segunda-feira, 29 de agosto de 2011

LAGO TARUMA É REVITALIZADO APÓS DENÚNCIA DO COLUNISTA ARRUDA FILHO DO JORNAL SEXTA DE VIAMÃO

Prefeitura acordou após alerta da
mortandade de peixes 
e realiza limpeza no Lago Tarumã


LADO OESTE DO LADO FOI ROÇADO E LIXO RECOLHIDO

NA PARTE NOROESTE A GRAMA FOI CORTADA E LIXO RECOLHIDO

NO LADO OESTE A MARGEM FOI REVITALIZADA

FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA FAZENDO  
A LIMPEZA DA MATO QUE JÁ
TOMAVA CONTA DA RUA DE ACESSO AO LAGO TARUMÃ


Setembro de 2011:
Após denúncia  da mortandade de peixes ocorrida no Lago Tarumã, pelo colunista Vilson Arruda Filho do Jornal Sexta de Viamão e Jornal Zero Hora de Porto Alegre a prefeitura de Viamão resolveu acordar e iniciar a limpeza geral de todo o entorno do lago. Os secretários de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Gross, e de Obras e Viação, Marcos Nor, realizaram uma vistoria, nesta sexta-feira (26), para fiscalizar as ações.

Segundo Gross, desde que começou a mortandade de peixes a secretaria está monitorando o local e tomando as devidas medidas para o controle do fato. “A primeira iniciativa foi a coleta da água para a análise da Corsan. Estamos esperando os resultados para vermos o real motivo das mortes. Além disso, não estamos sozinhos nesse trabalho, pois após o ocorrido acionamos, imediatamente, a Secretaria de Obras e Viação que começou a limpeza geral do local”.

A morte dos peixes pode ter vários motivos, mas de acordo com o secretário de Agricultura e Abastecimento, Geraldo Oliveira, o frio poderia ser o problema. “A tilápia não se adapta ao frio extremo que está assolando o Estado. Além disso, no lago Tarumã não há apenas uma espécie de peixe. A carpa cabeçuda, por exemplo, cava a terra do fundo do lago e faz a água ficar turva, impossibilitando também a vida da tilápia.” Oliveira disse, ainda, que “para confirmarmos ou não essa hipótese, teremos que aguardar os resultados da análise realizada com a água do lago”.

As melhorias, de acordo com o secretario Marcos Nor, foram referentes à capina e roçada em torno do lago, além da retirada de lixo e de peixes mortos das margens do mesmo. “Toda essa iniciativa busca, além do cuidado com o meio ambiente, a melhor visão da população viamonense para com um dos pontos turísticos do município”.

A prefeitura de Viamão pede a colaboração de todos os viamonenses para a preservação da limpeza do Lago Tarumã, a fim de valorizar a beleza natural do município.


Fotos: Markus Vargas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores