sábado, 17 de abril de 2010

FUNÇÃO DA SUPERVISÃO ESCOLAR E DO ORIENTADOR EDUCACIONAL

Pólo_G22_UCS
Adailza de Lourdes Pedroso Cainelli, Izabel Mussatto Rizzon, Mara Regina Costa de Souza, Rosanete Maria Schuh Bleil, Betina Xavier Pannebecker

A FUNÇÃO DA SUPERVISÃO ESCOLAR E DO ORIENTADOR EDUCACIONAL

Introdução
A integração nas ações dos especialistas em educação é importante para a inserção de propostas construtivas que permite à ação pedagógica o atingimento dos objetivos propostos. Através do acompanhamento da prática docente e prática discente ambos os profissionais poderão dentro das suas atribuições agregarem valores quanto ao papel de supervisor escolar e orientador educacional na escola. Neste sentido, o supervisor escolar é também responsável pela leitura de sociedade e de mundo procurando ir além dos aspectos individuais que permeiam a sala de aula e todos os seus elementos conflituosos e o orientador educacional pela postura metodológica do professor.

Objetivos- Entender como alguns autores descrevem a função da Supervisão Escolar e do Orientador Educacional.- Verificar a realidade vivenciada por profissionais que atuam nessas áreas.- Identificar as atribuições que cabem aos profissionais da Supervisão escolar e Orientação Educacional.

Metodologia
A presente pesquisa teve como foco a Supervisão Escolar e a Orientação Educacional, contando com a pesquisa bibliográfica, onde buscou-se suporte teórico para concretizar o trabalho, e através da pesquisa de campo, onde buscou-se informações com orientadores educacionais e professores sobre o tema aqui estudado, tendo como instrumentos a leitura em diversas fontes, análise de documentos escolares relacionados à pesquisa e observação do cotidiano da escola e também a aplicação de entrevistas com os profissionais da escola.

Breve histórico da Supervisão escolarEm seu início a supervisão escolar foi praticada no Brasil em condições que produziam o ofuscamento e não a elaboração da vontade do supervisor. O objetivo pretendido com a supervisão que se introduzia, era o de uma educação controlada, para uma sociedade controlada, um supervisor controlador e também controlado. O supervisor / educador foi percebendo, enfim, que sua tarefa não era transmitir uma mensagem pronta e acabada, mas reunir os educadores para que eles pudessem elaborar sua própria mensagem e com ela tentar mudar para melhor a vida de todas as pessoas a quem a mensagem pudesse ser apresentada. O supervisor hoje deve trabalhar de forma coletiva, com todos da unidade escolar (professores, direção etc.), para que se possa fazer uma análise consciente sobre o cotidiano escolar e do cotidiano da sociedade, atendendo as necessidades e aspirações da comunidade escolar, para uma melhor qualidade de ensino.
Exemplos de atribuições da supervisão escolar•Traçar as diretrizes e metas prioritárias e serem ativadas no Processo de Ensino, considerando a realidade educacional de sistema, face aos recursos disponíveis e de acordo com as metas que direcionam a ação educacional;• Participar do planejamento global da escola, identificando e aplicando os princípios de supervisão na Unidade Escolar, tendo em vista garantir o direcionamento do Sistema Escolar;• Coordenar o planejamento de ensino, buscando formas de assegurar a participação atuante e coesiva da ação docente na consecução dos objetivos propostos pela Escola;• Planejar as atividades do serviço de Coordenação Pedagógica, em função das necessidades a suprir e das possibilidades a explorar, tanto dos docentes e alunos, como da comunidade;• Propor sistemáticas do fazer pedagógico condizente com as condições do ambiente e em consonância com as diretrizes curriculares;• Coordenar e dinamizar mecanismos que visam instrumentalização aos professores quanto ao seu fazer docente”.A partir da promulgação da atual LDB, o Supervisor Escolar recebeu o grande compromisso de coordenar a elaboração e acompanhar a execução da proposta pedagógica, com a participação da comunidade escolar. É imprescindível que as atribuições do supervisor sejam planejadas em parceria com o Orientador Educacional, principalmente no aspecto de articulação com a comunidade escolar.

O Orientador Educacional
A profissão do Orientador Educacional foi criada através da Lei n° 5.564 de 21 de dezembro de 1968 e regulamentada pelo decreto n° 72.846/73. O profissional atua principalmente na área educacional, onde auxilia o aluno nos aspectos sociais, individuais e profissionais, devendo verificar suas aptidões, habilidades, qualidades e identificar suas deficiências. A função do Orientador Educacional é prestar assistência ao aluno durante o processo de aprendizado na escola que freqüenta visando ao seu encaminhamento vocacional. Subordinado à direção e à supervisão pedagógica da escola, o orientador emprega métodos pedagógicos e de psicologia no seu dia a dia e deve ter formação superior em Pedagogia. Na instituição escolar, o Orientador Educacional é um dos profissionais da equipe de gestão.

São funções do Orientador Educacional
* Auxiliar o educando quanto a seu auto-conhecimento, a sua vida intelectual e emocional, em parceria com os professores, para compreender o seu comportamento e agir de maneira adequada em relação a eles;* Procurar trazer a família para cooperar de maneira mais eficiente e positiva na vida do educando, estabelecendo assim uma parceria, principalmente quando há a desconfiança de que as dificuldades estejam em casa;* Trabalhar para estabelecer na escola um ambiente de alegria e confiança;* Realizar trabalho de aproximação da escola com a comunidade;* Realizar observações e entrevistas pessoais com os alunos e seus familiares; * Participar do processo de avaliação escolar e recuperação dos alunos;* Intermediar os conflitos escolares e ajudar os professores a lidar com alunos com dificuldade de aprendizagem;* É também seu papel manter reuniões semanais com as classes para mapear problemas, dar suporte a crianças com questões de relacionamento;* Participar no processo de elaboração do currículo pleno da escola;
Conclusão Acredita-se que o Supervisor Escolar tem a possibilidade de transformar a escola no exercício de uma função realmente comprometida com uma proposta política e não com o cumprimento de um papel alienado assumido. Assim, uma das funções específicas do Supervisor Escolar é a socialização do saber docente, na medida em que à ela cabe estimular a troca de experiências entre os professores, a discussão e a sistematização de práticas pedagógicas. Assim como a orientação educacional é relevante para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem escolar, pois auxilia tanto professores como alunos e a família a ter prazer em participar do cotidiano da escola, e o prazer é o estímulo da vida.
Fontes consultadas:http://www.planetaeducacao.com.br http://www.revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/orientador-educacional http://pt.oboulo.com/areas-de-atuacao-do-orientador-educacional-diante-das-perspectivas-atuais-60386.htmlwww.webartigos.com/.../1/...Educacional... BRANDÃO, C. R. O que é educação. Disponível in: www.brasil.gov.br, 1999. BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Fundamental / Ministério da EducaçãoCALDIERARO, Ires Parisoto. Escola de Educação Básica. Institutos Legais Organização e Funcionamento. Porto Alegre: Ed. da autora 2006GRISPUN, Mirian P. S. Z. Orientação Educacional: Conflitos de paradigmas e alternativas para a escola. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.

4 comentários:

  1. excelente resumo, fundamentado e conciso.

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  2. gostaria de que voce me enviasse um modelo de curriculo de supervisão escolar na modalidade ensino fundamentalI.Estou precisando urgente para concluir meus estágios.Grata silmara
    meu email é marahigino@hotmail.com

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  3. Obrigado Denise!!!
    Este resumo foi realizado pelas minhas colegas do Curso de licenciatura em Biologia na UFRGS.

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  4. Agradeço pelas colocações, serviram muito para o meu estágio! Muito Obrigado Vilson - Naide de Matinhos/Praias do Paraná.

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