram encontrar satisfação em comprar, em 2008, esse numero era de 25%. No Brasil a diferença é ainda maior os que declaram encontrar satisfação em consumir são 14% e esse número era de 29% em 2008. Este processo nada significa.
Verdadeiro

6- O conceito ‘use e jogue fora’ é na realidade de grande ajuda para a sustentabilidade do nosso planeta.
Falso

7- Por influência da mídia que atende essencialmente objetivos mercantilistas, se tem introduzido na sociedade humana o falso conceito que consumir é bem estar.
Resposta: Verdadeiro

8- A obsolescência programada promove o consumismo involuntário. Em contra partida aparece também uma tendência a dar valor a marcas confiáveis e garantias reais prolongadas.
Resposta: Verdadeiro

9- Não existem comunidades que transformam em lixo mais de 4 kg do que consomem diariamente.
Falso

10- Atualmente muitas empresas tentam seduzir aos seus clientes oferecendo a eles garantias até a pouco inimaginavelmente prolongadas como exemplo pode se citar os carros com 5 anos de garantia.
Falso

11- A obsolescência percebida segundo Annie Leonard nos convence a jogar fora coisas perfeitamente úteis, geralmente em função de mudanças meramente cosméticas, mobilizando bens de consumo que em menos de seis meses se transformam em 99% de lixo.
Resposta: Verdadeiro

12- O consumo consciente é uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade do nosso planeta.
Resposta: Verdadeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores