Texto: Vilson Arruda Filho
UFRGS - REGESD
Disciplina: Práticas Pedagógicas no Ensino de Biologia
Análise Critico Reflexiva
"Ser Professor"
O ensino tradicional já era...Não há mais tempo para as decorebas da tabuada, as aulas de ditado. Atualmente, existem outros saberes. Ao longo de sua carreira os professores se apropriam de saberes que correspondem aos discursos, objetivos, conteúdos e métodos a partir dos quais a instituição escolar categoriza e apresenta como modelos da cultura. Hoje, temos o saber sustentável da internet. O tio Google, o sabido...
O professor que trabalha atualmente nas escolas públicas, com uso restrito de novas tecnologias, recursos pertencentes ao campo científico e cultural disponível para a humanidade, demandas de valores éticos e posturas solidárias, ao interagir com essa clientela que está conectada aos acontecimentos mundiais em tempo real, enfrenta um enorme desafio.
Segundo, Juremir é mais difícil ser professor hoje porque o professor precisa encantar, mobilizar, convencer e liderar os alunos na sala de aula.
O desafio do professor requer uma visão de futura, de inovação engajada a uma postura crítica que pressupõe capacitação constante, estudo continuado, curiosidade e atualizado, pois, ensinar e aprender, agir ao mesmo tempo como mestre e aprendiz não são tarefa nada fácil. Todo mundo sabe. As aulas tradicionais deram lugar as aulas lúdicas e com liberdade de cada aluno construir o seu conhecimento no tempo certo.
A ação educativa na atualidade o saber docente fica diretamente ligado a uma relação pedagógica centrada nas necessidades e interesses do corpo discente (alunos). Não se resolve mais nada na paulada. O professor atual tem que ter argumento para convencer o aluno.
A reprovação em massa não é mais tolerada.
A relação com a família na atualidade deve estar ligada ao tempo real e exige preparo e discernimento de todos os que se dedicam ao ato educativo.
Por essa ótica entendo que o saber do professor ultrapassa a formação acadêmica, vivencia a prática cotidiana e a experiência de vida. Entendo que nesse sentido que é um saber plural.
A escola ainda precisa se dedicar ainda mais em cuidar da formação do aluno em termos de valores, ética, cidadania, e as mantenedoras, no caso específico do Estado RS, não se preocupam muito com a qualificação diária do corpo docente.
O saber do professor é um saber experiencial, pois é prático e complexo e vivido na sala de aula e comunidades.
Portanto, procurar compreender a racionalidade do fazer pedagógico na sala de aula significa buscar desvelar as “certezas” que dão suporte às decisões do professor.
O professor todo dia está aprendendo com os alunos coisas novas e se não se modernizar fica um ermitão no âmbito escolar.
O texto traduz que no exercício da docência os professores adquirem e mobilizam diversos tipos de saberes docentes tais como: saberes da formação profissional, saberes curriculares, saberes disciplinares, saberes experiencial e o saber do aluno.
Quando o professor constrói o saber da experiência todos os outros saberes se expressam por um saber-ser e de um saber-fazer profissional também validado pelo trabalho cotidiano.
quinta-feira, 9 de junho de 2011
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Parabéns Colega e realmente necessitamos de "Novo Olhar" profissional até para termos condições e embasamento de fazermos nossas cobranças e exigências!
ResponderExcluirDenise Ferreira - Pedagoga E.E.Açorianos/Viamão
Gostei do que li Vilson. Bem explanado e bem embasado. Na parte da ética também. Muito bem colocado ("demandas de valores éticos e posturas solidárias"). Gostei também do "não se resolve mais nada na paulada". Muito bem apanhado o texto. Contextualizado no fazer pedagógico do profissional. Pena que as vezes ficamos com essa postura apenas na teoria. Na hora de ser solidário com os colegas muitas vezes o condenamos, resolvemos tirá-lo do caminho "resolvendo na paulada". E muitas vezes, se não fazemos somos coniventes com essa paulada e mentimos num processo administrativo para satisfazer nossos interesses pessoais. Não é verdade isso? Um abraço colega. Espero que consiga colocar tuas idéias maravilhosas e de grande importância teórica para a educação na prática do fazer diário da escola. Precisamos realmente evoluir como profissionais e como colegas.
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