segunda-feira, 12 de março de 2012

RACHA NO PT DE VIAMÃO PODE CUSTAR CARO AOS CACIQUES

RACHA NO PT DE VIAMÃO PODE CUSTAR CARO AOS CACIQUES

Texto Arruda Filho
Passado glorioso. Presente turbulento e futuro incerto. Esse é o clima obscuro nas entranhas do Partido dos Trabalhadores (PT) que vem governando Viamão por 15 anos.  Apesar de controlarem o governo municipal há mais de uma década, os petistas continuam insatisfeitos e brigam, entre si, por mais espaço, verbas e outras babaquices... Essas rixas não permitiram que os petistas, na cidade, comemorassem os 32 anos de fundação do partido no Brasil com euforia. Nesta época de eleição municipal o interesse é pelo apetite extremado das tendências internas que cobiçam por mais cargos no governo da Prefeitura de Viamão. Nas reuniões abertas e realizadas nas quartas-feiras, na sede do partido, o clima está longe de ser animador. O semblante fechado dos principais caciques retrata o incômodo provocado por disputas fratricidas. O PT já foi um partido ideológico, mas hoje a maioria dos seus filiados busca um salário polpudo na administração da prefeitura para sustentar o seu status individual, sem pensar no povo sofrido das vilas. O bem coletivo não faz mais parte da cartilha petista.
O acirramento das disputas internas iniciou quando o prefeito Alex Boscaini (PT) buscou em outros partidos a base de sustentação de seu governo que já estava pedindo água.  Com o ingresso do PTB, PDT, PR e PRB na administração municipal as tetas gordas de leite tipo C tiveram que ser divididas. Essa divisão sem critérios de tetas polpudas e concorridas (Cargos de Confiança – CCs - e Funções Gratificadas  - FGs ) é o que tem incomodado os petistas históricos que ficam apimentando a relação do partido com a administração de Alex Boscaini. O prefeito Alex Boscaini com o seu jeito autoritário de impor as decisões goela abaixo, tanto nas questões do PT viamonense como nas questões do Governo na prefeitura, tem causado constrangimentos na linha de ação partidária.  No seu primeiro mandato o prefeito Alex tinha atitudes de um guri bonzinho e de caprichos administrativos invejados pela classe política viamonense. Neste segundo mandato, que já está chegando ao final, no entanto, mudou o perfil administrativo e optou por uma forma áspera de relacionar-se com a imprensa, com o povo e com os militantes. Nas discussões prefere decidir pela força da caneta, em vez da democracia, o que tem incomodado, por exemplo, o vereador Dédo Machado.  “Desde o ano passado quando o prefeito impôs a sua bancada de vereadores, aos filiados e lideranças do partido o nome de Robinson Duarte para concorrer a prefeito, sem discussão interna, acirrou ainda mais os ranços que já não eram dos melhores”, alfinetou Dédo.
Mesmo sendo o dono da caneta o prefeito não está imune contra os ataques petistas rivais, entre eles, o próprio vereador Dédo, Serginho e o ex-prefeito Ridi. A ala comandada por Ridi não tem espaço no governo municipal, foram execrados, e estão sempre pregando retaliar o governo, mas na hora de medir as forças no voto não tem cacife para sustentar uma disputa interna.
A única facção que o prefeito Alex não tem coragem de enfrentar é a do vereador Serginho Kumpfer (PT). Serginho, político estrategista e mentor de duas denúncias das ações autoritárias do prefeito, na Executiva Estadual, não abre mão da pasta da secretaria da saúde e de cinco diretorias no governo. Na avaliação dos vereadores de oposição, das onze secretarias municipais, a da saúde é a de pior desempenho administrativo, mas o prefeito não tem cacife político para trocar a secretária Indianara Franco. “Se não temos remédios e médicos para atender a população sofrida de Viamão, porque o prefeito não muda a secretária da saúde, Indianara Franco, e coloca uma pessoa competente para resolver este grave problema da saúde pública de Viamão?,” questiona o vereador Joãozinho (PMDB).
O prefeito Alex acredita num projeto pluripartidário para compor o seu governo, a fim de construir uma base aliada forte para eleger o seu candidato a prefeito.  Mesmo contrariando a maioria das lideranças do PT, o prefeito continua em romaria tentando cooptar partidos de oposição oferecendo cargos (TETAS) na prefeitura, como que se o dinheiro público fosse propriedade do PT.
O escândalo do recebimento de propina por um agente do governo municipal divide as facções petistas. Os radicais entendem que o PTB não é mais o parceiro ético e ideal para compor a chapa majoritária indicando um nome no cargo de vice-prefeito. Para que todos entendam, o agente municipal que foi receber a propina (R$ 11 mil), em nome do governo, era o chefe de gabinete do atual vice-prefeito Atidor Cruz (PTB).
As alas do vereador Zilmar Rocha, Maninho e Armando são as que mais detêm cargos no paço municipal. Eles preferem não ter opinião própria.
Em dezembro quando o prefeito pensou que tinha convencido as diferentes facções petistas em apoiar o seu pré-candidato a prefeito, Robinson Duarte, agora no início de março a coisa melou, e o PT Amplo se aproveitando da fraqueza política momentânea do prefeito, já lançou Ridi como uns dos pré-candidatos a prefeito de Viamão. “Não é fácil administrar as ambições dos companheiros, pois eles querem sempre mais...”, confidenciou Alex. Curar essas feridas, certamente sairá caro para os caciques do PT assoprarem as velinhas do bolo em comemoração aos 16 anos de governo.




Um comentário:

Seguidores