terça-feira, 6 de julho de 2010

DEPUTADO MANO CHANGES HOMENAGEIA CENTENÁRIO DA ESCOLA TÉCNICA DE AGRICULTURA DE VIAMÃO







































































DISCURSO DO DEPUTADO ESTADUAL MANO CHANGES (PP)
HOMENAGEANDO A ETA PELO CENTENÁRIO
NA HORA DO GRANDE EXPEDIENTE

Senhor Presidente:
Este deputado que hoje tem a honra de presidir a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, e que tantas vezes utilizou esta tribuna para enaltecer a importância da Educação de qualidade, atrativa, inovadora, includente, que faça o aluno pensar e ter sede de conhecimento, está aqui hoje para homenagear uma instituição que há muito tempo vem praticando estes preceitos basilares.
Falo da Escola Estadual Técnica de Agricultura, a nossa ETA de Viamão, que completa no dia 1º de novembro deste ano o seu centenário de criação.
Tudo começou no dia 1º de novembro de 1910, quando a antiga Escola de Engenharia de Porto Alegre, criou em Viamão o "Curso de Capatazes Rurais".
Em 1939, com a instalação da Universidade Técnica do Rio Grande do Sul, a Escola passou a ser chamada de Instituto Técnico Profissional, formando alunos "Técnicos Rurais, Capazes Rurais e Operários Rurais".
A partir daí começaram a se suceder diversas denominações. A primeira foi 1942, através do Decreto Nº 646, onde passou a ser chamada de Escola Técnica de Agricultura. Administrada pela Secretaria Estadual de Educação, visava à especialização nas áreas de Agricultura, Pecuária e Laticínios, passando a oferecer o "Curso de Agrotécnico".
A partir de 1962, a Escola passou a oferecer o Curso Colegial Agrícola aos que nele se diplomassem, passando, em 1964, a funcionar em regime semestral.
Em 1966, outro Decreto, o de Nº 18.212, denominou-a de Escola Técnica de Agricultura "Dr. João Simplício Alves de Carvalho".
Em 1979, pela Portaria de Reorganização Nº 2205, passou a chamar-se Escola Estadual de 2º Grau Dr. João Simplício Alves de Carvalho.
E finalmente, em 2001, atendendo resolução do Conselho Estadual de Educação, voltou a denominar-se Escola Estadual Técnica de Agricultura.
Neste século de atuação, milhares de alunos passaram pela ETA, dentre eles, o ex-governador Leonel de Moura Brizola, o atual secretário estadual da Educação, Ervino Deon, e o presidente desta Casa, deputado Giovani Cherini, que ciente da importância histórica da instituição localizada no quilômetro 15 da RS-040, na localidade de Passo do Vigário, em Viamão, foi o responsável pelo tombamento dos ranchos da ETA junto ao Patrimônio Histórico do Estado.
Certamente, deputado Giovani Cherini, sua iniciativa tem tudo a ver com o seu convívio com aquela área privilegiada de 407 hectares, onde estão localizados os 32 ranchos, construídos pelos próprios alunos, e que contribuíram para que agregassem valores como o espírito-cooperativo, solidariedade e responsabilidade, bandeiras defendidas pelo senhor na atual gestão legislativa.
Pessoalmente, tive a oportunidade de sentir na pele a influência desse espaço, ao visitar a ETA, no dia 5 de maio deste ano, para palestrar sobre um dos maiores problemas sociais do Estado na atualidade, o crack.

“COMENTÁRIO DAS PALESTRAS SOBRE A EPIDEMIA DO CRACK”

Nas poucas horas que passei naquele ambiente, pude constatar como é o dia-a-dia de uma zona rural numa pequena cidade do interior, desde as tarefas e lidas campeiras, a manufatura de alimentos de origem vegetal, até o tratamento dos animais.



“COMENTÁRIO SOBRE EDUCAÇÃO E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL”

Com toda certeza, foi sob a inspiração do convívio resultante do uso desse espaço que alunos diplomados pela Escola Técnica de Viamão identificaram a necessidade de terem uma Entidade que representasse a categoria, coordenasse suas atividades, defendesse seus interesses e encaminhasse seus pleitos.
Assim, em novembro de 1941, fundaram a Associação dos Técnicos Rurais do Rio Grande do Sul que, em 1975, após passar por uma reforma estatutária, passou a se chamar Associação dos Técnicos Agrícolas do Estado do Rio Grande do Sul, denominação que permanece até hoje.
Mas se temos que reconhecer a importância do passado, temos que enaltecer o esforço do presente, especialmente da atual direção da ETA, representada pelo seu diretor Evandro Cardoso Minho.
Atualmente a escola possui 510 alunos, sendo que 140 deles são internos.

“COMENTÁRIO EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL”

Os cursos disponibilizados pela ETA são:
- Educação Profissional de Nível Técnico: Técnico em Agricultura e Técnico em Pecuária, que é organizado em três etapas e desenvolvido em três anos, concomitantemente com o ensino médio, mais uma etapa de 640 horas de estágio supervisionado.
- Técnico em Agricultura e Pecuária – Subseqüente (Pós-Médio), que também é organizado em três etapas e desenvolvido em três anos, mais uma etapa de 640 horas de estágio supervisionado.
- Curso de Ensino Médio, organizado de forma seriada, com duração de três anos.
Mas a contribuição da ETA não se limita apenas técnicas e pedagógicas. Trata também da formação da cidadania. É por isto que, como defensor da participação do jovem na política, não só pela ocupação do espaço que lhe é reservada por direito, mas principalmente pela qualificada contribuição que realizam na apresentação de idéias diferenciadas e inovadoras, faço questão de enfatizar a importância do papel que o Centro dos Estudantes dos Cursos Agrotécnicos (CECAT Viamão) como ente formador da consciência profissional e política.

“COMENTÁRIO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO JOVEM NA POLÍTICA”
(USAR DECISÃO PESSOAL COMO EXEMPLO).

Mas quando falamos em cidadania há que se enaltecer o papel integrador que o ETA possui como elo entre o ensino e a cultura. E a maior prova do bom relacionamento que a instituição mantém com a comunidade, especialmente a de Viamão, é o Rodeio Crioulo do ETA.
Realizado em parceria com o CTG Vaqueanos do Sul (dos alunos), o evento, que já teve 31 edições e acontece anualmente no mês de abril, é considerado um dos três maiores eventos culturais de Viamão. Neste ano, em comemoração ao centenário do ETA, foi realizado o primeiro rodeio internacional, dando ao evento caráter global.
Para não fugir dos princípios que orientam a atuação da escola, a receita advinda do rodeio foi revertida para a educação. Parte para os setores pedagógico-produtivos e parte para a melhoria do alojamento dos alunos internos.
Mas de todos os legados e contribuições da Escola Estadual Técnica de Agricultura, nestes cem anos de bons serviços, aquele que me parece mais significativo para o Estado e para a Educação gaúcha é a manutenção e fortalecimento da sua missão, finalidade e metodologia. A saber:
Missão: Oferecer uma educação profissional na área de agropecuária, que desenvolva competências para vocação agrícola, através de uma sólida formação humana e técnica, visando à preservação do meio ambiente, a sustentabilidade, a qualidade de vida com valores éticos, morais e sociais.
Escola Estadual Técnica de Agricultura, é a mais antiga do ensino agrícola no Rio Grande do Sul e a primeira a formar técnicos agrícolas no Brasil. Hoje, primando pela qualidade, viabiliza uma nova proposta do ensino profissionalizante buscando atender as demandas do mundo do trabalho, oportunizando, aos estudantes, conhecimentos teóricos e práticos, capazes de formar um profissional competente.
Finalidade: Oferecer uma Educação profissional e de Ensino Médio que estimule a criatividade e que assegure continuidade da aprendizagem, através de uma sólida formação humana e profissional, com competência e habilidades para atuar como agente de produção e ou serviços, com eficiência, auxiliando o homem do campo na busca constante de melhor produtividade, rentabilidade e qualidade de vida, preservando o meio ambiente, os valores éticos, morais e sociais de convivência humana.

Metodologia: A Escola adota metodologia que desenvolve a aprendizagem do aluno, incorporando novos conhecimentos de forma ativa, compreensiva e construtiva, estimulando o pensamento operatório. O professor é o mediador e orientador participante do processo da construção do conhecimento, buscando alternativas inovadoras e incentivadoras, através de um trabalho diversificado com projetos concretos e experimentais, integrando o aluno e professor na produção de conhecimento, capazes de promover a unificação entre cultura e trabalho, abrangendo melhorias comportamentais humanísticas e intelectuais.

Para finalizar, gostaria de enaltecer a importância do ensino técnico profissionalizante, não apenas sob o ponto de vista de sua importância histórica para o desenvolvimento do país, mas para o seu presente e o seu futuro, tendo em vista o novo surto de desenvolvimento que começa a se consolidar.
Para tanto, é preciso iniciar reconhecendo o incentivo que o Governo Lula tem dado ao ensino técnico, implantando, através do Ministério da Educação, um plano de expansão da rede federal de educação profissional que prevê a criação de 214 escolas técnicas.
Para se ter uma idéia, de 1909, quando o presidente Nilo Peçanha implantou as primeiras 19 escolas de Aprendizes e Artífices, que serviram de embrião de Educação, Ciência e Tecnologia os atuais Institutos Federais, até 2002, foram construídas 140 escolas técnicas no país.
E este importante avanço da educação profissional e tecnológica chega em muito boa hora, quando o Brasil e o Rio Grande do Sul começam a entrar num novo surto de desenvolvimento, que implicará numa demanda de mão-de-obra mais qualificada e especializada.
E ninguém melhor do que as universidades e as escolas técnicas para formarem os profissionais necessários para esse momento de transformação positiva da nossa economia.
Mas para que as escolas técnicas possam cumprir com suas funções
é preciso que o Poder público – e entenda-se aqui União e Estado – faça investimentos na modernização de suas instalações e equipamentos e na qualificação e valorização dos professores.

E esta necessidade se acentuou principalmente nos últimos cinco anos, quando se observou um interesse e uma preocupação cada vez maior por parte dos educadores a respeito da presença do computador na escola.

O interesse se justifica pela possibilidade que ele representa para a melhoria da qualidade do ensino e a preocupação, pelo desconhecimento que a maioria dos professores tem sobre o uso dessa tecnologia e o receio de que venham a ser substituídos por ela.

A despeito do senso comum e das discussões acadêmicas, a presença da informática na educação é importante e inevitável, dado que o computador tornou-se objeto sociocultural integrante do cotidiano das pessoas. O desafio é dar pleno aproveitamento à informática enquanto ferramenta capaz de ajudar o aluno na construção do conhecimento.


“COMENTÁRIO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA INTERNET LIVRE”
Especialmente para a Agricultura


É por todas estas razões, prezado diretor Evandro Cardoso Minho e demais integrantes do corpo diretivo, professores, alunos e ex-alunos da Escola Estadual Técnica de Agricultura - e me permitam fazer uma referência especial a uma pessoa que é uma referência na educação agrícola do Estado e que há 31 anos (3 como aluno e 28 como docente) atua na ETA, o Sr. Vilson Antônio da Costa Arruda, ou simplismente Professor Arruda, como é conhecido.

São pessoas como o Senhor, Professor Arruda, e como todos os demais integrantes da comunidade da ETA, que este parlamentar confia que o pioneirismo desta instituição de ensino continuará servindo de exemplo dentro e fora do Estado.

Parabéns pelo centenário e vida longa para a Escola Estadual Técnica de Agricultura, a nossa querida ETA.

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