Pré-conferência municipal
de Assistência Social em Viamão
Texto e fotos: Natália Maciel
A pré-conferência municipal de Assistência Social, promovida pela Prefeitura de Viamão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMCAS), ocorreu nesta quinta-feira (28). O evento foi realizado na Igreja Nossa Senhora de Fátima, na parada 41.
A diretora do Departamento de Assistência Social, Marlene Fiorotti, destacou a importância da participação dos usuários na ocasião. “Aqui nós decidiremos como andará a assistência social nos próximos anos em nosso município. É por isso que vocês devem ter consciência da responsabilidade que está nas mãos de todos”, ressaltou.
Para a secretária da SMCAS, Lucia Noronha, a participação dos usuários é o diferencial da pré-conferência. “Vocês sabem o significado deste evento, sabem os seus direitos e estão aqui para definir mudanças e como chegaremos a elas. Um momento como esse é o caminho para nos tornarmos mais fortes enquanto município, para sermos reconhecidos no futuro pelo trabalho que realizamos”, afirmou.
O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Francisco de Assis Brady, também acha fundamental a participação dos usuários no evento. “Eles vieram aqui para defender os seus direitos e a política de assistência social”, disse.
Na ocasião, o público presente debateu sobre o Sistema Único de Assistência Social (Suas), que compreende todas as áreas de ações da Assistência Social (Cras, Creas, Casas-lares, etc). “Esse sistema é relativamente novo, apesar da antiga luta da assistência. Há pouquíssimo tempo ele se tornou lei”, afirmou Marlene. Segundo ela, o Suas serve para organizar todas as ações da assistência e garantir que os usuários tenham os seus direitos. “A assistência social é um direito de todo e qualquer cidadão”, completou.
O tema da VII Conferência Municipal de Assistência Social é “Consolidar o Suas e valorizar os seus trabalhadores”. Para isso, foi apresentado ao público índices sobre as estruturas dos serviços oferecidos pelo sistema. “Para conseguirmos consolidar o Suas no município, precisamos discutir sobre a estrutura dos serviços que ele organiza. Devemos discutir tanto sobre a estrutura física como também em termos de equipe de profissionais”, explicou.
No segundo momento, o público presente reuniu-se em grupos para discutir propostas que serão encaminhadas à VII conferência e, ao final, realizaram uma plenária. O evento foi destinado ao 4° e 8° distritos (Cras Martinica, São Tomé, Monte Alegre e São Lucas) e contou com a presença de um grande número de pessoas. Também prestigiou o evento, compondo a mesa, o sargento Edgar Antunes.
A VII Conferência Municipal de Assistência Social ocorre no Novo Lar de menores no dia 6 de agosto, das 17h às 21h, e no dia 7 de agosto, das 8h30min às 18h. O que ficar decidido na plenária será encaminhado ao Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS/RS).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário