segunda-feira, 8 de outubro de 2012

VENTOS E LISBOA 06

VENTOS DE LISBOA 06


Homenagem a Cycério Morem Peixoto, o mais português dos viamonenses

Por Haroldo de Oliveira Franco/Viamão/RS

Da Praça do Comércio, pode-se seguir pela Avenida Ribeira das Naus, que margeia o Tejo (à pé) até a Praça Duque da Terceira, que fica bem em frente ao Cais do Sodré(que eles chamam de caichodré) e de costas para o monumento do Duque subir a Rua do Alecrim, até encontrar a Rua Garret nesta esquina você estará entre o Bairro alto e o Chiado, dois locais importantíssimos e para serem visitados diversas vezes pois guardam além da Confeitaria Brasileira, a mais antiga de Lisboa, com a imagem de Fernando Pessoa sentado à uma de suas mesas colocadas na rua,a igreja dos italianos,um variado comércio, a praça Luis de Camões,muita gente que vai e vem curtindo a Capital. Principalmente no Bairro Alto encontram-se excelentes restaurantes como é o caso do Alfaia, magistralmente dirigido pelo Maître Pedro e seu fiel escudeiro, o brasileiro Junior.Conhecedor profundo de vinhos, Pedro nos remete as mais tradicionais bodegas portuguesas.

Na verdade o Chiado e o Bairro Alto, são lugares para serem curtidos todas as noites de for do agrado do visitante, pois reúne toda a gama de notívagos, damas da noite, grupos e mais grupos de turistas e para todo aquele que procura o requinte de um bom lugar para jantar em Lisboa.

Pela Garret, seguindo em sentido oposto a Praça Luis de Camões, se está pertíssimo do Elevador de Santa Justa, um estranho aparato de metal, em estilo neogótico, construído por Raoul Mesnier Du Ponsard, muito influenciado por Eiffel, donde se pode descortinar um belo trecho da Capital Luzitana e ainda ter a vista para o mosteiro, em ruínas, das Carmelitas Descalças.Descendo-se pelo elevador, chega-se a Rua Aurea, e seguindo-se pela Rua Santa Justa, cruza-se , ainda , pelas Ruas dos Sapateitos, Augusta , dos Correeiros, da Prata dos Douradores e por fim a rua dos Fanqueiros (nada a ver com o Funk).

Pela Rua da Madalena, quando cruza com a da Conceição, quebrando-se à esquerda, podemos começar a subida para o Castelo de São Jorge, com passagem pelo local onde estava a casa onde nasceu e se criou o Santo Antônio de Lisboa, futuramente, de Pádua.O nosso tão conhecido santo casamenteiro e localizador de objetos perdidos.

O Castelo de São Jorge, uma fortaleza toda de pedra, que foi ocupada por romanos, visigodos e mouros, antes da chegada dos primeiros soberanos portugueses.Imponente e sólido, domina Lisboa do alto. Lindo parque, com espécies raras trazidas do Brasil e uma linda vista para a cidade e o Tejo.Daqueles lugares onde todos se reúnem para ver o mais lindo por do sol do mundo, como é o de Porto Alegre,Brasilia,Florianópolis,Paris, e outro dia li sobre o lindissimo por do sol de Nova Iorque(???)

Uma boa maneira de chegar ao Castelo de São Jorge é tomando o bonde no. 28,que é famoso por fazer um longo trajeto pela cidade, chegando até as portas do Castelo.

Uma vez visitado , pegue a rua da Costa do Castelo, a Rua da Saudade e como é sempre a descer, deixe-se levar pelas vielas do Bairro de Alfama até a Casa dos Bicos e bairo onde se canta o trágico e muito chato Fado.Alfama merece uma boa visita, pois traz no seu bojo uma parte muito antiga de Lisboa e que nos apresenta muitos e bons restaurantes para, mais uma vez, comer o precioso bacalhau a qualquer coisa, que sempre é bom.

No mais, o centro da cidade, ou a sua parte mais histórica, é lugar para se passear despreocupadamente , parando aqui e ali, para um gelado ou uma cervejinha Sagres.Comprar alguma peça de vestuário que são baratas e de boa qualidade, ou um souvenir, se é que você tem tempo de lembrar dos amigos que deixou no Brasil.

Por fim, de forma nenhuma, deixar de visitar o Parque das Nações que nasceu às margens do Tejo para abrigar a Expo 98, futurista, contrasta com a velha Lisboa e ainda nos dá de lambuja a possibilidade de admirar a Estação do Oriente, criada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava (vide suas obras na internet), do qual me extasiei ente suas obras em Montreal e Valencia.Um gênio, que foi sondado para reurbanizar o porto do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores