domingo, 23 de agosto de 2009

CONTINUIDADE E DESCONTINUIDADE: PONTO DE EQUILÍBRIO

Escola Açorianos Viamão - RS
Viver é desafiar o Ide e o Ipse
Nós temos que viver desafiando o ide e epsi Conforme Melucci (2004, p.45-46), a identidade define, portanto, a capacidade de falar e de agir, diferenciando-se dos outros e permanecendo nós mesmos.
Para o autor Albert Melucci é difícil falar de identidade sem fazer referência às suas raízes sociais e relacionais que construíram a nossa identidade como ser ou indivíduo social. As pesquisas no campo psicológico e sociológico confirmam que o processo de desenvolvimento da identidade individual ocorre dentro de uma relação circular com um sistema de delimitações.
Conforme as considerações do autor no texto podemos acreditar que o idem e o ipse são conceitos importantes na construção da identidade do ser humano. O idem por sua vez serve para manter e conservar os valores que consideramos importantes na nossa formação ética e moral e que entendemos que não podemos abrir mão, sob pena de perdermos a nossa identidade, construída ao longo de nossa vida. Entretanto, o continuísmo de nossos valores e ações em um mundo globalizado e comunicativo que se moderniza rapidamente, somos condenados por gerar a mesmice o os conceitos tradicionais que perdem o valor diante de uma formação social adolescente construída de novos valores.
Por outro lado, o ipse também é importante, pois vivemos em um mundo de constantes mudanças e descontinuidades. No entanto, o ritmo de mudanças nos dias atuais vem sofrendo uma aceleração extraordinária. O que nós temos que aprender é a dosar esses ritmos acelerados de exigências para permanecermos no processo educativo e não perder de vez a nossa identidade do ser cidadão. Se não soubermos lidar com um certo ritmo acelerado de exigências - multiplicação das nossas participações sociais e a quantidade excessiva de possibilidades - podemos nos perder nesse processo, desestruturando a nossa identidade.
Temos que aprender é encontrar um ponto de equilíbrio entre as conexões do idem e do ipse para não tornar o ambiente social coletivo enfadonho e desinteressantes para os alunos.
A continuidade entre os meios e fins nas atividades educativas pode torná-las tristes e enfadonhas devido a mesmice metodológica do dia a dia
As vezes temos que abrir mão das nossas identidades tradicionais para construir no âmbito escolar a interdisciplinaridade que provoca discussões, movimento e in teratividade no processo educativo.

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O mundo moderno é de negociação. Para Melucci cabe ao indivíduo diante das incertezas o destino da escolha e da negociação. Quais escolhas e negociações eu tenho que fazer hoje como futuro professor pensando numa trajetória de mudanças e projeto de vida em docência? Argumente.

A Negociação é uma das competências fundamentais para a adaptação das crianças e adolescentes ao meio envolvente. Esta competência promove a responsabilização e o assumir dos compromissos, e sendo assim torna-se uma poderosa ferramenta no processo educativo de todas as crianças e adolescentes.Devemos negociar tudo?A resposta é não, existem coisas que são inegociáveis, como por exemplo, eu não vim a aula e assim não preciso me interar das competências trabalhadas no dia anterior. Outro exemplo, o respeito mútuo entre os circunstantes da atividade educativa.
No entanto, o professor pode negociar com o aluno se a realização de um resumo é por exemplo, uma boa tarefa de avaliação face a uma competência determinada, mas também pode negociar com ele o que se pode entender como um bem resumo. Se houver uma negociação das tarefas e das expectativas é mais fácil ao professor construir aquilo que se chama a auto-avaliação regulada, isto é, construir um quadro de referência para que o aluno seja capaz de apreciar a sua própria evolução.
Não se deve confundir auto-avaliação regulada, com a auto-avaliação, que normalmente se faz.
O professor pode negociar por exemplo uma nova data para a entrega de um trabalho, mas contudo adicionando mais uma atividade para na próxima vez isto não se tornar corriqueiro.
Arruda

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