domingo, 6 de junho de 2010

CROMATOGRAFIA - EXERCÍCIOS - UFRGS

REGESD - UFGRS

DISCIPLINA DE BIOFÍSICA

Aluno: Vilson Antonio Arruda

Exercícios de cromatografia

1-A fase móvel é a substância (geralmente líquida) que induz a migração da mistura.
2-A razão entre a distância percorrida pela mancha do componente e a distância percorrida pelo eluente é conhecida como o fator de retenção.
3- A cromatografia consiste em um método de análise físico-químico, que permite identificar e quantificar variadas misturas de compostos químicos, que tenham sido separados por um processo chamado migração diferencial, que ocorre devido a diferentes interações entre duas fases imiscíveis, a fase estacionária e a fase móvel.
4-Na cromatografia de camada delgada a fase líquida ascende por uma camada fina do adsorvente estendida sobre um suporte. O suporte mais típico é uma placa de vidro (outros materiais, como folhas pré-recobertas por alumina ou silicagel, podem ser usados).
5-A fase estacionária ou fixa consiste em uma substância que absorve a mistura sob exame.
6- A técnica de cromatografia separa as moléculas pela polaridade e massa, enquanto a técnica de eletroforese separa pela carga e massa.
7- A cromatografia em papel é uma técnica que se baseia na diferença de solubilidade das substâncias em questão entre duas fases imiscíveis, sendo geralmente a água um dos líquidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores