domingo, 15 de abril de 2012

32º RODEIO CRIOULO DE VIAMÃO 2012 - ETA

32º RODEIO CRIOULO DE VIAMÃO
O Rodeio inicia nesta sexta-feira (13 abril) e vai até domingo. Durante o evento será realizado o primeiro Canto Campeiro com músicas pré-classificadas. Além das atividades campeiras e baile, o público poderá assistir os shows de Luiz Marenco, Pedro Ortaça e Walther Morais.


Texto de Arruda Filho

O Rio Grande do Sul é rico em tradições, destacando-se entre elas os rodeios crioulos realizados em muitas cidades. Neste contexto o Rodeio Crioulo de Viamão organizado pela Escola Estadual Técnica de Agricultura (ETA) é o pioneiro na região, que além do caráter pedagógico o objetivo é reviver e preservar os usos e os costumes do gaúcho no campo. Hoje, o Rodeio sendo um dos maiores eventos públicos do município também assume o papel de agente do desenvolvimento turístico local. A arrecadação é aplicada nos setores pedagógicos de ensino e de produção da escola. O evento é realizado, anualmente, no mês de abril, fazendo parte do calendário oficial do município e Estado, onde ocorrem atividades culturais e campeiras, como provas de tiro de laço em diferentes categorias, concurso de danças folclóricas e canto campeiro, baile, shows musicais e gineteadas.
O vice- diretor Agropecuário, Carlos Remi Pacheco, lembra que a história registra que o Rodeio Crioulo de Viamão, oficialmente, iniciou em 1974. Teve origem em Festas Campeiras, que eram organizadas, anteriormente, nos anos 60, por funcionários, tradicionalistas locais e alunos que motivados pela carência de lazer se reuniam, anualmente, no campo da instituição para se divertirem com as provas campeiras, domas, concurso de gaita e poesia. O aluno Irvan Antunes Vieira e o funcionário Jorge Xavier de Oliveira tiveram a ideia de organizar a primeira festança crioula, no mesmo local, onde hoje se realiza o rodeio propriamente dito.
A partir de 1974, os alunos integrantes do CTG Vaqueanos da Cultura, juntamente com a Direção e comunidade deram início na primeira edição do Rodeio Crioulo de Viamão, quando a prefeitura se tornou uma forte aliada na organização do evento. O primeiro evento amador teve cunho municipal, depois passou a caráter Estadual. Na primeira edição, o Dr. Breno Caldas doou a madeira para estruturar a inexistente cancha de provas campeiras, cujo projeto foi orientado pelo pecuarista Daltro Montano. O gado e os cavalos, naquela época, eram emprestados pelos agropecuaristas da região, que tinham um carinho muito especial pela ETA. No final dos anos 80 a prática campeira no RS passou a ser uma fonte de renda para os profissionais do meio que começaram a cobrar por suas apresentações. Os pecuaristas, por sua vez, também passam a cobrar pelo aluguel do gado e cavalos, e assim o Rodeio de Viamão passou de caráter amador para profissional.
O Diretor da ETA, Evandro Cardoso Minho (FOTO), disse que a estrutura do parque está pronta para receber o público que poderão usufruir inclusive da área de acampamento, praça de alimentação, além de várias atrações. “Estamos preparados para receber com hospitalidade os visitantes nos três dias do Rodeio”, garantiu Minho. 
DIRETOR DA ETA, EVANDRO MINHO, É TRADICIONALISTA DE SANTO ANTONIO DA PATRULHA


O vice-diretor Administrativo, Jeferson de Souza, disse que os visitantes serão brindados com os três grandes shows, principalmente, do músico Pedro Ortaça, representante da mais pura cepa da cultura nativista do RS.

Ingresso no parque
Diferente das outras edições, neste ano, a Comissão Organizadora optou por não cobrar um valor monetário de ingresso no parque, mas como valor simbólico os visitantes terão que contribuir com um quilo de alimento não perecível.

Provas Campeira
De sexta-feira a domingo. A premiação varia de R$ 4.000,00 à R$ 50,00

Shows à noite
Dia 13- Luis Marenco – 21h30
Dia 14- Pedro Ortaça e Whater Morais – 21h30

Canto Campeiro
As doze músicas classificadas na triagem, se apresentam, a partir das 20h,  na sexta e sábado (14), e as finalistas no domingo, em mesmo horário.

Baile
No baile de sexta-feira a animação é do Grupo Matizes, e no sábado, a animação é da Banda Pataço da Vaneira.

Telefone contato: (51) 98710017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores