domingo, 23 de agosto de 2009

ENSINAR É UM PROCESSO DE PUREZA

Ensinar é um processo
onde ambos têm que
estar afim de aprender.

Ensinar na escola deve ser uma mensagem de pureza. Uma educação libertadora sustentável. O ato educativo deve ser realizado com amor, ternura e responsabilidade. Os sujeitos (aluno – professor) envolvidos no ensino aprendizagem devem estar abertos para novas vivências e novos paradigmas. Devemos abandonar os mitos. O fantástico é promover a educação com alegria. Os alunos também tem que estarem afim de aprender.
O professor tem que ser entusiasmado, pois um profissional entusiasmado e feliz constrói indivíduos também felizes e motivados. Quais são as motivações que nos têm levado às salas de aula? Para mim é o desejo da mudança.
Acredito que o educador é ponte, ou seja, é aquele que subsidia a ação dos sujeitos ao mesmo tempo em que facilita a reflexão.
O professor também é o mediador do processo de construção do conhecimento. Trabalha as competências e as habilidades com temas atuais mostrando os valores do ser cidadão na ação preservação do meio ambiente.
Os vídeos também me passaram à mensagem de que não se pode afirmar que alguém liberta alguém, ou que alguém se liberta sozinho, mas que os seres humanos se libertam em comunhão, ou seja no ato de solidariedade ou ainda na troca das experiências.
O importante é o estado de espírito. Quando se prepara uma aula com o astral em alta os alunos fluem. Aprendem rápido. O processo é dinâmico.
Não consigo entender como o professor pode construir uma avaliação (prova) quando está em baixo astral e a auto-estima alterada. Isto certamente vai repercutir no resultado.
O processo educativo tem que ser construído numa interatividade de amor, de compreensão e muitas doses de paciência. Cada pessoa tem o seu tempo. O aluno tem o seu tempo para aprender. O professor tem o seu tempo para ensinar. Os tempos não são estanques. Os tempos devem ser respeitados e avaliados com muita cautela.
O aluno trás para o âmbito escolar as suas experiências, os seus conhecimentos de vida, e o professor o conhecimento científico, e ambos conhecimentos têm que interagirem.
Entendo a educação começa em casa no seio da família e é um processo de algo que tem um início e nunca termina, e que envolve o ser humano como um todo: físico, intelectual, emotivo, psicológico, social, religioso etc. Quando se fala em educar, devemos pensar em educar o ser humano em todos os seus aspectos, senão corremos o risco de formarmos pessoas desequilibradas.
Conheço pessoas ( como a minha avoque já faleceu) que nunca pisaram numa escola e são muito educadas, têm um relacionamento humano muito rico e são construtivas na sociedade.

Arruda

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