quinta-feira, 25 de agosto de 2011

CONSELHO DA CIDADE DE VIAMÃO TOMA POSSE

Segunda gestão do Concivi toma posse

Maria Isabel (com microfone) faz discurso de posse

Na noite desta quarta-feira (24), a Prefeitura de Viamão deu posse à segunda gestão do Conselho da Cidade de Viamão – Concivi, que terá mandato até 2014. Foram empossados 29 conselheiros titulares e 16 suplentes. O Concivi foi criado pela Lei 3530, do Plano Diretor Participativo de 2006.
A primeira gestão, com três anos de mandato, assumiu em 2007. Em seu discurso de despedida, o ex-presidente do Concici, Tadeu Vaz, disse que fez o melhor que pode na sua gestão. “Trabalhamos em prol da comunidade. Espero que a segunda gestão tenha tanto ou mais êxito que a nossa”, desejou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Gross, se colocou à disposição dos novos conselheiros, em nome do governo, para o que for preciso e solicitou reciprocidade. “Todos sabem que temos um número limitado de profissionais e muitas irregularidades na cidade. O conselho também é formado por um grande número de profissionais da área de engenharia e arquitetura e precisaremos muito da colaboração de vocês para a análise de muitos processos. Uma coisa é certa: todos nós estaremos trabalhando em conjunto para o desenvolvimento da nossa cidade”, encerra.
Já a nova presidente da entidade, Maria Isabel Brenner da Rosa, falou que é muito gratificante para ela poder estar novamente contribuindo para o desenvolvimento do município. Engenheira aposentada pela prefeitura em 2009, Isabel participou do processo de criação do novo Plano Diretor. “Viamão já tinha um plano diretor, mas era só urbanístico. O Plano Diretor Participativo estabeleceu normas técnicas e ambientais. A nova diretoria do Concivi não medirá esforços para trabalhar, com base nas leis municipais, estaduais e federais, em prol do desenvolvimento do município”, ressalta.
O Concivi é formado por membros representativos do Executivo, Legislativo, empresários, entidades de classe, movimentos populares, indígenas e quilombolas. Tem por objetivo acompanhar e implantar o Plano Diretor Participativo, deliberar e gerir as aplicações dos fundos de Habitação e de Interesse Social, de Desenvolvimento Urbano e de Desenvolvimento social e econômico; deliberar sobre casos omissos da lei do Plano; emitir pareceres e sugerir propostas e alteração do mesmo; deliberar sobre processos encaminhados pelo Executivo; e, convocar e organizar as conferências da cidade realizadas a cada três anos.
Fizeram parte da mesa, além do secretário de Desenvolvimento Econômico, do ex-presidente e da nova presidente do Concivi, o presidente da Câmara de Vereadores, Nadim Harfouche, a promotora da Justiça Especializada de Viamão, Anelise Stifelman, o presidente em exercício do Conselho de Arquitetura, Engenharia e Agronomia (Crea), Moisés Souza Soares, e o novo vice-presidente do Concivi, Túlio de Souza.

Texto: Rose Scherer

Fotos: Kauê Linhares


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores