sexta-feira, 18 de março de 2011

PORÍFEROS E CNIDÁRIOS - EXERCÍCIOS E QUESTIONÁRIO - RESOLVIDO


Cnidário (Forma medusóide de Obélia) foto Portal do professor

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
REGESD


DISCIPLINA DE ZOOLOGIA SISTEMÁTICA - A

Professora: Carla Penna Ozório
Acadêmico: Vilson Antonio Arruda

QUESTIONÁRIO RESOLVIDO
1. As células dos poríferos, cilíndricas e especializadas, que formam poros na forma de um tubo que se estendem desde a superfície externa até o átrio, são chamadas de:

RESPOSTA:  porócito

2. A parede do corpo dos poríferos é relativamente simples, revestida externamente pela pinacoderme e composta basicamente por dois tipos celulares, são eles:
R: Pinacócitos

3. Os arqueócitos são células que possuem movimento amebóide, são fagocitárias, desempenham papel no processo de digestão e são capazes de se diferenciar em outros tipos de células. Além destas, várias outras células estão presentes no mesoílo, identifique abaixo quais são elas.
R: Esclerócitos

4. Os poríferos apresentam uma estrutura corporal formada por um sistema de poros, canais e câmaras. De vida séssil, apresentam um nível de organização estrutural bastante simplificado. É correto afirmar que eles ...
R:  A.  Não tem sistema nervoso

5. Célula com um flagelo circundado por um colar de microvilosidades, tipicamente arranjadas em monocamada em câmaras, e responsável pela geração da corrente de água e filtração do alimento. Como se chama esta célula que tem papel fundamental nas esponjas.
R: coanócito

6. Qual o nome da célula de poríferos cujos movimentos dos flagelos criam um fluxo de água que trás nutrientes, oxigênio, remove excreções e gás carbônico?

R: Coanócitos

7. Cite o nome das células móveis de poríferos que distribuem os nutrientes resultantes da digestão. Resposta: Arqueócitos

8. Cite o nome das células alongadas e contrácteis, que formam um esfíncter em torno do ósculo, por onde sai à água que penetra pela superfície porosa da esponja.
R: miócitos

9. As esponjas podem apresentar três estruturas básicas: três alternativas certas
Resposta:
Áscon
Sícon
Leucon

10. A reprodução nas esponjas pode ser assexuada ou sexuada. A forma assexuada pode ser por:
Resposta:
Regeneração
Brotamento
Gemulação


11. Tipo de anatômico de poríferos com sistema aqüífero no qual o átrio ou a espongiocelel é totalmente recoberta por coanócitos. Não há canais inalantes nem exalantes.
R: ASCONÓIDE

12. Organismo invertebrado séssil, multicelular, com células com funcionalidades individuais e grande mobilidade, diblásticos sem orgãos, digestão exclusivamente intracelular, larva ciliada livre e natante, simetria radial ou assimétricos. Estas características se referem aos...
R: B. Poriferos

13. A que classe pertence às esponjas com espículas compactas de carbonato de cálcio. Podem ser do tipo ascanóides, siconóides ou leuconóides.
R:  Calcarea

14. A que classe pertence às raras esponjas com espículas de sílica.
R: hexactinellida

15. A que classe pertence às esponjas com "esqueleto" de fibras de espongina com ou sem espículas de sílica e somente do tipo leuconóide.
R: demospongina

16. Escolha entre as afirmações abaixo, sobre o Filo Porifera, aquela(s) que está correta
Resposta: São organismos conhecidos popularmente como esponjas, que possuem vida aquática, principalmente no mar, e se reproduzem exclusivamente de forma sexuada.

17. Com base num estudo em um ambiente aquático, os autores observaram uma grande quantidade de gêmulas e afirmaram...Cada gêmula é um dispositivo clonador, constituído de células maternas indiferenciadas e encapsuladas em envoltório de espongina, com revestimento de espículas silicosas altamente especificas. (Volkmer-Ribeiro e Almeida, 2005 Diversidade biológica. Cap.8 Biotupé Ed.INPA). A que organismos e que tipo de reprodução os autores estão se referindo?
Resposta: Poríferos dulçaqüícolas - reprodução assexuada

18. Qual o nome das espículas que auxiliam na manutenção da forma de gêmula.
Resposta: anfidiscos

19. No mesoílo das esponjas podemos encontrar células reponsáveis por diversas funções, exceto:
Resposta: Transmitir estímulos nervosos.

20. Em relação à classe Demospongeae é correto afirmar que:
Resposta:
São abundantes em determinados ambientes de água doce, como por exemplo, nos Igapós na Amazônia,
Ocupam nichos em todas as profundidades marinhas
Possuem espículas silicosas ligadas por espongina
O predomínio é do tipo de estrutura leuconóid

21. Em relação as novidades evolutivas (em comparação com os grupos mais primitivos) que surgiram a partir dos Filos Porifera ou Cnidaria, é correto afirmar:
Resposta:
Cnidaria- primeiros a apresentar sistema nervoso (neurônios dispostos de modo difuso pelo corpo
Cnidaria - primeiros a apresentarem capacidade de movimentação (musculatura desenvolvida)
Porifera - primeiros seres verdadeiramente pluricelulares e células especializadas (certa divisão de trabalho entre suas células)
Cnidaria - Pirmeiros a apresentarem células de defesa, as células urticariantes

22. Em relação ao Filo Cnidaria é correto afirmar que:
R: Sistema excretor: ausente; excreções são lançadas diretamente pelas células no ambiente

23. Quanto aos aspectos estruturais em Cnidaria, constata-se que:
Resposta: A simetria radial se mantém presente em todos os membros do filo

24. Relacionando o nome das quatro classes de Cnidários com seus respectivos representantes e assinale a alternativa correta

l) Hydrozoa, ll) Cubozoa, lll) Scyphozoa e lV) Anthozoa

a) hidras e caravelas ( )

b) águas – vivas ( )

c) anêmonas e corais ( )

d) vespa do pacífico ( )

. A ? a) hidras e caravelas ( ll );

b) águas – vivas ( lll );

c) anêmonas e corais ( lV )

d) vespa do pacífico ( l ).

Resposta:     Letra  B.
a) hidras e caravelas ( l );
b) águas – vivas ( lll );
c) anêmonas e corais ( lV )
d) vespa do pacífico ( ll ).

25. Os organismos desta classe são pólipos bem desenvolvidos com fase de medusa pequena ou ausente. Em algumas espécies há reprodução por metagênese. A esta classe pertencem a Hidra, a Obelia e a Physadia.
Resposta: hydrozoa

26. Marinhos, a forma predominante são as grandes medusas, solitárias e pelágicas. Manúbrio modificado em quatro ou oito braços orais. Os pólipos são chamados cifístomas, são de pequeno tamanho e de vida curta. Como representante desta classe, temos a Aurelia sp ou água-viva.
Resposta: scyphozoa

27. Cite o nome do órgão sensorial especializados, em forma de bastão, localizados as margens da “umbrela” nos cifozoários.
Resposta: ropálio

28. A alternância de gerações sexuadas e assexuadas é o tipo de ciclo de vida da maioria dos cnidários. Que nome é dado a este ciclo?
Resposta: metagênese

29. Alguns pólipos de cnidários apresentam um tipo de reprodução assexuada, em que se observada a fragmentação da sua coluna em numerosos segmentos, chamados éfiras. Cada éfira após se destacar, se desenvolve numa medusa adulta. A este tipo de reprodução assexuada foi dado o nome de:
Resposta: estrobilização

30. Cite o nome da larva livre-natante das medusas ou águas-vivas, elas têm a forma oval, são achatadas, apresentam simetria bilateral e são completamente ciliadas.
Resposta:  larva plânula

31. Assinale a(s) alternativa(s) correta. A respeito do Filo Cnidaria é correto afirmar que:
Resposta:
Apresenta nervos dispostos em uma ou duas redes
Apresentam sistema digestivo incompleto
Trocas gasosas são por difusão
Nem todas as medusas são móveis e nem todos os pólipos são sedentários

32. A organização do tipo colonial é muito comum na classe Hydrozoa, podendo ocorrer só indivíduos polipóides ou polipóides e medusóide. Quando ocorrem vários tipos de indivíduos na colônia, cada um responsável por uma determinada função específica e alto grau de coordenação, a colônia é dita:
Resposta: polimórfila

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores