segunda-feira, 18 de julho de 2011

VIAMÃO: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - 2011


CONGRESSO DE EDUCAÇÃO
CONTINUADA EM VIAMÃO

PALESTRANTE: JORGE TREVISOL (RS) PSICÓLOGO NA PUC

VILSON PAIM:  ARTISTA ABRILHANTOU O CONGRESSO


Congresso sobre Formação continuada
de Professores começou nesta segunda, em Viamão

Texto: Tamires Fonseca
Fotos: Markus Vargas

Com o lema “Repensando práticas pedagógicas na escola”, iniciou, nesta segunda-feira (18), o Congresso sobre Formação Continuada de Professores, reunindo cerca de mil pessoas durante todo o dia no centro de eventos Marista Graças. O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Viamão, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e viabiliza a capacitação dos funcionários da rede municipal de ensino.
A abertura do evento iniciou com o brilhantismo do compositor e  músico nativista Vilson Paim.
Para o secretário de Educação, Gilnei Leite, a proposta do encontro gira em torno da ideia de que os educadores devem ter uma formação permanente, não com apenas um curso, mas com vários que explorem a alma do seu ser e ao mesmo tempo o intelectual do mesmo. “Queremos envolver nossos profissionais com a aprendizagem, e disponibilizar a eles uma informação de qualidade e com fácil acesso”, completa.
As palestras, tanto da manhã quanto da tarde, foram ministradas pelo doutor em Ciência da Educação, mestre em Psicologia e Teologia da Espiritualidade, além de outras habilitações, Jorge Trevisol (PUC), que falou sobre educação, afeto e espiritualidade. Segundo ele, o professor tem que se conhecer para conhecer o outro. “Uma das razões de o ser humano passar pela terra, é para se revelar e ao mesmo tempo se autoperceber. Dentro da educação tudo isso é fundamental, pois ela poderia ser chamada de arte do despertar a alma diferente que há em cada um”, acrescenta. Fez referência sobre o desconforto do ser humano no âmbito do trabalho na empresa.
Na ocasião, os presentes degustaram um coquetel ao som de músicas tradicionalistas, em um momento cultural. Em referência aos próximos quatro dias de congresso, o cronograma será bem diversificado, contando com palestras existenciais e técnicas, até oficinas de aprendizagem nas próprias escolas.
Também esteve presente no evento Rose Freitas, coordenadora da 28ª Coordenadoria Regional de Educação, que compôs a mesa de cerimônia o secretário de Educação, Gilnei Leite, o diretor-geral de Educação, Belini Romanzini, e o representante da produtora Futuro Eventos, Marcos Goerdartmelo.

REFERÊNCIA:
ASSESSORIA DE IMPRENSA PREFEITURA DE VIAMÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores