segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

VIAMÃO. - PROPINA: MINISTÉRIO PÚBLICO ENCAMINHA DENÚNCIA AO FÓRUM

PROPINA:
MINISTÉRIO PÚBLICO
ENCAMINHA DENÚNCIA AO FÓRUM


O processo que autoriza a liberação da mineradora para extração de areia sumiu da Prefeitura de Viamão.

O Ministério Público, após ouvir os supostos envolvidos no esquema de corrupção e recebimento de propina, na Prefeitura de Viamão, para liberação de extração de areia na região de Morro Grande, já encerrou os procedimentos da fase de instrução do processo que está em segredo de justiça. Segundo informações da promotoria, na próxima semana, a Promotora Luciane Feiten Wingert vai encaminhar a denúncia crime contra os indiciados ao Fórum de Viamão.
Relembrando o fato: No dia 22 de dezembro do ano passado a Polícia Civil e o Ministério Público de Viamão prenderam em flagrante, na cidade de Gravataí, o assessor do vice-prefeito, Atidor Cruz (PTB), recebendo R$ 11 mil de propina pago em cheques pelo empresário minerador, Nasi Nunes Teixeira, em troca de uma licença para extração mineral de nº 28/2011, e que contém a assinatura do prefeito Alex Boscaini (PT). O agente “laranja” que ocupava o Cargo em Comissão na prefeitura de Viamão e que recebeu a propina foi encaminhado ao Presídio Central e só foi liberado, após pagamento de fiança. O fato curioso neste caso, é que todo mundo quer saber, é como a licença poderia ser expedida na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), após o dia 18 de dezembro de 2011, data em que o prefeito tinha proibido por Decreto a liberação de novas licenças para mineração no município.
Suspeitando do esquema de negociata, há alguns meses, o Ministério Público já vinha investigando esse suposto crime de corrupção e recebimento de propina no governo petista de Viamão, desde 2011. Em virtude do flagrante a Promotora, Luciane Feiten Wingert, da 1ª Vara Criminal de Viamão, em operação conjunta com a Polícia Civil, no dia 27 de dezembro de 2011, fez cumprir um mandado de busca e apreensão na Prefeitura de Viamão, precisamente na SMDE, para apurar o suposto envolvimento do secretário Ricardo Gross (PT), devido a sua secretaria ser responsável pela liberação do licenciamento.
Tão logo ficou sabendo do fato o prefeito Alex Boscaini (PT) demitiu o assessor do vice-prefeito, e declarou para a imprensa que não sabia de nada e que nunca orientou, na sua gestão, a cobrança de propina de mineradoras.
Incrível, é que depois que o “agente CC laranja” ter sido preso, o processo sumiu da Secretaria do Desenvolvimento Econômico. O secretário da administração, Jussemar da Silva, disse a nossa reportagem que foi registrado a ocorrência do fato na 1ª Delegacia de Polícia de Viamão, e por ordem do prefeito abriu uma sindicância especial interna, no dia 04 de janeiro, para apurar o sumiço do processo que liberou o alvará para a empresa mineradora. A presidente da comissão especial de sindicância, Marlene de Fátima Ribeiro Brandão, tem um prazo de sessenta dias para anunciar a conclusão da sindicância.
Em ato contínuo o secretário, Ricardo Gross, homem forte do governo petista que já chefiou quatro secretarias, em entrevista coletiva para imprensa anunciou a sua demissão do cargo, e negou o seu envolvimento no esquema de propina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores