Os alunos da Escola Técnica de Agricultura de Viamão - ETA - realizaram a prática da despesca no açúde da escola. Acompanhados pelo professor, Igor Vargas, da cadeira de piscicultura, os estudantes do Curso de Pecuária retiraram grande parte da água da reservatório natural, através da abertura do monge que fica localizado em uma das margens do açúde. Segundo, o professor a retirada do peixe da água, através de redes, tem que ter muito cuidado, porque os animais se debatem muito e machuca no momento que bate na gente. "Dependendo do jeito, até corta”, conta a aluna Fernanda Braga.
Do açúde os peixes foram levados para um pequeno tanque. No local, eles ficam por 12 horas, sem receber nenhum tipo de alimentação. "Depois disso, o peixe fica mais saboroso e sem aquele gosto de terra comum, explica Igor Vargas.
“O gosto de barro se dá quando as carpas não sofrem o processo de depuração pois no açúde tem muita matéria orgânica, suspensão, argila e o hábito alimentar deles não foi alterado. Para a ração, no caso, ou água limpa. Se está só com matéria orgânica e algas, estas algas vão dar à carne o gosto de barro”, explica o aluno ....
Do açúde os peixes foram levados para um pequeno tanque. No local, eles ficam por 12 horas, sem receber nenhum tipo de alimentação. "Depois disso, o peixe fica mais saboroso e sem aquele gosto de terra comum, explica Igor Vargas.
“O gosto de barro se dá quando as carpas não sofrem o processo de depuração pois no açúde tem muita matéria orgânica, suspensão, argila e o hábito alimentar deles não foi alterado. Para a ração, no caso, ou água limpa. Se está só com matéria orgânica e algas, estas algas vão dar à carne o gosto de barro”, explica o aluno ....
Uma das carpas fêmea apresentou uma pesagem de 15 kg.
Após a depuração e a limpeza os peixes foram encaminhados para armazenagem em câmara fria, na cozinha, e servirá para a alimentação dos alunos.
Após a depuração e a limpeza os peixes foram encaminhados para armazenagem em câmara fria, na cozinha, e servirá para a alimentação dos alunos.
O diretor da Escola, Evandro Minho, disse que a criação de peixe é uma das alternativas de subsistência para o pequeno e médio produtor rural. O professor da Disciplina de Administração e Economia Rural da ETA, Vilson Arruda, salientou que os custos de produção são muito baixo e a rentabilidade é alta, pois o produtor não precisa todo dia realizar manejo.
Daqui há alguns dias os alunos irão realizar o peixamento (repovoamento do açude com alevinos de carpa), mas para isto eles irão coletar amostras de solo e água para fazer a correção e adubação do açúde, calculando a lotação ideal de peixes, como também outros aspectos de manejo.
Parabéns professor!
ResponderExcluirSeria muito bom se todos os professores produzissem com seus alunos a curiosidade epitamológica a partir da prática.
Meus parabéns.
Até mais
Marcelo