sexta-feira, 27 de abril de 2012

LOTEAMENTO JARDIM DO COCÃO ABANDONADO EM VIAMÃO ABRIL 2012

JARDIM DO COCÃO ABANDONADO PELA PREFEITURA DE VIAMÃO
ABRIL DE 2012

“A Prefeitura de Viamão nos abandonou!!!. Os nossos problemas ocorrem desde 2003 e o prefeito não toma providências”, exclamou indignado Adão Jorge Mattos Santana, 42 anos, presidente da Associação dos Moradores do Jardim Cocão (AMOJAC). Esquecido pelo prefeito Alex Boscaini (PT), o Loteamento  Jardim Cocão, localizado ao norte do município, na fronteira de Viamão-Alvorada carece de infra-estrutura digna para humanizar o bairro.
O panorama no local é desastroso e tem perturbado a vida dos moradores. Devido à saturação das caixas coletoras da rede doméstica e pluvial, o esgoto corre a céu aberto pelo leito das ruas.  “O mau cheiro é insuportável”, conta a comerciante Magneri da Silva, 47 anos. Os representantes do bairro reclamam que a secretaria municipal dos transportes não pressiona a Empresa de Ônibus Viamão para criar uma linha no bairro. A empresa alega que não terá lucro. Santana também denuncia que o prefeito Alex Boscaini comete crime ambiental quando doou área pública e de Preservação Permanente, existente no Loteamento, para a construção futura do CTG Unidos pela Tradição, ferindo a Legislação Ambiental. No local tem uma fonte de água, cuja vertente é uma das nascentes do Arroio Águas Belas foi desmatado sem autorização da Fepam. Os moradores já denunciaram o fato ao Ministério Público, e a promotora, Anelise Grehs Stifelmam, já está tomando providências.
O matagal tomou conta das laterais das ruas. Como a prefeitura não tem feito a limpeza e manutenção das vias, a vegetação está subindo pelos postes de energia elétrica, e se espalhando pelo leito das ruas. Segundo os moradores, o lugar é propício para desenvolver animais peçonhentos, mosquitos da Dengue, e também acaba servindo, à noite, para esconderijo de marginais. No inquérito civil, instalado pelo Ministério Público, os moradores reclamam da questão da insegurança, realtando que desde a troca do Cel. Alfeu Freitas do comando do 18º Batalhão da Brigada Militar de Viamão, não ocorreram mais visitas ou rondas com viaturas no loteamento. “Estamos a bangú”, reclama a Diretoria da AMOJAC.
A CORSAN contratada pela Prefeitura para executar as obras de saneamento pelo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) também ajudou a esculhambar ainda mais o bairro, pois abriu valas no calçamento, que já era ruim, e não repôs os paralelepípedos no devido lugar, deixando buracos por toda a extensão das vias, e isso tem causado transtornos e indignação aos moradores.
A comerciante, Claudete Ramos da Silveira, 44 anos, disse que perdeu a conta de quantas vezes apelou para que o governo municipal tomasse as providências. O presidente da AMOJAC, Adão Santana, revela que o prefeito disse em uma reunião que enquanto ele estivesse na frente dos interesses da comunidade a prefeitura não iria executar nenhuma obra no loteamento. “Tem fios de alta tensão da CEEE que passam em cima da escola municipal e o prefeito não toma providências. O dia que acontecer uma tragédia, não poderá negar o conhecimento”, questiona Maria Aparecida. “Eu represento os moradores, e nós pagamos IPTU para a prefeitura de Viamão, e é obrigação do prefeito Alex Boscaini (PT) executar as obras de infra-estrutura”, disse Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores