terça-feira, 27 de dezembro de 2011

NADIM HARFOUCHE: PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE VIAMÃO - 2011

NADIM ECONOMIZOU HUM MILHÃO NA CÂMARA DE VIAMÃO

O vereador Nadim Harfouche (PP), 47 anos, está em seu segundo mandato. Na última eleição fez 2.662 votos, sendo o vereador mais votado da oposição. Neste ano, como presidente da Câmara Municipal de Vereadores, administrou um orçamento de 7,9 milhões, e surpreendentemente fez uma economia de hum milhão de real, ao poupar o escasso dinheiro do contribuinte.

Agora, o dinheiro vai ser devolvido aos cofres da Prefeitura de Viamão, para que o prefeito Alex Boscaini (PT) aplique em obras sociais para os moradores do município.
O repórter Vilson Arruda Filho entrevista Nadim Harfouche no dia 20 de dezembro de 2011.

Jornal Sexta- Qual foi o diferencial na tua gestão na Câmara, para outras administrações que te antecederam?
Nadim – O diferente de outras gestões é que eu iniciei cortando o que acreditava que estava sendo consumido como supérfluo no dia-a-dia do Legislativo. Economizamos dinheiro evitando o desperdício, e a Câmara funcionou sem problemas e com muito mais qualidade no atendimento ao público. O dinheiro público deve ser gasto, mas com cautela, e poupando para se poder fazer muito mais em obras.

Jornal Sexta- O que fizeste para economizar um milhão de reais em um ano?
Nadim- Não tem segredo. É só ter vontade política, visão administrativa e um plano de viabilidade financeira. Os valores destinados ao orçamento, cerca de 30%, é o presidente da Câmara quem decide sobre a sua aplicação. Então, minha equipe gestora criou algumas metas para reduzir os custos totais (variáveis e fixos). Reduzimos os contratos com as empresas terceirizadas e contratamos um funcionário para realizar a maioria dos serviços de manutenção. Cancelamos o contrato com a empresa que prestava os serviços limpeza, segurança e vigilância. Em consenso com os pares desta Casa, limitamos o número de viagens dos vereadores. Recomendei ao departamento de compras que antes de fechar os negócios, procurasse no mercado produtos com preços mais baixos, mas sem dispensar a qualidade e sempre primando pela licitação. Diminuímos o número de estagiários. Renegociei com a empresa prestadora de telefonia fixa o valor das ligações que se tornaram mais baratas. Não permiti que os gabinetes dos vereadores gastassem valores superiores as cotas com as ligações de telefonia fixa.

Jornal Sexta- Como solucionaste o problema da segurança e vigilância?
Nadim- Fizemos uma readequação no sistema. Nós implantamos os serviços monitorados por câmeras de segurança e alarme. É um serviço moderno e com menor custo financeiro. Os funcionários que faziam a vigilância no horário noturno passaram a trabalhar no período diurno, inclusive nos dias de sessão, no plenário.

Jornal Sexta – Como valorizaste os funcionários da Câmara?
Nadim – Veja bem. Com vistas à valorização dos servidores do legislativo, nós proporcionamos cursos de capacitação e autorizei em 15% o reajuste dos salários dos funcionários da Casa. Além disso, fizemos um convênio com o Instituto de Previdência do Estado (IPERS), para garantir o atendimento de saúde qualificado aos funcionários, extensivo aos aprovados no concurso que realizamos neste ano.

Jornal Sexta – Sabemos que os vereadores utilizam o vale alimentação, vale gasolina e diárias polpudas para viagens. Tu utilizas essas mordomias?
Nadim – Primando pela economia do dinheiro público, NÃO viajo e nem utilizo verbas da Câmara para viagens. Nunca utilizei verbas de combustível e alimentação. Fui o vereador que menos gastou com telefonia fixa. Inclusive, recebi o troféu “Clave de Sol” como destaque político em âmbito estadual, concedido pela Associação dos Empresários do RS, Santa Catarina, Paraná e MERCOSUL, em reconhecimento ao nosso trabalho de vereador gestor.

Jornal Sexta – Quais foram os projetos com destaque na atuação política?
Nadim – Foram muitos, mas os que mais se destacaram foi o concurso que realizei, neste ano, para admissão de funcionários na Câmara; O Procon Municipal; Transparência no Legislativo e Executivo Municipal; Teste do Olhinho e da Orelhinha em recém nascidos; Farmácias 24 Horas. Uma demanda há muito tempo cobrada, adaptamos neste ano, os banheiros da Câmara para dar acessibilidade às pessoas portadores de deficiência. Implantamos o Portal da Transparência on-line, onde as pessoas podem acompanhar todos os trabalhos e os gastos financeiros dos vereadores.

Jornal Sexta – Qual a avaliação que tu faz do governo petista em Viamão?
Nadim- O prefeito Alex (PT) aplica o orçamento em obras não priorizando a vontade popular. Por exemplo, a população quer uma saúde dinâmica e que atenda a contento toda a população. O prefeito diz que tem R$ 43 milhões para aplicar na saúde, e oferece somente R$ 300 mil para o Hospital de Viamão, é porque não tem visão da necessidade da população.

Jornal Sexta – Qual é o teu projeto político para 2012?

Nadim – Eu sou candidato a prefeito de Viamão. O Partido Progressiva (PP) lançou o meu nome como pré-candidato há mais de dois anos. Estou preparado para administrar o município.

NADIM ECONOMIZOU HUM MILHÃO EM 2011 E DEVOLVEU DINHEIRO
 PARA A PREFEITURA GASTAR EM OBRAS PARA A POPULAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores