quarta-feira, 8 de setembro de 2010

TAPIR ROCHA (PDT) DEPUTADO ESTADUAL VIAMÃO

Tapir Tabajara Canto da Rocha (Porto Alegre, 29 de abril de 1928 — Porto Alegre, 16 de abril de 2000) foi um político brasileiro, vereador e prefeito de Viamão e deputado estadual no Rio Grande do Sul. Tapir nasceu em São Paulo, e quando ainda muito criança, veio para o RS.

Biografia
De origem humilde, Brizolista da gema, logo cedo começou a trabalhar como engraxate no centro da cidade. Tapir Rocha também foi entregador de jornais, tipógrafo do Correio Rural, motorista de caminhão, taxista, comerciante. Aposentou-se como funcionário da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.

Política
Na política iniciou como o vereador mais votado do antigo PTB em 1959, reelegendo-se como o mais votado do município em 1963. Quando do golpe de 1964 foi perseguido pela ditadura, teve seu mandato cassado e foi preso, permanecendo 41 dias no cárcere do DOPS - a polícia política do regime militar.

Como vereador, liderou o Movimento dos Agricultores Sem-Terra em Itapuã, juntamente com Wilson Silveira Arruda (que depois foi vereador em Viamão) onde foi realizada a reforma agrária durante o governo de Leonel Brizola. Os lotes, na época foram divididos igualitariamente, mas hoje, não há resquícios da reforma agrária. Os posseiros da´época foram falecendo e seus herdeiros vendendo as propriedades.

Após os anos de chumbo, com a volta dos exilados, Tapir Rocha articulou a organização do PDT em Viamão. Em 1982 elegeu-se prefeito. Com uma administração voltada às obras de benefício aos mais pobres, e com sua personalidade carismática, encerrou seu mandato com altos índices de popularidade.
Em 1988, conseguiu articular a eleição de seu sucessor, Jorge Prates Chiden, para prefeito.

Conhecido em toda a Região Metropolitana de Porto Alegre por seus feitos como prefeito, e lembrado pelas inúmeras obras realizadas em Viamão, conseguiu deslanchar uma campanha para Deputado Estadual em 1990. Tornou-se o primeiro (e único até hoje) deputado estadual da história de Viamão, uma cidade que sempre enfrentou a falta de engajamento político de sua população.

Durante seu mandato na Assembléia Legislativa, o município ganhou a nova Companhia da Brigada Militar na parada 32, o Corpo de Bombeiros, a Avenida do Trabalhador e novas centrais automáticas da antiga companhia telefônica estatal CRT.

Tapir opôs-se ao movimento pela emancipação municipal do 4º Distrito, que congrega as maiores vilas de Viamão, na divisa com Porto Alegre. Diante do avançado estágio do processo emancipatório, a população daquela região chegou a realizar uma grande festividade comemorando a independência do município-sede. Tapir manobrou pela reversão do desmembramento, aliado com Moacir Santos (tabelião do Cartório de Imóveis de Viamão). Viamão continuou tendo toda a sua extensão original. Com as mudanças na legislação, atualmente tal emancipação deixou de ser possível. O povo do 4º Distrito queria a emancipação, porém, o Governador Antônio Britto (PMDB) não sancionou o plebiscito para a emancipação.

O PDT de Tapir, na tentativa de fazer o terceiro mandato, lançou (1992)o professor Pedro Negelinski como candidato a prefeitura, tendo como vice o vereador Russinho. Derrotado nas urnas pelo "frentão" liderado pelo PMDB, tendo como candidato Pedro Antônio de Godoy, e vice Chico Gutierres, o PDT foi se desmantelando com as brigas de disputa internas.

O PDT, em 1996, na tentativa de voltar ao poder lançou Tapir Rocha para candidato a prefeito de Viamão, e novamente foi derrotado por um principiante do PT, Eliseu Chaves "Ridi", A derrota na disputa pela prefeitura foi dura para Tapir Rocha. Aos 71 anos, sua saúde começou a deteriorar-se no final da década, devido a um câncer de próstata. Em 2000, para tristeza dos viamonenses, Tapir Rocha faleceu.

Ainda em 2000, seu filho, Leonel Rocha, lançou-se candidato a vice-prefeito na chapa de Atidor da Cruz. Uma eventual vitória de Atidor e Leonel serviria para manter a luta de Tapir viva e comprovaria o poder simbólico do falecido caudilho. Mas Atidor e Leonel foram derrotados por Ridi que reelegeu-se. A partir daí o PDT foi se desmantelando e, atualmente, se encontra aos pedaços.

Até hoje, nenhum outro membro da família Rocha tentou eleger-se para nada em Viamão. O derradeiro herdeiro político de Tapir Rocha passou a ser seu genro, Romer Guex, eleito vereador em 1996, 2000 e 2004. Em 2007, Romer saiu o PDT para ingressar no PSOL, onde detém uma cadeira na Câmara de Vereadores de Viamão.

Em 2005, a rodovia RS-040, que liga Porto Alegre ao Litoral, passou a chamar-se Rodovia Tapir Rocha, por lei aprovado por unanimidade pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, sendo sancionada pelo então governador Germano Rigotto.
Em 2008, foi inaugurado um busto de Tapir Rocha no canteiro do Calçadão Tapir Rocha, ao lado da Prefeitura de Viamão.
Os viamonenses se orgulham de terem um cidadão político honrado como foi o nosso Tapir.

Referências:
http://www.tapirrocha.com.br/
Site Tapir Rocha de Marcus Vinícius Rocha Marçal
Amigo Wilson Silveira Arruda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores