domingo, 31 de julho de 2011

VIAMÃO: ESPORTE BALUARTE - ESTRADA DO PESQUEIRO - VIAMÃO

ESPORTE CLUBE BALUARTE FOI CAMPEÃO EM VIAMÃO
CARTEIRAS DE SÓCIOS DE VALDOMIRO E WALDEMAR EM 1981

(E) VILMAR, VALDOMIRO E VILSON OLIVEIRA

VALDOMIRO MOSTRA A SEDE ANTIGA DO BALUARTE

HOJE O CAMPO DE FUTEBOL ESTÁ INATIVO


As fotos foram tiradas no ano de 1973
Em pé (E): Miranda, Nésio, Jorge, Zé Leandro, desconhecido e Salada.
Agachados: Professor Abílio, desconhecido, Adãozinho, Jorge Motta, Darci, desconhecido e Edú

.

Em pé: Ariosvaldo, Miranda,Nésio, Antenor Becker, Edú,

A Sociedade Esporte Baluarte foi fundado em 11 de maio de 1961,  na localidade da Pedreira do Pesqueiro (Almeidas). A sociedade foi fundada pelos cortadores de pedra Antônio Becker da Rosa (depois vereador pelo PMDB), Waldemar Nunes de Oliveira, Pedro Mattos e o interessado professor Ariosvaldo Goudinho. O clube esportivo foi criado com finalidade de reunir, nos finais de semana, os cortadores de pedra granito e suas famílias para integração comunitária nos finais de semana, já que na região não havia área de recreação e lazer
A área foi doada pelo fazendeiro Peres e depois legalizada pelo Prefeitura de Viamão mediante desapropriação no governo Pedro Antônio Pereira de Godoy, na década de 70. O vice-prefeito na época era Marco Polo Mennet
Os irmãos Villanova de Oliveira: Valdomiro, Vilma, Vilmar e Vilson foram criados morando ao lado do campo e contam que nos finais de semana era o único local de diversão das famílias porque a região era de difícil acesso a ao centro de Viamão.

Valdomiro Villanova de Oliveira, 50 anos, o mais velho da família jogou somente nos veteranos e conta que na sociedade do Baluarte era muito bom, pois tinha os bailes animados pelo gaiteiro Plinio, ou reuniões dançantes animadas com toca-discos de vinil, geralmente nos domingos a tarde.
O Vilmar Villanova de Oliveira, 44 anos, não jogava bola, mas agitava a torcida. Ele conta que há mais de 10 anos a sociedade está ociosa. "Alguns morados remanescentes da época tentaram reanimar a sociedade, mas não conseguiram.
O irmão mais novo da famíla, Vilson Villanova de Oliveira, 42 anos, revela que jogou no primeiro quadro do Baluarte com a camisa 10. "Eu era meia-esquerda e decidia os jogos", disse. Ele lembra que na época a Sociedade do Baluarte era muito ativa e o time muito bom, pois foi campeão municipal de Viamão na década de 1980, jogando contra o excelente time do Metropol.
Na região também tinha na época os times do Xavante, Santo Antonio (Passo da Areia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores