segunda-feira, 12 de julho de 2010

RELATÓRIO DO PROJETO EDUCAÇÃO ALIMENTAR SAUDÁVEL

REGESD – UFRGS

CURSO BIOLOGIA

SEMINÁRIO INTEGRADOR – A ESCOLA E O CONTEXTO ATUAL

PROFª: ANA LÚCIA BUOGO

Aluno: Vilson Antonio da Costa Arruda
(0178662)

RELATÓRIO DO PROJETO DE INVESTIGAÇÃO




1 – Dados de identificação dos pesquisadores (aluno/grupo) e do curso, além do local onde foi desenvolvida a pesquisa.
Professor orientador e coordenador da pesquisa na escola: Vilson Antônio da Costa Arruda.
Professoras de apoio interdisciplinar na escola: Isabel da Veiga e Jane Mariza Abreu Gonçalves.
Alunos das turmas 413 e 423, respectivamente, dos cursos de agricultura e pecuária.

A pesquisa foi desenvolvida na centenária Escola Estadual Técnica de Agricultura de Viamão – ETA - RS/BR


2 – Contextualização:
- O que foi feito?

Os alunos das turmas 413 e 423 realizaram um Projeto de pesquisa investigativa no âmbito escolar da ETA, orientados pelo professor Vilson Arruda, com a pretensão de diagnosticar o comportamento alimentar das pessoas entrevistadas desde o planejamento do cardápio, preparação, informação nutricional e até como realizam as suas compras.
Após, realizada a pesquisa foram convidados para participarem do projeto as professoras Isabel da Veiga (Extensão Rural) e Jane Marisa Abreu Gonçalves (Agroindústria) tendo em vista a afinidade das competências e habilidades.
Nas aulas os professores desenvolveram as competências programadas no projeto e no final os alunos realizaram uma Feira para mostrarem os produtos que eles mesmo processaram livres de conservantes.

- Onde?
Na Escola Técnica de Agricultura de Viamão – ETA – RS/BR

- Quando?
Foi realizado de 09 a 24 de junho.

- Objetivos?
a) Estimular a promoção de hábitos de higiene e alimentação saudável nos alunos, corpo docente, funcionários e pais para que todos tenham uma conscientização da importância da qualidade de vida saudável e livre de doenças;
b) Compreender a importância e a função dos alimentos para o nosso corpo;
c) Elaborar cardápios seguindo os princípios da pirâmide alimentar;
d) Compreender e conhecer a importância de observar os aspectos na compra de alimentos, interpretando rótulos e as condições de armazenamento;
e) Produzir na cozinha da escola um alimento, embalar, rotular e expor na Feira de Alimentação Saudável.

- Qual foi o tema da pesquisa?
“Educação Alimentar Saudável”

- Qual a relevância/justificativa para a pesquisa?
Partindo das hipóteses de que a alimentação é um direito humano e a segurança alimentar dos cidadãos é ter acesso a alimentação em quantidade e qualidade adequada dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde e, portanto, ter o alimento como componente fundamental de promoção da saúde e essencial para vida, é necessário a participação ativa do sujeito e da comunidade no controle de suas condições de alimentação e saúde.
Assim, este projeto busca discutir com a comunidade escolar, principalmente com os alunos, os motivos pelos quais nos alimentamos e o que devemos observar na ingestão dos alimentos para mantermos um corpo sadio com excelente qualidade de vida e livre de conservantes.

- Que referencial teórico e conceitos foram selecionados para embasar a pesquisa?
Referencial teórico:

Organização Mundial de Saúde, (2004)
World Health Organization, (2005)
Estatística
Pirâmide Alimentar

- Como foi desenvolvida a pesquisa?
O professor Vilson Arruda motivou nos alunos a necessidade deles elaborarem uma pesquisa com a finalidade de diagnosticar o comportamento das pessoas quando o tema gerador é alimentação saudável.
Foram ouvidos na pesquisa 100 entrevistados.
Na abordagem ao entrevistado (aluno) o entrevistador (aluno) pergunta:
a) Quantos anos você tem? b) Quantas vezes você se alimenta por dia? c) Que alimentos você consome mais frequentemente? d) Você conhece o valor nutritivo dos alimentos? e) Quais alimentos você consome em maior quantidade? f) Na sua casa as refeições são planejadas de acordo com a pirâmide alimentar? g) Quantas vezes por semana você come frutas? h)Você observa o estado de conservação das embalagens? i)Você lê o que está escrito nos rótulos? j)Você observa o prazo de validade dos alimentos?


- Quem foi envolvido?
Pesquisadores: Alunos das turmas 413 e 423 e três professores.
Alunos de outras turmas foram entrevistados para amostragem: Foram entrevistados 100 alunos com idade que variam de 15 a 18 anos.


3 – Apresentação dos resultados (dados obtidos) e análise segundo referencial teórico:
- Que instrumentos foram utilizados?
Após, a tabulação dos dados percebemos que na comunidade escolar, muitos desconhecem o valor nutritivo dos alimentos, bem como a importância que estes têm para a saúde.
Também ficou constatado que as famílias não elaboram o cardápio diário, em suas casas, com base na dieta da Pirâmide Alimentar. Os dados indicam que os alimentos consumidos têm origem na indústria e disponíveis no comércio varejista. Também ficou evidente que os cidadãos não têm hábito de observar os dados constantes nos rótulos, o estado de conservação das embalagens e o prazo de validade dos produtos, bem como, não planejam a sua alimentação diária de acordo com as calorias necessárias para as suas atividades.

Questionário de pesquisa: as entrevistas foram realizadas no âmbito da escola ETA, quando foram ouvidos 100 alunos escolhidos aleatoriamente.

- Como foram coletados os dados e como foram analisados?
Foram coletados através de um questionário, que depois foram tabulados.




Na tabela número 1 pode se observar que numa amostragem de 100 pessoas entrevistadas mais de 60% não lê o que está escrito nos rótulos.



Na tabela número 2 podemos observar que 89% dos entrevistados não conhecem o valor nutritivo dos alimentos


Na tabela número 3 observamos que 48% das pessoas entrevistadas não comem qualquer espécie de frutas nenhuma vez por semana.


A tabela número 4 mostra que as famílias não têm o hábito de planejar os cardápios alimentares de acordo com a dieta proposta pela Pirâmide Alimentar.
Ao fazer uma análise detalhada da ilustração número 5 constatamos que 85% das pessoas entrevistadas não verificam o estado de conservação das embalagens.

O projeto de Educação Alimentar Saudável concluindo com a Feira de produtos livre de conservantes realizada no dia 23 de junho pelos alunos das turmas 413 e 423 da Escola Técnica de Agricultura de Viamão prova que é possível as pessoas produzirem uma alimentação de qualidade, observando os princípios de sustentabilidade. Os estudantes do curso técnico em pecuária e agricultura produziram na cozinha da escola quinze produtos alimentares agroecológicos que foram embalados e rotulados para exporem na mostra. O estudo interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Administração Rural, Agroindústria e Extensão Rural iniciou após uma pesquisa realizada pelos alunos no âmbito escolar quando constataram que a maioria das pessoas desconhece o valor nutritivo dos alimentos e sua importância para a saúde. Também ficou evidente no estudo que a maioria das pessoas entrevistadas não se importam com o estado de conservação das embalagens, prazo de validade e não lêem o que está escrito nos rótulos. A professora Isabel Veiga disse que a partir desta pesquisa os alunos e professores construíram um projeto pedagógico com a finalidade de estudar a importância da nutrição observando os princípios da Pirâmide Alimentar e estimular uma série de ações junto aos alunos, pais e professores como: o consumo de novos alimentos; observar o estado das embalagens, ler os rótulos e informar sobre os perigos das dietas da moda; valorizar a importância de se ter um peso saudável; incentivar e garantir o consumo de uma variedade de alimentos, principalmente em termos de vitaminas e minerais; e também, a apresentação atrativa das refeições, destacando o fomento ao aumento do consumo de alimentos saudáveis como legumes, verduras, frutas e tubérculos em geral que podem ser produzidos na horta caseira.
O estudo, sob a orientação e coordenação do professor Vilson Arruda, alerta que no estilo de vida atual, faz-se necessária uma ação educativa para despertar no ser humano a consciência dos benefícios que uma alimentação saudável pode lhes proporcionar, com um completo bem-estar físico, psíquico e social. A aluna Fernanda Braga, 18 anos, turma 413, explica que este projeto foi importante porque a proposta educativa de valorização do alimento desde do estudo da importância para o organismo, produção, embalagem e rotulagem despertou a consciência de que é possível consumir alimentos saudáveis e livre de conservantes.

4 – Alternativas de ações e propostas de trabalho a partir da pesquisa realizada
- Registre aqui as atividades do projeto que foram ou podem ser colocadas em prática a partir da pesquisa.

Foram colocadas em prática as seguintes ações:
Todas as propostas que forma planejadas no projeto desenvolvido, conforme plano de ação.

5 – Avaliação da atividade de pesquisa
- Como foi a recepção das atividades entre os envolvidos?
Foi ótima.
Foram duas semanas de muito trabalho, pois toda a montagem, programação e pesquisa foram feitas pelos alunos orientados pelos professores. Era visível o empenho deles para que tudo saísse da melhor maneira desde a elaboração do projeto até o final quando organizaram uma Feira para mostrar a conclusão dos seus trabalhos. O que mais chamou a atenção foram à criatividade, o esforço e a humildade que eles tiveram durante todo o desenvolvimento do projeto.

- Dificuldades que surgiram
O tempo para desenvolver as competências e as habilidades foi curto. Para que o projeto possa ser desenvolvido com melhor qualidade há necessidade de no mínimo adicionar mais 6 aulas para cada disciplina.

- Momento marcante referente a realização do projeto;
A realização da Feira foi um Show.
E depois o fechamento com chave de ouro quando nosso trabalho foi motivo de notícia no Jornal Correio do Povo de Porto Alegre/RS, de grande circulação nacional, no dia 04 de julho, página 09, na seção de ensino.


6 – Referências
ESTEBAN, M. T. A avaliação no cotidiano escolar. 2.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
LIMA, MARILENE. Psicóloga - CRP n.º 06/68588; Mestre em Educação: História, Política, Sociedade; Coordenadora da Edukaleidos Consultoria; Consultora ad hoc em instituições de ensino e do terceiro setor. São Paulo/SP,
Home page: www.edukaleidos.pro.br
E-mail: marilenelima@edukaleidos.pro.br / mali@estadao.com.br

OCHSENHOFER K., QUINTELLA, L.C.M., SILVA, E.C., NASCIMENTO, A.P.B., RUGA, G.M.N.A., PHILIPPI, S.T. e SZARFARC, S.C. (2006). O papel da escola na formação da escolha alimentar: merenda escolar ou cantina? Nutrire, 31 (1), pp. 1-16.

Web-bibliografia:
E - educador. Como elaborar Projetos de Ensino.
Disponível em: http://e-educador.com/index.php/projetos-de-ensino-mainmenu-124/77-projetos-de-ensino/2417-projetosensino.
Acesso em 10 de jun. de 2010.

Guia Alimentar. Ministério da Saúde.
Disponível em:
www.materiasespeciais.com.br/saude/guia/guia_alimentar.doc.
Acesso em 10 de jun. de 2010

Vídeo - Alimentação Saudável. Entendendo os aspectos nutricional
Disponível em: http://www.scribd.com/doc/6377255/Alimentacao-Saudavel
Acesso em 10 de jun. de 2010.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Legislação
Disponível em:
http://portal.anvisa.gov.br/wps/portal/anvisa/home/!ut/p/c5/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3hnd0cPE3MfAwMDMydnA093Uz8z00B_AwN_Q_1wkA48Kowg8gY4gKOBvp9Hfm6qfkF2dpqjo6IiAJYj_8M!/dl3/d3/L2dBISEvZ0FBIS9nQSEh/
Acesso em 11 de jun. de 2010.

Educação Alimentar
Disponível em: http://educacaoalimentaroc.blogspot.com/
Acesso em 11 de jun. de 2010.

Vídeo “Rótulo um meio de Informação”
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=-VWu-soLGhc
Acesso em 12 de junho de 2010

Pirâmide Alimentar
Disponível em: http://www.maximasaude.com.br/site/Nutricao/Piramide-Alimentar-Guia-Para-Escolha-de-Alimentos.html
Acesso em 12 de junho de 2010

7- Anexos ( fotos, questionários, entrevistas, etc.)

Os Anexos estão nos seguintes endereços:

http://vilsonarruda.blogspot.com/2010/06/feira-de-alimentacao-saudavel-eta-e.html

http://vilsonarruda.blogspot.com/2010/07/feira-divulga-alimentos-saudaveis.html

2 comentários:

  1. Olá, conheça a Horta Pronta Online, a Horta que já vem pronta,
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    Grato, Eliel.

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  2. Gostei muito dessa desse projeto sou monitora de ações preventivas nas escola e estou iniciando um projeto de alimentação saudável e atividade fisica viver com saude ,sou graduada em nutrição muito bom o trabalho de vocês parabéns

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