segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

REVITALIZAÇÃO DO ARROIO FEÍJÓ - OBRAS DO PAC

Pac Revitalização do Arroio Feijó é lançado oficialmente


Após muita espera por parte da população e muita dedicação por parte da administração municipal, foi lançado oficialmente, nesta quinta-feira (26), o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Revitalização do Arroio Feijó. O projeto vai revitalizar a área do arroio e realocar os moradores que vivem de forma irregular no entorno do mesmo.
O ato iniciou com a apresentação do grupo de percussão Tambor Falante, seguida da apresentação de capoeira Angola Raízes do Sul. Muitas famílias beneficiadas pelo projeto também participaram do evento, além de toda equipe de governo municipal, vereadores e demais convidados.
Essa infraestrutura é necessária para evitar os riscos de alagamentos na época das cheias do arroio.  Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Roberto Cardoso, relembrou o empenho do governo para que o projeto saísse do papel. “Tivemos nossa primeira vitória em 2009, quando fomos contemplados com o projeto aprovado e garantida a verba para o município.”
O secretário estadual de Habitação e Saneamento, Marcel Frison, que na ocasião representou o governo do Estado, parabenizou o prefeito e o município por esta grande conquista. “Sabemos que este projeto trará muitos benefícios a população.” Representando o governo federal, o gerente regional da Caixa Econômica Federal, Adilson Christovam, intermediário no processo da liberação dos recursos, falou que o governo está melhorando a vida de muita gente em todo o país com projetos como este, que proporciona uma moradia digna a muitas famílias.
O prefeito Alex Boscaini enfatizou que o projeto depois de rponto vai beneficiar a comunidade da Augusta.“ O sonho será realizado e todas as famílias receberão a chave e a escritura da sua casa própria depois que as obras terminarem", enfatizou o prefeito.

Saiba mais sobre o projeto:
O projeto é dividido em duas fases: na primeira, será realizada a revitalização do arroio, que terá quadra poliesportiva, cancha de bocha e área arborizada; a construção de 106 casas, que irão abrigar os moradores que vivem no entorno do arroio; a implantação de infraestrutura – rede de esgoto pluvial e cloacal e de distribuição de água – e o início do asfaltamento de quatro ruas: Cultura, Gioconda, Norberto Mottola e Osvaldo Godoy. Na segunda fase, serão construídas mais 200 casas e terá continuidade o processo de pavimentação e instalação de meio-fios das ruas. A empresa Tarefa Construções LTDA será a responsável pela construção das residências, e a empresa DCS fica encarregada da implantação da infraestrutura. O investimento na obra chega ao valor de R$ 12 milhões, sendo que R$ 1 milhão dessa quantia é a contrapartida do governo municipal.
Algumas casas serão acessíveis, ou seja, adaptadas para portadores de necessidades físicas especiais. Elas terão 35 m², com dois dormitórios, banheiro e cozinha. Serão construídos dois lotes na primeira fase da obra; o primeiro com 48 casas padrão e nove acessíveis e o segundo com 42 casas padrão e sete acessíveis. A construção das residências começará após a conclusão da instalação da infraestrutura. A expectativa de conclusão da primeira fase do projeto é de um ano.
Os moradores beneficiados com as residências também estarão inseridos no projeto técnico-social da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), no qual farão parte de capacitações com temas variados, como trabalho e renda e educação ambiental. O acompanhamento só é completado quatro meses após o encerramento da obra. Também, através do projeto técnico-social, serão escolhidos representantes da comunidade que terão o papel de agentes fiscalizadores da obra junto às empresas envolvidas e à Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores