terça-feira, 27 de dezembro de 2011

FEIRA DE NATAL 2011, EM VIAMÃO, ENCERRA COM OFICINA DE RECORTE DE PAPEL

Feira de Natal encerra com oficina
de recorte de papel



Encerrou, na sexta-feira (23), a Feira de Natal da Economia Popular Solidária, realizada na Praça Júlio de Castilhos, no Centro, e na Praça Santa Isabel, na Santa Isabel. O evento ocorria desde a quarta-feira (21) e propôs presentes manufaturados. No seu último dia, os expositores tiveram a oportunidade de participar de uma oficina de recorte de papel, arte japonesa chamada de Kirigami.
De acordo com o professor Rango de Ávila, que ministrou a oficina aos feirantes, a atividade serve como uma segunda fonte de geração de renda. “Quem trabalha com EVA, por exemplo, pode agregar a técnica. É fácil de confeccionar e é produzido com material barato, além de render muito.” Nascido em Santa Maria, mas criado em Viamão, o oficineiro trabalha com a arte de Kirigami desde 2004 e já fez trabalhos envolvendo o município, como recortes da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e do Farol de Itapuã.
Presente no dia de encerramento da Feira de Natal, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Gross, afirma que a parceria com Rango foi feita em outubro, na Feira Latino-Americana de Artesanato. “Fizemos o convite para o professor vir até Viamão e ensinar essa técnica a nossos feirantes. É algo novo que serve como forma de capacitação.” Gross ainda ressalta que a parceria foi firmada pela relação que Rango tem com a cidade.
Os trabalhos, segundo o professor e o secretário, devem ter continuidade no ano de 2012. “Esse é apenas o começo. Temos projetos futuros que envolvem a técnica e pensamos em abrir a oficina de Kirigami para a comunidade”, encerra Rango.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores