sábado, 30 de julho de 2011

VIAMÃO: MORREU ITAMAR CARVALHO (TIO ITA)

Aos 89 anos faleceu Itamar Carvalho uma das pessoas mais queridas da cidade de Viamão. Nasceu em 1922. Seu Itamar ou Tio Ita deixou os amigos e familiares ña noite da última segunda-feira, 25 de julho. Itamar estava internado, a cerca de 10 dias, no Hospital de Cardiologia de Viamão.
Para muitos ele era um patrimônio humano da cidade de Viamão.
"Ele era um dos símbolos da nossa cidade", disse Moacir Santos oficial do Cartório de Imóveis de Viamão.
Era viúvo e deixou a filha, única, Helena e dois netos (Sabrina e Paiquinha).
Foi comerciante, ora aposentado, nos tempos dos armazéns em frente a praça da Matriz da cidade. Era irmão gêmeo de Índio Carvalho que já faleceu faz tempo.
Nos tempos antigos, os irmãos Carvalho foram os percurssores do Arraial da Alegria. Nas noites frias de São João organizam uma fogueira na Praça da Matriz  para as pessoas se divertirem. Distribuiam pinhão, pipoca, quentão e muito carinho para a comunidade.
Itamar nestas festas colocava um pau de sebo ereto (como chamavam um eucalipto sem casca que ele mesmo fpassava um sebo de bovino em toda a região da madeira para resvalar e fincava no solo) e na extremidade colocavam um balão para a gurizada pegar. Quando um dos meninos chegava ao topo e pegava o balão ganhava como prêmio um rancho, balas e pirulitos.
Itamar Carvalho jogou no primeiro quadro do Tamoio Futebol Clube (time da cidade) que ele amava de todo coração. Atualmente, fazia parte do Conselho Fiscal. Inclusive, o salão de festas do Tamoio leva o seu nome "Itamar Carvalho".
Era torcedor fanático também dos Veteranos do União. Não perdia um jogo da equipe alvi-negra aos sábados á tarde no Estádio Edgar Leitão Teixeira. Gostava de ver jogar no União o Bode, Roberto, Nego César, Raul Ávila, Nego Queijo, José Marques, Arruda Filho e outros menos habilidosos.
Foi fundador do Clube dos Casados e, atualmente, frequentava como sócio o Clube de Sinuca dos Vinte, mesmo sem saber dar uma tacada nas bolinhas de bilhar, como conta André Silva (Beiço). Gostava era de participar. Muito alegre e divertido.
Era um baita dum.... complô. Fazer gozação e brincadeiras era com ele mesmo.
Gostava da política que se lambia. Foi da Arena e depois se filiou ao PDS. Sempre apoio o Clodoaldo Prates da Veiga seu padrinho político. Desgosto com a corrupção suja dos políticos abandonou a politica
O velório ocorreu na Câmara de Vereadores de Viamão e enterrado no cemitério Dois de Novembro na terça-feira, 26 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores