quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

VIAMÃO: LANÇAMENTO DA COLETA SELETIVA DE LIXO

Lançamento da Coleta Seletiva foi nesta quarta-feira





A prefeitura de Viamão, através das secretarias de Educação e de Obras e Viação, promoveram nesta quarta-feira (7), o lançamento da Coleta Seletiva. O evento ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Castelo Branco e reuniu o prefeito Alex Boscaini, os secretários de Obras, Marcos Nor, de Educação, Gilnei Leite, e de Gestão e Relações Institucionais, Robinson Duarte. Além da vice-diretora da escola, Suelen Porto, e da presidente da Associação de Educação Ambiental, Nossa Senhora Aparecida, Blanca Alai Menezes.

Segundo Nor, essa campanha tem por objetivo diminuir resíduos de lixo seco, que hoje são destinados ao aterro sanitário, gerar renda e preservar o meio ambiente. “Será uma reestruturação da coleta seletiva do município, e abrangerá os prédios públicos, escolas do município, do estado e particulares. Sendo todos serviços terceirizados”. E ainda ressalta: “Pedimos a colaboração de todos para que esse programa seja um sucesso”.

De acordo com o secretário Leite, a coleta seletiva nada mais é do que separar o lixo seco do orgânico, sendo essa uma ação de suma importância. “Nosso aterro sanitário está cheio e, diariamente, colocamos mais lixo. Daqui a pouco, poderemos não ter mais onde depositar o lixo da população de Viamão, e isso pode gerar muitos problemas. Estamos propondo uma nova alternativa que deve ser aderida por todos, desde as crianças, que é nosso dever orientar, até seus pais, os quais estão, muitas vezes, acostumados a não colaborar com a natureza. Antigamente, isso não era uma preocupação, mas hoje é.” E ainda complementa: “O senso de responsabilidade tem que existir dentro de cada um de nós”.

O prefeito Alex Boscaini acrescentou algumas considerações. “A prefeitura de Viamão tomou para si, mais uma vez, a obrigação de colocar em cada escola os contâiners, os quais contribuirão para a preservação da natureza e a beleza de nossa cidade. Nós estamos aproveitando aqui um programa já existente e o reestruturamos, com um custo de R$ 60 mil.”

A turma 40, da escola Castelo Branco, realizou no final da cerimônia, uma apresentação artística sobre a Coleta Seletiva, a qual demonstrou que o programa já está gerando conscientização, mesmo antes do seu lançamento. Além disso, os alunos do 4º ao 9º ano realizaram oficinas, através do Projeto Mais Educação, com produtos reciclados. Entre as obras estiveram: boliche de garrafa pet, tartarugas, vai e vem, biboquê, enfeites natalinos, pé de lata, entre outros brinquedos e jogos feitos de materiais reciclados.

Texto: Tamires Fonseca

Fotos: Markus Vargas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores