sábado, 30 de julho de 2011

VIAMÃO: REGINA SHUDO - NOVAS METODOLOGIAS PARA MELHORAR O DESEMPENHO ESCOLA

Novas metodologias tendem a melhorar
o desempenho escolar do município

DOUTORA REGINA SHUDO


Texto e fotos: Letícia Pusti

Possibilidades avaliativas em língua portuguesa e matemática: melhorando o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi o tema da palestra regida pela pedagoga pós-graduada em metodologia de ensino, Regina Shudo, nesta quinta-feira (21/julho), no colégio Stella Maris. Com a proximidade da Prova Brasil, que mede a qualidade do ensino no país, a cada dois anos, nada mais próprio do que trabalhar as metodologias utilizadas em sala de aula, assim como novas propostas, com o objetivo de alcançar uma melhor atuação não só do aluno no IDEB, como também das escolas.
“Os alunos brasileiros lêem pouco, logo, produzem mal. Estamos investindo na formação continuada dos professores para melhorar o desempenho geral”, disse a palestrante. Regina explicitou ao longo da sua apresentação a necessidade de os professores, em conjunto com administração das escolas, tomarem conhecimento de que é necessário dar maior atenção à educação de base para que o aluno chegue estimulado nas séries mais avançadas e assim produza melhor.
Ainda a palestrante demonstrou, com jogos práticos, alguns dos métodos de ensinos que podem ser trabalhados por abordarem as matérias de maneira diferente e mais eficazes do que a tradicional. Assim, a absorção dos conteúdos tende a ser mais fácil e interessante, além de fixa, e não passageira.
A palestra também ressaltou a necessidade da busca de resultados e melhoria da educação brasileira, tendo como ponto a responsabilidade dos professores em se empenharem na formação de cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores