domingo, 23 de agosto de 2009

CHILDREN SEE CHILDREN DO


Dúvidas frequentes que rondam a cabeça dos pais e professor: como educar?
A convivência diária que tenho com meus filhos, sobrinhos e alunado, me faz acreditar, pela experiência de vida, que:
“as crianças vêem, as crianças fazem.”
Por indicação de uma professora assisti o vídeo, Children See Children Do, que mostra uma campanha que tenta despertar na população a necessidade de darmos sempre bons exemplos para nossas crianças. O filme mostra como nosso comportamento influência diretamente na construção do comportamento de nossos filhos e alunos, ou seja, na identidade que eles vão formar em si mesmos, para conviver no dia a dia com os outros, e também na sua vida adulta.
Se os pais tratarem os filhos com valores éticos de convivência apropriado nos primeiros anos de vida, e tratá-los de maneira que percebam a importância de fatores como amor, respeito e união, muitos problemas poderão ser evitados. O desenvolvimento do caráter é uma tarefa muito ampla, porque inclui basicamente tudo — conduta, pensamentos, atitudes, desejos e emoções, e isto é evidenciado no vídeo. A maior parte dos pais convivem muito pouco com seus filhos durante o dia, pois o trabalho lhe tira esse tempo de convivência.
Quando uma criança em casa ou na escola bate o pé e diz : Não!, nós começamos a nos perguntar : “ Como conseguir que ele diga Sim?”
O comportamento e as atitudes dos pais e dos professores no seu convívio com os outros é observado pelas crianças, e isto gera a construção dos seu caráter. Se os pais ou professores demonstram uma ação de respeito, ética, amor e educação na hora de resolver uma situação adversa na frente das crianças ou adolescentes, certamente eles vendo aquela atitude positiva vão agir igual, quando se deparar com uma situação semelhante. No entanto, se os pais ou professores agirem com uma atitude negativa para resolver uma situação adversa, as crianças também vão fazer o mesmo, quando se sentirem ameaçadas, e agir negativamente.
Todas as crianças e adolescentes precisam ser treinadas, orientadas, instruídas e disciplinadas com amor, para serem felizes, normais e bem-ajustadas quando crescerem. É preciso empregar limites. A ação dos pais ou professores influenciam no caráter da criança, quer positiva ou negativamente. Apesar de sabermos que as decisões que eles tomarem ao crescer serão determinantes para resultado final em suas vidas, é a nossa responsabilidade orientá-los para serem capazes na tomada das decisões certas.
Em reuniões pedagógicas, na minha escola, vejo que os professores apontam corretamente para os pais a responsabilidade de educar, mas não vejo uma posição de "parceira" para resolver esta situação. De 1970 a 2008 houve um aumento de mais de 35% da presença das mulheres no mercado de trabalho (a maioria delas casada e mãe ). O tempo para influenciar na educação dos filhos, educando e moldando seu caráter se tornou muito pequeno, e alguma família, muitas vezes só se dá conta dos efeitos negativos desse estilo de vida da sociedade moderna, quando se deparam com as manchetes que falam sobre o aumento absurdo de jovens com problemas de drogas, alcoolismo, envolvidos em casos de violência.
Problemas esses que se tornam cada vez mais frequente nos noticiários, e que muitos acreditam estarem muito longe de suas casas. As influências sociais e tecnológicas na vida de nossos filhos com certeza são muito maiores e mais fortes do que no tempo de nossas avós.
Não adianta só ficar em casa com os filhos se não haver uma conversa de amigo e uma abertura que possibilite uma relação de compreensão para uma conversa franca e mostrar o caminho dos limites nas relações de convivência.
Concluindo posso afirmar que acredito que a educação começa em casa, mas na escola também, pois o comportamento dos professores vai contribuir na formação do caráter e da identidade dos alunos.
Arruda

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