domingo, 2 de outubro de 2011

SEM TERRAS INVADEM FAZENDA EM VIAMÃO

SEM TERRAS INVANDEM PROPRIEDADE EM VIAMÃO
BARRACOS DE LONAS SERVEM DE MORADIA

JOVENS INVASORES EM MOMENTOS DE LAZER

Texto e foto: Arruda Filho

O sol raiava na madrugada de segunda-feira, 26 de setembro. Eram 6 horas nas coxilhas da Ponta do Aterro, distrito de Águas Claras, quando cerca de 300 integrantes do MST invadiram pacificamente a produtiva fazenda de 600 hectares que fica situada, no km 20, em frente à Praça do Pedágio, na Rodovia Tapir Rocha (RS-040).
O local ocupado é estratégico para o MST, pois fica próximo a Capital e em frente ao assentamento “Filhos de Sepé”, que assegura apoio logístico aos invasores.
Os ocupantes acompanhados de seus familiares e apoiadores chegaram de ônibus, caminhões e em veículos particulares, vindos das cidades de Santana do Livramento e Charqueados. Trouxeram na bagagem malas, madeiras, lonas plásticas, violão, enxadas, apetrechos para comida e chimarrão.
Ao chegarem ao local os invasores entraram, após arrebentarem uma cerca lateral de arame farpado e se posicionaram num espaço na área da frente da propriedade, onde construíram as barracas cobertas com lonas plásticas. Hastearam bandeiras do MST e colocaram faixas exigindo: “Reforma Agrária Já!” – “Terra para o Povo, e não para o Tráfico de Drogas” e “Em defesa do meio ambiente e do pequeno agricultor”.
Segundo, Daniel Soares, coordenador da ocupação o critério da escolha para a invasão na propriedade, em Viamão, foi devido à possibilidade de desapropriação pelo fato da apreensão de duas toneladas de maconha, no âmbito da fazenda pela Polícia Federal, no segundo bimestre deste ano. “Existe uma lei que dá poder a desapropriação de terras, em locais usados para tráficos de drogas”, explicou Soares.
Conforme o coordenador do MST, o Rio Grande do Sul tem mil famílias esperando para serem assentadas. “A presidente Dilma Rousseff (PT) e o governador Tarso Genro (PT) prometeram na campanha em negociação com o MST assentar cerca de 120 famílias em até quatro meses, mas o prazo se esgotou em abril, e nada foi feito, contou Soares, que concluindo disse: Ficaremos aqui até que o governo nos apresente algo de concreto”.
A propriedade é espólio de Henrique Pinto Santiago e as herdeiras são três filhas que ingressaram na Justiça com pedido de reintegração de posse.
O presidente do Sindicato Rural de Viamão, Manoel Marques, informa que a fazenda é produtiva conforme os critérios do INCRA. Preocupado, o representante dos produtores rurais entende que toda a invasão não é bem vinda, pois perturba a ordem social. “O caminho mais adequado é o da negociação”, sugere Marques
A Polícia Rodoviária e a Brigada Militar estão ao longe fazendo a vigília e observando os movimentos dos invasores.

REINTEGRAÇÃO DE POSSE
Determinada reintegração de posse de área invadida por integrantes do MST em Viamão
O Juiz de Direito Giuliano Viero Giuliato, da 1ª Vara Cível do Foro de Viamão, concedeu nesta tarde (28/9) liminar para reintegração de posse da propriedade invadida por integrantes do MST em Viamão, determinando a imediata desocupação da área.
No local, próximo à RS-040, estão acampadas cerca de 300 pessoas.
As famílias invadiram a propriedade na última segunda-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores