segunda-feira, 1 de agosto de 2011

VIAMÃO PARTICIPA DO BRASIL SEM MISÉRIA

Viamão participa do Brasil Sem Miséria


Texto e fotos: Natália Maciel

Com o objetivo de apresentar os trabalhos realizados pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), a secretária da pasta, Lucia Noronha, e a diretora do Departamento de Assistência Social da secretaria, Marlene Fiorotti, participaram de reunião na terça-feira (26), na Casa Civil.
Na ocasião, a secretária conversou com a coordenadora adjunta do Programa RS Mais Igual, Paola Carvalho. O projeto, lançado no final de junho, está integrado ao plano nacional Brasil Sem Miséria, do governo federal. O objetivo é implementar políticas públicas que buscam, até 2014, tirar da linha da pobreza extrema 306,6 mil gaúchos que ainda vivem em condições degradantes e desumanas. Tais ações são realizadas por meio das secretarias e órgãos do governo estadual. Além disso, o RS Mais Igual, afim de melhor realizar o que é proposto, visa a constituir uma rede de parcerias com as prefeituras e a sociedade civil.
Propor essa parceria foi o que a secretária Lucia Noronha fez ao visitar a Casa Civil na tarde da terça-feira (26). No encontro, ela apresentou a situação do município à coordenadora adjunta do programa. “Desde o ano passado, nós contribuímos para diminuir a miséria em Viamão, com doação de materiais, de agasalhos, etc. Em Viamão, temos aldeias indígenas, quilombos e locais que necessitam de grande assistência. Por isso, viemos aqui hoje para saber como podemos fazer parte desse projeto”, ressaltou Lucia.
Paola explicou que o programa está em uma fase de articulação das regiões prioritárias que, segundo ela, é Porto Alegre e região metropolitana. “Como a população é em grande número, é elevado também o nível de pobreza e miséria”, destacou.
Segundo a coordenadora adjunta, é muito importante que os municípios demonstrem interesse pelo programa e que já realizem ações para a população local. Ela propôs a elaboração de um plano de trabalho conjunto que, primeiramente, determine a região do município que tenha mais dificuldades.
“É por esse local que nós iremos começar. A partir disso, iremos estabelecer no plano a meta com o número de pessoas que devem ser atingidas na ação. Iremos construir, aos poucos, as articulações possíveis e tentar direcionar ações do Estado na região”, ressaltou Paola.
Para Marlene, o município precisa ser propositivo. “Viemos aqui na Casa Civil, mostramos as nossas ideias, o que estamos fazendo por Viamão, buscando o que ainda queremos realizar. É assim que seremos vistos e atendidos lá fora”, destacou a diretora.
A coordenadora adjunta do Programa RS Mais Igual deixou o seu contato à secretária Lucia Noronha e mais reuniões serão marcadas para discutir o plano de trabalho a ser realizado no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores