sábado, 30 de julho de 2011

VIAMÃO: DANILO GANDIN DEFENDE A MUDANÇA DA ESCOLA ATUAL

Mestre em educação defende
a mudança da escola atual



Textos e fotos: Rose Iemara Scherer

O processo escolar e a transdisciplinaridade foi o tema da palestra do mestre em educação e filósofo Danilo Gandin, no Congresso sobre Formação Continuada de Professores. Gaúcho, residente em Porto Alegre, Gandin disse apreciar muito o município de Viamão. “Por todos os lugares em que já estive, só em Viamão e Brasília é onde se pode atravessar uma faixa de segurança, com segurança. É só pisar na faixa, que os veículos logo vão parando. Isso é educação”, ressaltou o mestre na abertura de sua palestra.
Gandin, que também é escritor, já recebeu vários prêmios na área da educação. Ele subverte a ordem disciplinar estabelecida. O mestre é contrário ao livro didático e defende uma mudança radical na forma atual da escola. “O mundo mudou, mas a escola ainda está apegada no modelo como foi criada, nos séculos 18 e 19. Hoje, não é só a elite que vai para a escola, mas toda a população. Houve um alargamento do conhecimento e a concepção do ser humano não é mais o centro do universo e sim como parte da natureza. Temos internet, rádio, mídias sociais... Tudo o que importa para o aluno está fora do conhecimento da escola. A escola está dominada pela física, química, biologia, etc. Este modelo está ultrapassado!”, explica.
Segundo Gandin, o processo educativo não funciona só na palavra. “Cada escola tem que construir seu processo de planejamento coletivo, agregando não só os alunos, mas as famílias também nessa construção. Isso faz com que a criança assuma sua identidade”, fala. Para o palestrante, a transdisciplinaridade vai além das disciplinas. “As pessoas se educam. Ninguém educa ninguém. Contudo, ninguém se educa sozinho. Nós nos educamos nos nossos relacionamentos, intermediados pela natureza e pela cultura”, conclui.

Novo modelo de educação
O novo modelo de educação idealizado por Gandin concilia o conteúdo tradicional necessário ao uso da internet e novos e infindáveis conteúdos. A alfabetização continuaria, com a leitura, interpretação e escrita. Não esquecendo também a matemática simples, que é utilizada durante toda a vida. Seria um único professor por turma, capacitado para lecionar vários temas, acompanhado por vários especialistas e assessores da Secretaria de Educação.
As vantagens, de acordo com o mestre em educação, seria a maior amplidão do saber, aumento do interesse dos alunos pelas aulas, construção da autonomia, criatividade e responsabilidade, além dos estudantes estarem em sintonia com os atuais conceitos educativos. Para Gandin, o conteúdo não tem que ser preestabelecido e o professor não tem que falar o tempo todo. “É preciso que as 7.200 horas do ensino fundamental sejam usadas para a aprendizagem do que realmente interessa ao cidadão”, encerra.

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